Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da dinâmica das organizações e dos processos organizacionais, julgue os itens subseqüentes.
Uma das principais práticas da reengenharia organizacional é a eliminação das barreiras funcionais, por meio da reorganização das atividades em processos.
O princípio que permite à empresa selecionar prioridades quando há um grande número de problemas é denominado:
A respeito de desenvolvimento de produtos, do marketing e do planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Igor Ansoff apresentou pioneiramente um esquema, em forma de matriz, que classifica em quatro categorias as estratégias empresariais, combinando produtos tradicionais e novos, em mercados tradicionais e novos. Assim, por exemplo, se o SEBRAE oferecesse consultoria financeira para pessoas físicas, estaria adotando uma estratégia de diversificação: novo produto em novo mercado.
Segundo o "Guia PMBOK" Terceira Edição, as descrições do ciclo de vida do projeto podem ser muito genéricas ou muito detalhadas. A maioria dos ciclos de vida de um projeto compartilha características comuns, sendo uma delas:
as fases são sempre seqüenciais e definidas por algum formulário de transferência de informações técnicas ou de entrega de componentes técnicos.
os níveis de custos e de pessoal são altos no início, atingem o valor mínimo durante as fases intermediárias e aumentam rapidamente quando o projeto é finalizado.
o nível de incertezas é mais alto e, portanto, o risco de não atingir os objetivos é maior no início do projeto.
a certeza de término geralmente se torna cada vez menor à medida em que o projeto continua.
a capacidade das partes interessadas de influenciarem nas características finais do produto do projeto e o custo final do projeto é mais baixa no início e torna-se cada vez mais alta conforme o projeto continua.
São, respectivamente, uma fase e um fluxo de trabalho no processo unificado
a análise e a implementação.
Uma das competências que o profissional de Recursos Humanos deve ter para o planejamento de programas de treinamento é a habilidade de disseminar valores, como o da cooperação.
A técnica de desenvolvimento organizacional, tipo desenvolvimento de equipes, tem as seguintes características:reune grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;
envolve uma modificação comportamental na qual funcionários de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica no envolvimento com a filosofia, as políticas e a missão da organização;
visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais e concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;
envolve uma retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que o indivíduo que recebe maior quantidade de dados terá maior criatividade;
consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
As organizações de aprendizagem valorizam a educação e o desenvolvimento de seus funcionários, adaptando-se constantemente às exigências de seu ambiente.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à TGS, mencionada no texto acima, e à visão sistêmica, julgue os itens de 76 a 80.
Em sistemas fechados, não há intercâmbio de informações com o meio ambiente que os circunda, o que significa que dele não recebem nenhuma influência e por outro lado não o influenciam, exceto se tal intercâmbio se der por meio de funções de entrada e saída.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo de suprimento de produtos nas empresas envolve diversas tarefas logísticas. Cada uma delas tem seus custos que são somados para a determinação do custo logístico total. No que concerne a conceitos relacionados ao suprimento físico ou à administração de materiais, julgue os próximos itens.
O ponto de pedido caracteriza a quantidade que a organização deve ter em estoque de determinado item, para poder atender à demanda durante o tempo de reposição. O ponto de pedido determina o instante ou o momento em que a compra deve ser efetuada.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da administração financeira e de material, julgue os itens a seguir.
Em geral, os materiais de consumo devem ser armazenados de forma que os mais antigos possam ser utilizados primeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...