Lista completa de Questões de Veterinária da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), assinale a alternativa que contemple ações que visam a manutenção da estabilidade de um sistema de produção:
Monitoramento da produção de ração para ruminantes com o objetivo de detecção de proteína de origem animal em sua constituição; adequação das graxarias com relação à temperatura, pressão e tempo de processamento das farinhas; eliminação de material de risco na linha de abate de bovinos.
Proibição da importação de bovinos vivos provenientes de países com casos autóctones de BSE; proibição da importação de farinhas (carne/osso/sangue) produzida a partir de ruminantes provenientes de países com casos autóctones de BSE; fiscalização na importação de produtos e subprodutos de origem animal que inclua material de risco proveniente de ruminantes de países com casos autóctones de BSE.
Proibição da importação de bovinos vivos provenientes de países com casos de BSE autóctone; eliminação de material de risco na linha de abate de bovinos; estabelecimento de rotina de diagnóstico de doenças neurológicas em bovinos que inclua a BSE.
Fiscalização na importação de produtos e subprodutos de origem animal que inclua material de risco proveniente de ruminantes; monitoramento da produção de ração para ruminantes com o objetivo de detecção de proteína de origem animal em sua constituição; eliminação de material de risco na linha de abate de bovinos.
Proibição da importação de farinhas (carne/osso/sangue) produzida a partir de ruminantes; adequação das graxarias com relação à temperatura, pressão e tempo de processamento das farinhas ; monitoramento da produção de ração para ruminantes com o objetivo de detecção de proteína de origem animal em sua constituição.
A obtenção de uma ampla cobertura vacinal é um importante componente do conjunto de ações de defesa sanitária animal que objetivam o controle a e erradicação da Febre Aftosa. Vários fatores podem interferir, direta ou indiretamente, no sucesso da vacinação. Assinale aquele mais susceptível a falhas devido às dificuldades de sua elaboração e, conseqüentemente, o mais passível de não ser obtido em sua plenitude, gerando falhas no programa de vacinação:
Avaliação da qualidade (potência e pureza) das vacinas.
Avaliação da temperatura ideal de conservação das vacinas em toda a cadeia, incluindo a indústria, a distribuição e o varejo.
Vacinação assistida em rebanhos bovinos localizados em áreas de assentamento rural, áreas indígenas e periferia de zonas urbanas.
Avaliação do perfil sorológico pós-vacinal em grandes rebanhos selecionados aleatoriamente.
Pesquisa de atividade viral em rebanhos de pequeno e médio porte selecionados aleatoriamente.
Os métodos diagnósticos utilizados em laboratórios são importantes na identificação de doenças em animais, individualmente, e em rebanhos. Considerando estes métodos, assinale a alternativa que contenha um teste diagnóstico direto:
Teste do antígeno acidificado tamponado.
Teste do 2-mercaptoetano.
Teste de tuberculinização intradérmica.
Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR).
Imunodifusão em gel de agar (IDGA).
A lei Estadual n.º 11504 dispõe sobre a Defesa Sanitária Animal. Considerando esta Lei, considere as afirmativas a seguir.
I. Os proprietários, os transportadores, os depositários de animais ou os profissionais ligados à agropecuária, ficam obrigados a notificar a existência de focos de doenças ao serviço de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, sob pena de interdição da propriedade, sem prejuízo da aplicação de multas cabíveis.
II. As infrações a esta lei são passíveis das seguintes penalidades: advertência, multa, proibição do comércio, interdição de propriedade, de recintos de eventos agropecuários e estabelecimentos, bem como, vedação do crédito rural.
III. Em caso de reincidência, as multas serão aplicadas em dobro.
IV. Os autos de infração à presente lei serão lavrados por Médicos Veterinários devidamente credenciados pela SEAB.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal envolve ações de profilaxia sanitária que dependem da utilização de testes indiretos de triagem e confirmatórios para diagnóstico destas enfermidades. Para a tuberculose bovina os testes indicados por este Programa são:
Triagem: o teste cervical simples, pela boa sensibilidade. Confirmatório: o teste cervical comparativo, pela maior especificidade e o teste da prega ano-caudal, utilizado exclusivamente em gado de corte pela praticidade.
Triagem: o teste cervical simples, pela boa sensibilidade e o teste da prega ano-caudal, utilizado exclusivamente em gado de corte pela praticidade. Confirmatório: o teste cervical comparativo, pela maior especificidade.
Triagem: o teste cervical comparativo, pela maior especificidade e o teste da prega ano-caudal, utilizado exclusivamente em gado de corte pela praticidade. Confirmatório: o teste cervical simples, pela boa sensibilidade.
Triagem: o teste cervical comparativo, pela maior especificidade. Confirmatório: o teste cervical simples, pela boa sensibilidade e o teste da prega ano-caudal, utilizado exclusivamente em gado de leite pela praticidade.
