Questões de Administração

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A respeito de gestão empresarial, julgue os itens a seguir.

A gestão empresarial está ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo que ela se posicione no mercado e se destaque da concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

OLAP (On-Line Analytical Processing) é uma categoria de aplicações e tecnologias projetadas para analisar e acessar dados típicos de suporte a decisão. Com relação a estas tecnologias é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Nas soluções OLAP a operação Slice and Dice é utilizada para criar visões dos dados por meio de sua reorganização, de forma que eles possam ser examinados sob diferentes perspectivas.

  • B.

    Através de um processo chamado Drill o usuário pode aumentar (Drill down) ou diminuir (Drill up) o nível de detalhamento dos dados. Por exemplo, se um relatório estiver consolidado por países, fazendo um Drill down, os dados passarão a ser apresentados por Estados, cidades, bairros e assim sucessivamente até o menor nível de detalhamento possível.

  • C.

    Drill down, Roll up, Slice and Dice e Pivot (rotate) são operações OLAP típicas.

  • D.

    Em um ROLAP (Relacional OLAP) os dados são armazenados em bancos de dado orientado a objetos, com a apresentação sendo realizada de maneira unidimensional.

A administração financeira é uma ferramenta importante para a tomada de decisões gerenciais. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Se o valor presente líquido (VPL) dos fluxos de caixa descontados de um investimento for positivo, então o investimento será viável economicamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desempenho dos funcionários de uma organização depende, até certo ponto, de suas habilidades interpessoais. Alguns possuem excelentes habilidades interpessoais, mas outros precisam de treinamento para melhorá-las. Portanto, podemos mencionar como habilidades interpessoais:

  • A.

    Saber escutar de maneira ética, comunicar sua linguagem individualizada, e agir de forma flexível mediante o desempenho em equipe.

  • B.

    Dominar a Tecnologia da Informação e seus sistemas, comunicar suas idéias de maneira clara e tornar-se um funcionário cada vez mais coeso no trabalho em equipe.

  • C.

    Dominar suas tarefas, participar de treinamentos éticos, desenvolver de forma eficaz a lógica.

  • D.

    Saber ouvir, comunicar suas idéias de maneira clara e tornar-se um indivíduo cada vez mais eficaz no trabalho em equipe.

  • E.

    Agir de forma paternalista, comunicar suas idéias de maneira adequada e profissional.

 

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

Jetro propôs a Moisés delegar poderes ao povo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão por competências, considere:

I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.

II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.

III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.

IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.

V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I, II, III e IV.

Este estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 60% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. Fez-se um corte epistemológico ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação e de confiança. Para o mapeamento das redes, foi utilizado o software UCINET 6. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação predominam no ambiente das incubadoras. Essas características não favorecem os processos de inovação, uma vez que as redes de laços fortes frequentemente se fecham à entrada de informações novas. Os achados também mostraram que a construção da rede dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis.

                               

Considerando a descrição acima, julgue os itens seguintes quanto a métodos e técnicas em pesquisa organizacional.

Trata-se de um delineamento não-experimental de pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura organizacional dispõe de indicadores importantes que o administrador deve sempre acompanhar, visto que o bom convívio interno contribui para que as empresas enfrentem um mercado cada vez mais competitivo. A respeito da gestão de recursos humanos focada na cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

Faz parte do processo de entrada de novos colaboradores em uma organização a aculturação que sofrerão do grupo, tendo em vista o novo ambiente que lhes é apresentado, não sendo salutar que alterem o clima organizacional já existente, sob pena de causarem prejuízo à empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão empresarial, julgue os itens a seguir.

A gestão empresarial em empresas públicas difere da gestão das empresas privadas, em especial no que diz respeito à produtividade e ao fluxo de informação entre os dirigentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da evolução do pensamento administrativo permite concluir, acertadamente, que:

  • A. as Teorias Científica e das Relações Humanas são abordagens de sistemas abertos.
  • B. a Teoria das Relações Humanas despreza os objetivos organizacionais.
  • C. a Teoria da Contingência enfatiza a importância da tecnologia e do ambiente.
  • D. as Teorias Estruturalista e dos Sistemas refletem uma abordagem prescritiva e normativa.
  • E. a Teoria Comportamental concebe o funcionário como um ‘homem social’.
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