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A tipologia apresentada por Minztberg, em seu livro ?Criando Organizações Eficazes?, de 1995, classifica as estruturas organizacionais em cinco tipos básicos. Com base nesse modelo, indique a opção que relaciona corretamente cada tipo de estrutura com seu primeiro mecanismo de coordenação correspondente.
AI - BIV, AII - BII, AIII - BI, AIV - BV, AV - BIII
AI - BV, AII - BII, AIII - BI, AIV - BIV, AV - BIII
AI - BIII, AII - BII, AIII - BIV, AIV - BV, AV - BI
AI - BV, AII - BIII, AIII - BII, AIV - BIV, AV - BI
AI - BIV, AII - BIII, AIII - BII, AIV - BI, AV - BV
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Suponha que Marina, apesar da pouca garantia de remuneração equivalente àquela que tinha no seu emprego anterior, está muito otimista com a concretização do sonho de ter o seu próprio negócio. Nesse caso, segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, o estado de ânimo de Marina não poderia ser classificado como motivação, pois sua necessidade fisiológica não está sendo satisfeita.
No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. Os estudos atuais mostram que o ato de liderar está fundamentado na abordagem da transação e da transformação.
Abraham Maslow desenvolveu a teoria da motivação, tendo como eixo condutor as necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão organizadas hierarquicamente e a busca de satisfazê-las motiva a pessoa a tomar uma direção. À medida em que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades primárias ou as mais baixas da hierarquia de Maslow são:
de estima e de auto-realização.
de segurança e de estima.
sociais e de segurança.
fisiológicas e de segurança.
fisiológicas e sociais.
Jonas, auxiliar administrativo, é responsável pelo controle de estoques do setor de radiologia de determinado hospital. Esse setor é diretamente subordinado à Diretoria de Compras. Jonas, após 1 ano de atuação no cargo, recebeu a responsabilidade de controlar também o processo de recebimento dos materiais do setor de radiologia.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, quanto à dinâmica das organizações.
O fato de Jonas ter recebido de seu superior a ordem de controlar também o processo de recebimento dos materiais refere-se a um processo de descentralização.
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em uma organização, após a mudança do modelo de gestão organizacional e a introdução de novos programas de informática, observa-se o aumento dos casos de afastamentos do trabalho. Buscando diagnosticar as causas dos inúmeros afastamentos, o psicólogo constatou, por meio de entrevista, um relato que expressava uma queixa recorrente dos empregados: "Desde que comecei a trabalhar na digitação, passei a sentir um incômodo no braço, principalmente no pulso. No começo, dava para agüentar. Eu achava que era assim mesmo. Quando o serviço aumentava piorava bastante. Mas, eu chegava em casa, descansava, no outro dia desaparecia. Depois veio a dor. Não era bem uma dor... era mais uma sensação estranha no pulso, que, com o tempo, acometia os dedos, principalmente nas pontas. Os outros colegas reclamavam as mesmas coisas, embora a gente conversasse pouco. Na pausa para o lanche, após três horas de trabalho, o pessoal ficava calado".
Com base na situação hipotética acima e na temática saúde no trabalho, assinale a opção correta.
O relato é típico dos casos de simulação de problemas pessoais, visando obter vantagens advindas de afastamentos.
A queixa relatada se deve à natureza da atividade exercida, trabalho de digitação, bastando uma mudança de função para eliminar a origem do problema.
O relato fornece, de fato, indícios da evolução de um caso de doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT).
O relato revela dados inusitados e surpreendentes, pois queixas de saúde são quase inexistentes na área de processamento de dados, em especial, no setor de digitação.
A mudança do modelo de gestão organizacional, acompanhada com a introdução de novos programas de informática, não autoriza nenhuma hipótese de nexo causal com os casos de afastamentos do trabalho.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Quanto à dimensão temporal, as técnicas de capacitação de pessoal são classificadas em técnicas aplicadas antes do ingresso no trabalho, denominadas de treinamento de indução, e técnicas aplicadas depois do ingresso no trabalho, denominadas de treinamento de integração.
Administração - Abordagem Comportamental da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. Comportamento orientado para a tarefa e comportamento orientado para a relação são categorias associadas à liderança propostas pela abordagem comportamental.
Marque a opção incorreta quanto à mudança organizacional.
A visão de mudança organizacional que prevaleceu na teoria e prática administrativa até os anos 60 fortaleceu algumas das características básicas do modelo de management fundamentado no paradigma da instabilidade, em especial a de que o papel mais importante do gestor é a liderança.
A partir da década de 70, diante de profundas alterações sociais, econômicas e políticas, a visão de mudança organizacional começa a se mostrar insuficiente para dar conta de uma realidade muito complexa e multidimensionada, e o paradigma vigente cede lugar ao paradigma da transformação organizacional.
Com relação ao conceito de mudança organizacional, alguns autores dos anos 70 e 80 lançaram o conceito de "mudanças de larga escala", definindo-as como uma transformação durável no caráter organizacional que altera significativamente a performance da organização.
No que diz respeito à mudança organizacional, o management dos anos 70 e 80 passa a privilegiar as técnicas orientais de manufatura e a reconhecer a importância da cultura organizacional para obter o comprometimento das pessoas com os procedimentos de mudança.
O acirramento da competitividade nos anos 90, trazendo não apenas desafios quantitativos, mas também a necessidade de avanços qualitativos às organizações, propiciou o surgimento de métodos radicais de concepção e implantação de mudanças organizacionais, como a reengenharia e o downsizing.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Marina e Joana, formandas em Administração, decidiram montar um café na praça de alimentação de um pequeno shopping da cidade de Curitiba. Contrataram e treinaram quatro atendentes. Selecionaram fornecedores de salgados e doces que primassem pela qualidade dos produtos e capacidade de fornecimento. Nesse contexto e acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens a seguir.
Considere que Joana é uma verdadeira líder; os empregados a respeitam porque, além de acreditar nessa habilidade, esperam aprender mais e tirar vantagens desse aprendizado. É correto concluir que a liderança de Joana baseia-se no poder de tradição.
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