Lista completa de Questões de Veterinária da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da clínica médica de pequenos animais, julgue os próximos itens. A doença do trato urinário inferior dos felinos, na presença de obstrução uretral acarreta azotemia pós-renal, acidose metabólica, hiperfosfatemia, hipercalemia e hipocalcemia, quadro esse que tem efeitos deletérios no sistema cardiovascular, entre os quais se incluem arritmias e redução da contratilidade cardíaca.
Julgue os itens subsequentes, relativos à clínica médica de grandes animais. Em equinos com cólica, a dor é atribuída à distensão do trato gastrointestinal, à inflamação e também à irritação do intestino, do peritônio ou do mesentério, o que poderá ocorrer redução da motilidade intestinal, com acúmulo de ingesta e de líquidos.
Julgue os itens subsequentes, relativos à clínica médica de grandes animais. Em equinos com cólica em estágio inicial, admite-se que não haja obstrução intestinal completa, caso seja notado trânsito intestinal ou defecação.
Julgue os itens subsequentes, relativos à clínica médica de grandes animais. Bovinos de engorda, alimentados com uma dieta rica em carboidratos, apresentam proliferação ruminal acentuada de bactérias, as quais produzem muco viscoso insolúvel, o que dificulta a coalescência das bolhas de gás.
Julgue os itens subsequentes, relativos à clínica médica de grandes animais. O timpanismo primário no rúmen é caracterizado pela união das bolhas de gás oriundas do processo digestivo, que se separam do conteúdo ruminal e formam bolsões de gás livres acima da ingesta, o que impossibilita a eructação e aumenta a pressão intrarruminal.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a procedimentos anestesiológicos nos animais. O fármaco propofol é comumente utilizado nos procedimentos anestésicos devido ao fato de promover recuperação tranquila, mesmo após a administração de doses subsequentes. Esse medicamento possui pouco efeito cumulativo, sendo ideal para pequenas intervenções e para os casos de animais que apresentem maior risco anestésico.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a procedimentos anestesiológicos nos animais. A classificação de risco anestésico ASA (American Society of Anestesiology) é composta por cinco categorias, em que, na primeira (ASA I), estão incluídos animais portadores de doenças sistêmicas graves ou emergenciais.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a procedimentos anestesiológicos nos animais. A maioria dos medicamentos benzodiazepínicos pode ser utilizada na sedação de cães com doença cardíaca, devido à reduzida interferência desses fármacos no sistema cardiovascular, no que diz respeito ao ritmo ou à frequência cardíaca.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a procedimentos anestesiológicos nos animais. Os fármacos α2-agonistas são as principais indicações na anestesia em pequenos animais com doenças cardíacas, pois promovem a manutenção duradoura da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de prevenirem o surgimento de arritmias causadas pelos anestésicos inalatórios.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a procedimentos anestesiológicos nos animais. Os anestésicos inalatórios halogenados podem causar efeitos cardiovasculares depressores proporcionais à concentração inalada e, de acordo com o agente utilizado, diferem no grau de depressão. Um exemplo disso é a redução do inotropismo com o uso do halotano, que pode ser maior do que aquela comparada com o uso de anestésico sevofluorano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...