Lista completa de Questões de Zootecnia da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e manejo inadequado dos resíduos da produção animal são incalculáveis. Esses resíduos orgânicos, quando manejados e reciclados adequadamente no solo, deixam de ser poluentes e passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável.
O esterco pode ser classificado de acordo com três consistências básicas: sólido (16% ou mais de sólidos), semi-sólido (12 a 16% de sólidos), e líquido (12% ou menos de sólidos).
As "camas de frango" devem ser consideradas uma boa fonte de proteína animal a ser utilizada na alimentação de bovinos.
A compostagem é um processo biológico de transformação da matéria orgânica crua, biodegradável, em substâncias húmicas.
A esterqueira para material líquido, também conhecida como chorumeira, pode ser utilizada em propriedades que disponham de água em abundância para lavagem dos currais e de carretas-tanque para transportar a água servida até as lavouras ou pastagens.
A inseminação artificial (IA) é uma técnica singular, desenvolvida para o melhoramento genético dos animais, já que poucos reprodutores selecionados produzem sêmen suficiente para inseminar milhares de fêmeas anualmente. Quando realizada adequadamente, apresenta poucas desvantagens em sua utilização. Em relação a este tema, pode-se afirmar que a IA:
Aumenta o risco de propagação de doenças sexualmente transmissíveis.
Não permite cruzamentos que modifiquem as características de produção.
Permite que machos jovens selecionados não necessitem ser avaliados após a puberdade.
Retarda a introdução de novos processos genéticos.
Possibilita a larga expansão de reprodutores superiores de alto valor genético em qualquer tipo de criação.
A fertilidade de um macho reprodutor está relacionada a vários fenômenos. Um reprodutor infértil é rapidamente identificado, porém aquele com fertilidade reduzida apresenta sérios problemas e ocasiona perdas econômicas para os criadores e para a indústria da inseminação artificial. Entre as várias causas para a infertilidade masculina, pode-se citar:
Ausência da fêmea em cio no recinto da coleta de sêmen.
Alta densidade populacional, levando a um extremo estresse.
Distúrbio ocasionado pela vacinação contra febre aftosa.
Condição de grupamento social antigo.
Fornecimento de concentrados protéicos ao animal em período de monta.
De acordo com a DNAGRO, dos produtos destinados à alimentação animal, estão isentos da inspeção e fiscalização obrigatória:
Fenos moídos.
Rações medicamentosas.
Sais mineralizados.
Sementes e grãos.
Probióticos.
Galinhas poedeiras leves na fase de produção, consumindo diariamente 100 gramas de ração, devem consumir quantidades adequadas de cálcio e de fósforo disponível, aproximadamente em uma relação:
1:1
2:1
11:1
4:1
6:1
A luz é um importante estímulo para a maximização da produção de ovos. As galinhas, na fase de produção, recebem o total diário de luz (natural mais artificial) de:
12 a 13 horas.
19 a 20 horas.
21 a 22 horas.
16 a 17 horas.
23 a 24 horas.
Em relação à produção de frangos, assinale a alternativa incorreta:
Em 2004 o Brasil foi considerado o maior exportador mundial de frangos;
A Doença de Newcastle pode ser transmitida ao ser humano, causando-lhe quadro de gravidade semelhante ao observado nas aves.
Em 2006 as exportações de frango registraram queda devido à gripe aviária, que reduziu o consumo do produto principalmente em países já atingidos pela doença.
A Doença de Newcastle ataca o sistema respiratório das aves e por esse motivo pode ser confundida com a gripe aviária.
No Brasil, não eram registrados casos de Doença de Newcastle desde 2001, mas houve reincidência em 2006, numa pequena cidade no Rio Grande do Sul;
Em relação à caprinocultura, selecione a alternativa incorreta:
As raças nativas predominantes no Nordeste vêm sendo desenvolvidas com a aplicação de tecnologias de seleção genética e transplante de embriões.
As raças Alpinas são produtoras de leite.
Bôer e Kiko são raças de corte.
Moxotó e Canindé são raças nativas, características do rebanho nordestino.
Mais de 90% do rebanho nacional está na região Nordeste.
A espécie ovina está largamente difundida em todo o país. No entanto, cada região cria animais adaptados ao seu clima, com aptidões produtivas diversas. A partir de uma criação de ovinos explora-se a lã, a pele, a carne e o leite. Existem raças de dupla aptidão que produzem lã (em geral grossa) e carne. Temos apenas raças produtoras de carne, na opção:
Texel, Suffolk, Ile de France e Hampshire Down
Corriedale, Ideal, Ile de France e Polwarth
Suffolk, Romney Marsh, Santa Inês e Corriedale
Santa Inês, Corriedale, Lincoln e Merino Australiano
Romney Marsh, Texel, Ile de France e Hampshire Down
As matrizes de qualquer espécie devem atingir um peso mínimo para estarem aptas à fecundação e não terem problemas durante a gestação. O peso ideal de uma matriz suína para a primeira cobrição e idade para um cachaço iniciar as cobrições são, respectivamente:
130 kg e 7 meses.
60 kg e 4 meses.
90 kg e 9 meses.
180 kg e 18 meses.
210 kg e 12 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...