Triagem: o teste cervical simples, pela maior especificidade, e o teste da prega ano-caudal, utilizado exclusivamente em gado de leite pela praticidade. Confirmatório: o teste cervical comparativo, pela boa sensibilidade.
Um dos objetivos do Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos é realizar a vigilância epidemiológica e sanitária do MORMO, visando a profilaxia, o controle e a erradicação desta zoonose que pode se manifestar das seguintes formas:
Em relação às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e à investigação de surtos, assinale a alternativa correta:
As doenças transmitidas por alimentos dividem-se em dois grandes grupos: as infecções e as intoxicações. As DTA mais comuns no Paraná são as infecções causadas por vírus e as intoxicações causadas por agentes químicos.
Em uma investigação de surto por DTA, os dados de freqüência de sintomas e período de incubação dos comensais auxiliam na determinação do agente etiológico causador do surto. Intoxicações resultantes da ingestão de toxinas produzidas por bactérias causam sinais entéricos e estão associadas a períodos de incubação médios ou longos; ao contrário, as infecções bacterianas cursam com sintomas gástricos e períodos de incubação curtos.
Através da curva epidêmica pode-se determinar se o surto por DTA é por fonte comum ou se é propagado pessoa a pessoa. Em um surto propagado, o número de casos tem rápida progressão e ocorre a exposição simultânea das pessoas ao agente causador do surto.
Para se determinar o alimento suspeito envolvido em surto por DTA entrevistam-se os comensais doentes, porém não há a necessidade de colher informações daqueles que não apresentaram sinais clínicos.
Para a determinação do alimento suspeito envolvido em um surto, calcula-se a taxa de ataque por alimento. O alimento que apresentar maior taxa de ataque entre as pessoas que o ingeriram e menor entre aquelas que não o ingeriram é o provável causador do surto.
Quanto aos conhecimentos básicos em Epidemiologia, assinale a alternativa correta:
Em janeiro de 2006, em uma área contendo 1.000 rebanhos bovinos, verificou-se a presença de tuberculose em 100 destes. No decorrer do mesmo ano, 50 rebanhos tornaram-se infectados. Ainda em 2006 a tuberculose foi eliminada de 10 deles. Conclui-se que, no ano de 2006, a incidência de rebanhos infectados foi de 40 e a prevalência durante todo o ano de 2006 foi de 100 rebanhos infectados.
Em uma propriedade com 5.000 ovinos, 100 óbitos foram registrados por diferentes causas. Entre as doenças que acometeram este rebanho, diarréia foi registrada em 50 animais e 20 destes morreram. Tem-se, portanto, que o coeficiente de mortalidade por diarréia no rebanho foi de 2% e o coeficiente de letalidade por diarréia foi de 20%.
A curva endêmica ou diagrama de controle é utilizado em vigilância epidemiológica para detectar a ocorrência de epidemia, e consiste em um gráfico com três curvas (limite inferior, média ou mediana, limite superior). A epidemia ocorre quando o número de casos de uma enfermidade ultrapassa o limite superior da curva endêmica.
O mesmo teste sorológico foi aplicado em dois rebanhos (A e B) para o rastreamento de uma doença. O resultado do valor preditivo positivo do rebanho A foi menor que do rebanho B. Conclui-se que a prevalência da doença é menor no rebanho B.
O morcego hematófago e o cão são, respectivamente, vetores do vírus rábico para os herbívoros na área rural e para o homem na área urbana; ambos são importantes vias de transmissão.
A qualidade e segurança de um alimento de origem animal, desde sua produção até o ponto de venda, são fiscalizadas por diferentes órgãos e seguem legislações específicas, dependendo da amplitude da comercialização. Quando este alimento é registrado e comercializado apenas dentro do Estado onde é produzido, é de responsabilidade dos seguintes órgãos, quanto à indústria e o comércio, respectivamente:
Secretarias Estaduais de Saúde, por meio da Inspeção Estadual e da Vigilância Sanitária do Estado, onde o alimento é comercializado.
Secretarias Municipais de Agricultura, por meio da Inspeção Municipal e Secretarias Municipais de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de cada município que recebe o alimento.
Ministério da Agricultura, por meio da Inspeção Federal e Ministério da Saúde, por meio da ANVISA.
Secretarias Estaduais da Agricultura, por meio da Inspeção Estadual e Secretarias Estaduais de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária do Estado, onde o alimento é comercializado.
Secretarias Municipais de Saúde, por meio da Inspeção Municipal e Vigilância Sanitária de cada município que recebe o alimento.
O leite é um alimento cujos constituintes apresentam alto valor nutritivo e permitem a produção de derivados, igualmente importantes. O queijo, o iogurte e o creme de leite são derivados obtidos a partir do leite, respectivamente por processos de:
Maturação, acidificação e batedura.
Coagulação, fermentação e desnate.
Cura, acidificação e centrifugação.
Maturação, coagulação e centrifugação.
Filagem, coagulação e batedura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...