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Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A respeito do comportamento organizacional, classifi que as proposições abaixo como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas:
( ) O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da efi cácia organizacional.
( ) O absenteísmo é o não-comparecimento do funcionário para trabalhar.
( ) A rotatividade é a permanente saída e entrada de pessoal da organização, voluntária ou involuntária.
( ) Habilidades técnicas referem-se à capacidade de aplicação de conhecimento ou especialidades específi cas.
( ) Habilidades humanas referem-se à capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo- as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos.
( ) Habilidades conceituais referem-se à capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.
A seqüência correta das respostas dadas acima é:
V, V, V, V, V, V
V, F, V, F, V, V
F, V, F, V, V, V
F, F, F, V, V, V
Acerca de sistema de informações gerenciais (SIG) e de organização, sistemas e métodos (OS&M), julgue os itens a seguir.
A entrevista é uma técnica extremamente útil para obter informações que estão armazenadas na memória das pessoas entrevistadas e, por isso, tende a ser a maneira mais indicada para levantar aspectos de liderança.
Administração - Processo de Negociação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao assunto mencionado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Considere que determinado vendedor de lençóis e edredons, consultado a respeito de lençóis de casal com elástico, perguntou à cliente a respeito do tamanho do colchão. Esta, não sabendo responder, solicitou o tamanho maior que o vendedor tivesse. No entanto, o vendedor se recusou a vender o produto, pois afirmou que a cliente ficaria irritada com a possibilidade de inadequação do lençol ao tamanho do colchão. Mesmo insistindo em comprar, o vendedor foi incisivo ao não aceitar a proposta de compra. Nessa situação, tem-se um impasse entre os negociadores.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Na busca por otimizar a aprendizagem, algumas tecnologias educacionais de treinamento como a técnica da leitura e a instrução programada podem ser utilizadas para enfatizar a transmissão de conteúdos, de informações e de conhecimentos.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens. Coleta de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção são fases do desenvolvimento organizacional e seus modelos estão voltados a alterações estruturais e comportamentais.
A Reforma do Aparelho de Estado de 1995 procurou redefinir as atividades dos quatro setores do Estado. Sobre as mudanças em cada setor, indique a opção correta.
O setor de "atividades exclusivas de Estado", composto pelas forças armadas, entre outros, é aquele onde o "poder de Estado" é exercido.
O núcleo estratégico do governo passou a concentrar a responsabilidade de implementar, executar e controlar as políticas públicas.
O setor de produção de bens de serviços foi privatizado, com a venda de empresas públicas, como as telefônicas.
Os serviços não-exclusivos, que eram realizados apenas pelo setor estatal, devido a sua importância social, estenderam-se também ao público não-estatal.
No núcleo estratégico, as agências autônomas podem desenvolver políticas públicas para seu setor, tendo autonomia para gerir seu orçamento.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Considere que Joana, gerente-geral do café, toda segundafeira no período da manhã, reuna-se com os empregados procurando integrá-los, elaborar atividades, debater sua realização e receber feedback acerca de atividades já desenvolvidas. Dessa forma, é correto afirmar que essa atitude é um ritual, um dos componentes da cultura organizacional.
No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. Para o taylorismo, o estilo de líder democrático é o mais eficaz para atuar como gerente, pois estimula a relação humana e a produtividade.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
Condicionamento clássico: um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição.
Condicionamento operante: um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produzia tal resposta
A habilidade não infl uencia diretamente o nível de desempenho e de satisfação do funcionário.
Aprendizagem: qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, que ocorra como resultado de uma experiência.
Administração - Processo de Negociação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao assunto mencionado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
Colocar-se no lugar do outro é uma tática da negociação competitiva, pois possibilita o conhecimento dos pontos fracos do concorrente.
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