Questões de Veterinária do ano 2020

Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, regido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos são todas substâncias ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido ou pastoso ou de qualquer outra forma adequada, destinadas a fornecer ao organismo humano os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento (BRASIL, 1969). Os alimentos contém atividade biológica, levando à perda de qualidade e redução da vida de prateleira. Sobre os métodos de conservação de alimentos, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O homem, nos primórdios de sua existência, adquiriu noção da influência dos mecanismos de conservação por meio de antigos métodos, contudo, sem bases científicas.

    B) O branqueamento é o tratamento térmico usualmente aplicado no processamento de vegetais (frutas e hortaliças), e consiste em mergulhar os alimentos em água fervente, sendo a temperatura determinada pelo vegetal utilizado, e então retirá-lo imediatamente, mergulhando o mesmo em água fria, para o seu resfriamento. Tem como objetivo fixar a cor, reduzir a carga microbiana, inativar enzimas que podem causar deterioração, causando modificações no alimento como escurecimento. Além disso, pode melhorar características sensoriais, como o amaciamento dos alimentos.

    C) A esterilização é um tratamento térmico que inativa todos os microrganismos patogênicos e deterioradores que possam crescer sob condições normais de estocagem. As modificações sensoriais neste processo são na cor, sabor, aroma e consistência, já as alterações nutricionais implicam nas perdas de vitaminas C, e também nas vitaminas A e E.

    D) A tindalização definida pelo aquecimento do produto, anteriormente preparado, em recipientes hermeticamente fechados, usando o vácuo, submetido um tempo à temperatura alta até a destruição dos microrganismos, sem modificação do resultado final dos alimentos.

    E) Os princípios dos métodos de desidratação baseiam-se na remoção controlada da água e/ou sua interação com outros compostos, de forma que se reduza a atividade de água, reduzindo assim as taxas de alterações microbiológicas.

Os fungos que causam as micoses sistêmicas são aqueles que acometem órgãos e tecidos de forma profunda, causando lesões em diferentes tecidos do corpo dos animais e de pessoas. A maioria destes agentes vivem de forma saprófita no solo e em matéria orgânica viva ou morta. Encontrado comumente em ambientes que se acumula fezes de animais. As micoses sistêmica ocorrem geralmente pela inalação de esporos que são lançados no meio ambiente pelos animais, especialmente animais silves tres. Considerando os agentes de micoses sistêmicas assinale a alternativa CORRETA.

    A) Micose sistêmica-Histoplasmose-Cryptococcus neoformans.

    B) Micose sistêmica-Histoplasmose-Histoplasma capsulatum.

    C) Micose sistêmica-Cronomicose-Aspergillus niger.

    D) Micose sistêmica-Candidose-Paracoccidioides brasiliensis.

    E) Micose sistêmica-Cronomicose- Histoplasma capsulatum.

As clostridioses são doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium spp. O tétano é um exemplo de síndrome neurológica causada pelas toxinas do Clostridium tetani. Considerando essa doença assinale a alternativa CORRETA.

    A) Clostridium tetani causa uma síndrome neurológica caracterizada por paralisia flácida pela liberação da toxina tetanoespasmina.

    B) Clostridium tetani causa uma síndrome neurológica caracterizada por convulsões tônico-clônicas pela liberação da acetilcolina.

    C) Clostridium tetani causa uma síndrome neurológica caracterizada por paralisia espástica causada pela neurotoxina tetanolisina.

    D) Clostridium tetani causa uma síndrome neurológica caracterizada por paralisia espástica pela liberação da acetilcolina.

    E) Clostridium tetani causa uma síndrome neurológica caracterizada por convulsões tônico-clônicas pela liberação das toxinas tetanolisina e tetanoespasmina.

Considerando OS FATORES envolvidos coma Toxoplasmose assinale a alternativa CORRETA.
I - É uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, cujo ciclo biológico tem nos felídeos em geral (ex: gato) o hospedeiro intermediário e no ser humano o hospedeiro definitivo. II - Em indivíduos imunocompetentes, a infecção aguda é quase sempre sintomática, manifestando-se com sintomas oculares e no sistema nervoso central. III - A principal fonte de infecção humana pelo toxoplasma é a oral, por meio da ingestão de oocistos esporulados presentes em frutas e verduras contaminadas ou de bradizoítos na carne mal cozida. IV - A neurotoxoplasmose pode apresentar-se como infecção oportunista em indivíduos imunocomprometidos, afetando principalmente o sistema nervoso central em indivíduos com a síndrome da imunodeficiência adquirida. V - A transmissão transplacentária do parasita pode ocorrer em gestantes, sendo que a infecção causa maiores repercussões ao feto quando ocorre em fases mais avançadas da gestação.

    A) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

    C) Apenas as alternativas III, IV e V estão corretas.

    D) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

    E) As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.

