Questões sobre Defesa Sanitária

Lista completa de Questões sobre Defesa Sanitária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o artigo 2°, As doenças listadas no Anexo da Instrução Normativa N° 50, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006, Assim, a notificação da suspeita ou ocorrência de doença listada no Anexo desta instrução normativa é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A respeito dessas normas assinale a alternativa que contenha somente doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:

    A) Tuberculose, Brucelose, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Febre Aftosa, Surra Equina.

    B) Febre Aftosa, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Língua Azul, Estomatite Vesicular, Antraz (carbúnculo hemático).

    C) Estomatite Vesicular, Dermatose nodular contagiosa, Lingua Azul, Anaplasmose bovina, Leptospirose.

    D) Carbúnculo sintomático/manqueira, Antraz (carbúnculo hemático), Miíase por Cochliomyia hominivorax, Varíola bovina, Leptospirose.

    E) Carbúnculo sintomático/manqueira, Antraz (carbúnculo hemático), Miíase por Cochliomyia hominivorax, Leptospirose.

Quanto à febre aftosa, analise as afirmativas.
I - O estado de Santa Catarina é o único estado brasileiro que mantém a situação de “área livre sem vacinação” desde 2007, reconhecido pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE). II - O último foco de febre aftosa notificado no país ocorreu no ano de 2006, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. III - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre os meses de agosto e setembro de 2013, reconheceu os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e a região centro-norte do estado do Pará como “zonas livres de febre aftosa com vacinação”. IV - Segundo a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Paraguai, Colômbia e Peru, que fazem fronteira com o Brasil, estão em situação de “zona infectada”.
Estão corretas apenas as afirmativas

    A) I e IV.

    B) III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II, III e IV.

    E) I e II.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A maioria dos animais infectados com a bactéria que causa a Brucelose não apresenta sintomas. Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

II. Os sinais clínicos da Brucelose nos animais incluem, nos machos, a produção de placentite seguida de aborto, usualmente durante o terço final da gestação, e epididimite e orquite nas fêmeas prenhes.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Ainda, segundo a Instrução Normativa nº 10, anteriormente citada, analise as assertivas abaixo em relação ao diagnóstico indireto de brucelose bovina utilizando o teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) como teste de rotina:
I. A amostra deve ser colhida por médico veterinário habilitado ou oficial. II. O teste deve ser realizado por médico veterinário habilitado, médico veterinário oficial ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. III. A presença de qualquer aglutinação classifica o animal como reagente ao teste. IV. Animais não reagentes são considerados negativos. V. Animais reagentes deverão, em até trinta dias, ser submetidos a teste confirmatório ou, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais, serem destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I e V.

    B) Apenas II e IV.

    C) Apenas I, III e V.

    D) Apenas II, III e IV.

    E) I, II, III, IV e V.

A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) V – F – V – F.

    C) V – V – F – F.

    D) F – F – F – F.

    E) F – V – F – V.

Segundo o Censo de 2010 do IBGE, no município de Panambi, destacam-se como atividades pecuárias a bovinocultura, suinocultura e avicultura. É significativo o número de propriedades dedicadas à criação dessas espécies assim como também merece destaque a renda gerada por essas atividades. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Cada uma das espécies animais acima citada está contemplada com programas sanitários nacionais específicos editados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

II. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do MAPA envolve apenas as espécies bovina e bubalina.

III. O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros também inclui o calendário de vacinação das espécies de animais de companhia como os cães e gatos domiciliados.

IV. Por serem animais hematófagos, os morcegos da espécie Desmodus rotundus não estão envolvidos no programa de controle da raiva dos herbívoros.


Quais estão corretas?

    A) Apenas IV.

    B) Apenas I e II

    C) Apenas II e III.

    D) Apenas III e IV.

    E) I, II, III e IV.

Ainda em relação à Peste Suína Clássica (PSC), é correto afirmar que em termos de ocorrência da doença no Brasil, a doença encontra-se erradicada em todos os municípios das seguintes regiões:

    A) Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

    B) Sul, Norte e Nordeste.

    C) Sul e Norte.

    D) Centro-Oeste e Sul.

    E) Nordeste e Norte.

Em abril de 2000, depois de seis anos e quatro meses sem ocorrência da doença, o Rio Grande do Sul decidiu suspender a vacinação contra a febre aftosa em busca do status de área livre da enfermidade sem imunização. Em agosto, porém, surgiu na cidade de Jóia o primeiro dos poucos mais de 20 focos que acabariam se espalhando também pelos municípios de Augusto Pestana, Eugênio de Castro e São Miguel das Missões, todos na região noroeste do Estado. Em relação ao vírus da febre aftosa e à doença por ele causada, é correto afirmar que:

    A) Os tipos SAT 1 e Ásia desde 2001 foram erradicados do País.

    B) O vírus não infecta bovinos e ovinos acima de três anos de idade.

    C) Javalis e veados, embora sejam animais biungulados, são imunes ao vírus da febre aftosa.

    D) É comum a transmissão da febre aftosa para o homem através da ingestão de produtos lácteos pela contaminação pós pasteurização.

    E) A infecção causada pelos tipos A, O e C já foi notificada no Brasil.

O Brasil segue as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Código Zoossanitário Internacional (CZI) para o estabelecimento interno de Instruções Normativas e Programas Sanitários, visando ao controle e erradicação de doenças de alto impacto econômico e/ou zoonótico no país.
Acerca do tema, considere a alternativa correta.

    A) No Brasil, deve ser feita notificação imediata de qualquer caso suspeito de anemia infecciosa equina.

    B) Doença nunca registrada ou erradicada requer notificação mensal de qualquer caso confirmado.

    C) O país pode ser considerado livre de mormo quando a enfermidade é de declaração obrigatória e não seja confirmado nenhum caso da doença nos últimos doze meses.

    D) No Brasil, todas as espécies de animais domésticos suscetíveis à febre aftosa são submetidas à vacinação.

    E) Leishmaniose, leptospirose e listeriose estão entre as doenças de notificação obrigatória, que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado.

No âmbito do Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), é correto afirmar:

    A) É proibida a utilização da vacina RB51 em fêmeas com idade superior a oito meses.

    B) A coleta de amostras deverá ser feita por funcionário do serviço veterinário oficial.

    C) A vacinação de machos deve ser feita, no máximo, até os oito meses de idade.

    D) Na impossibilidade de abate sanitário em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, os animais serão submetidos à eutanásia no estabelecimento de criação, conforme normatizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

    E) Para fins de trânsito interestadual de bovinos e bubalinos destinados à reprodução, não é obrigatória a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para brucelose e tuberculose.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...