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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne ao treinamento e à competência de aprender a aprender nas organizações, julgue os itens seguintes.
Análises de necessidades de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações objetivam a análise de necessidades organizacionais de capacitação de pessoal.
Segundo Fayol, a definição dos objetivos organizacionais e dos caminhos a serem percorridos para que sejam alcançados relacionam-se com a seguinte função administrativa:
planejamento.
controle.
organização.
coordenação.
comando.
Em relação aos indicadores de desempenho, o modelo
de prisma de performance mede o desempenho a partir da avaliação de cinco vetores: a satisfação dos stakeholders, as estratégias implementadas, os processos críticos, as capacidades organizacionais e as contribuições dos stakeholders.
Quantum analisa quatro dimensões: qualidade, relacionado a fatores de eficácia; tempo, que analisa eficácia na execução; custo, relativo aos fatores de economicidade; e satisfação dos clientes, avaliado a partir de pesquisas de satisfação.
da cadeia de valor de Porter procura relacionar a estratégia com os processos da organização, e o desempenho está relacionado com o ganho de vantagem competitiva, que pode ser obtida nas atividades primárias, como a aquisição de insumos ou gerência de recursos humanos, e nas secundárias, relacionadas com a criação de bens e serviços.
dos indicadores de gestão de recursos humanos tem como objetivo avaliar o retorno dos investimentos em treinamento e capacitação da organização, tem como foco a análise do clima organizacional e deve ser aplicado em conjunto com outras metodologias para avaliar dimensões operacionais e de processo.
Cobit, ou Control Objectives for Information and Related Technology avalia a gestão de risco para a gestão estratégica dos processos de tecnologia da informação (TI) e o desempenho é baseado apenas no monitoramento e avaliação dos processos de TI, considerado fator crítico para atender aos requisitos de qualidade dos processos organizacionais.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
Os resultados organizacionais decompõem-se em três fatores: a relevância do resultado para o sucesso do negócio, a tendência ao longo do tempo e o nível atual de desempenho, avaliado por meio de comparações competitivas e(ou) setoriais e com referenciais de excelência. Tais resultados são buscados pelo setor privado. No entanto, o MEG tem como resultados a atingir, entre outros aspectos, a minimização das distorções no uso do dinheiro público.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que uma dívida de R$ 15.000,00 seja paga em 5 parcelas mensais, com juros de 5% ao mês, pelo sistema de amortização constante (SAC), julgue os itens que se seguem.
A última prestação paga pelo devedor será de R$ 3.250,00.
Administração - Admnistração de ONG'S - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A organização não governamental (ONG) Viver com Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com relação ao processo organizacional.
Caso a ONG Viver com Saúde perceba que há necessidade de criar uma unidade de controle de gastos, vinculada à unidade de Brasília e supervisionada por um escritório de contabilidade externo, o responsável por essa unidade exercerá uma atividade do tipo linha e meio, à medida que o escritório atuar como assessoria.
Ultrapassada a fase do planejamento estratégico, impõe-se a execução dos planos, oportunidade em que caberão, ao coordenador, as seguintes incumbências, exceto:
planejar o desenvolvimento das atividades estruturantes.
promover a compatibilização entre as diversas tarefas.
controlar e adequar prazos.
rever e alterar a fundamentação da estratégia adotada.
prever e prover soluções.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O desenvolvimento trouxe grandes alterações no ambiente das organizações, tais como a globalização, o acirramento da competição, a necessidade de constantes inovações, o controle apurado sobre os custos, a melhoria na qualidade e a eficiência no atendimento de seus clientes. Acerca das alterações no ambiente das organizações provocadas pelo desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
As organizações devem promover maior desenvolvimento das pessoas porque são os únicos elementos passíveis de mudança e capazes de se auto-direcionar na consecução de seus objetivos.
Existem dois tipos de questões estratégicas, relacionadas a um planejamento estratégico, as de sinal forte e as de sinal fraco. Assim sendo, podemos defini-las respectivamente:
De Sinal Fraco – São questões esperadas e que podem ser mapeadas. Sua natureza e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro; De Sinal Forte – São questões que apenas "se insinuam". Sua visibilidade é parcial ou mesmo muito baixa.
De Sinal Fraco – São questões inesperadas e que mesmo assim, podem ser mapeadas. Sua essência está nos seus desdobramentos e podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que apenas "se sugerem". Sua visibilidade é parcial e muito alta.
De Sinal Forte – São questões esperadas e que podem ser mapeadas. Sua natureza e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que apenas "se insinuam". Sua visibilidade é parcial ou mesmo muito baixa.
De Sinal Forte – São questões administrativas, do dia-a-dia, independente do que possa acontecer. Sua natureza e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que "se insinuam", porém de forma precisa. Sua visibilidade é baixa.
De Sinal Forte – São questões direcionadas ao contexto sócio-ambiental bem como a globalização. Sua essência e seus desdobramentos podem ser conhecidos com reduzida margem de erro. De Sinal Fraco – São questões que sugerem soluções mesmo com sua visibilidade baixa.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne ao treinamento e à competência de aprender a aprender nas organizações, julgue os itens seguintes.
Por não ser possível isolar a influência exercida unicamente pelo treinamento nos indicadores de mudança organizacional e no valor final dessa mudança, a avaliação do efeito de treinamentos no nível dos resultados organizacionais é pouco relevante para a organização.
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