A leishmaniose visceral é uma enfermidade de caráter endêmico em algumas regiões do Brasil em especial na região nordeste brasileira. É uma doença tropical negligenciada considerada essencialmente rural de transmissão doméstica e peri-doméstica. Contudo nos últimos anos tem se observado uma expansão geográfica para as áreas urbanas, inclusive de grandes cidades.
Em relação à leishmaniose, considere as seguintes afirmativas:
I - A transmissão da leishmaniose entre os cães ocorre pela ingestão acidental de um mosquito flebotomínio, que previamente tenha se contaminado ao picar outro cão infectado. II A alta prevalência da doença tem sido observada em áreas urbanas e esse fenômeno pode ser atribuído a elevada densidade populacional, aumento das migrações, alterações ambientais, condições de vida da população inadequada e adaptação do vetor ao meio urbano III - As leishmanias infectam os macrófagos dos insetos, iniciando o processo de multiplicação das formas amastigotas, que serão inoculadas nos mamíferos que desenvolverão a doença.

    A) Somente a afirmativa I é verdadeira.

    B) Somente a afirmativa II é correta.

    C) Somente a afirmativa III é correta.

    D) Somente a afirmativa I e II são corretas.

    E) As alternativas I, II e III estão corretas.

Sabendo que os principais protozoários flagelados causadores de zoonoses são transmitidos por vetores e que a incidência destas enfermidades ocorre principalmente em países tropicais e subtropicais. Leia as alternativas abaixo e marque a alternativas que contém apenas as sentenças corretas.
I - O barbeiro adquire os tripanosomos quando se alimenta do sangue de pessoas ou animais silvestres contaminados. II - Outra forma de contaminação pelo T. cruzi é pela ingestão contaminada por fezes do Triatoma. III - Leishmaniose é uma doenças que afeta células do Sistema Fagocítico Mononuclear. IV - Animais assintomático com calazar são fontes de contaminação para flebotomíneos.

    A) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

    B) Apenas as alternativas II e IV estão corretas

    C) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

    D) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

    E) As alternativas I, II, III e IV estão corretas

Os indicadores epidemiológicos tem como a função principal medir o tamanho e gravidade do problema de saúde, se refere à situação verificada na população ou no meio ambiente num momento dado ou período de tempo. Considerando a classificação dos indicadores assinale a alternativa que contém indicadores de saúde positivos.

    A) Incidência e IDH.

    B) Natalidade e IDH.

    C) Morbidade e Cobertura.

    D) IDH e Prevalência.

    E) Natalidade e Prevalência.

Considerando OS FATORES envolvidos no surgimento de doenças emergente assinale a/(as) alternativa(s) CORRETA(s).
I. Modelos de desenvolvimento econômico determinando alterações ambientais, migrações, processos de urbanização sem adequada infraestrutura urbana, grande obras como hidrelétricas e rodovias. II. Desenvolvimento de uma consciência ecológica voltada para a preservação da saúde única, onde todos homem-fauna-flora-meio ambiente são um só organismo vivo. III. Incorporação de novas tecnologias médicas,com uso disseminado de procedimentos invasivos e uso indiscriminado de antibióticos. IV. Aprimoramento das técnicas de diagnóstico, possibilitando diagnósticos etiológicos mais precisos. V. Desestruturação/inadequação dos serviços de saúde e/ou desatualização das estratégias de controle de doenças.

    A) Apenas I e II estão corretas

    B) Apenas II e III estão corretas.

    C) Apenas IV e V estão corretas.

    D) Apenas I e III estão corretas.

    E) Apenas I, III, V estão corretas.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, não contagiosa, de curta duração (e de gravidade variável, produzida por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. É uma enfermidade de característica endêmica e enzoótica distribuída em diversas regiões tropicais das Américas e da África, sendo responsável diferentes tipos de surtos. Dentre as alternativas abaixo marque.aquela que corresponde o reservatório do vírus da Febre Amarela no seu âmbito do ciclo silvestre:

    A) Cão doméstico;

    B) Primatas não humanos;

    C) Tinamiformes;

    D) Roedores sinatrópicos;

    E) Canis lúpus.

A raiva é uma importante zoonose, causada por um RNA vírus de fita simples envelopado, gênero Lyssavirus. De acordo com o mecanismo de infecção e replicação viral na célula hospedeira assinale a alternativa CORRETA.
I. O vírus neurotrópico migra através do fluxo axonal retrógrado ligando se a receptores de neutrofina – P75NTR. II. A proteína G do vírus da raiva se liga ao receptor acetilcolina nicotínico (nAchR) para migrar do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central. III. A glicoproteína NCAM, que é uma molécula de adesão neuronal atua contribuindo na neuroinvasão do vírus mais rápida.

    A) Todas estão corretas.

    B) Apenas I e II estão corretas.

    C) Apenas I está correta.

    D) Apenas II e III estão corretas.

    E) Apenas III está correta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...