Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma empresa atua em ambiente extremamente instável, sujeito a alterações. Foi estruturada na forma de uma organização orgânica. Assim, apresenta a seguinte característica predominante:
o processo decisório é centralizado.
o sistema rígido de controle é observado.
a hierarquia é flexível.
a atividade complexa é inadequada.
a estrutura organizacional é rígida.
Uma livraria que comercializa livros, CDs e DVDs didáticos e que tem como público-alvo o infanto-juvenil pretende ampliar o seu mercado, revendendo também livros paradidáticos. Tal ampliação está sendo pensada nos moldes de um novo planejamento estratégico. Em uma determinada pesquisa de avaliação do nível de satisfação dos clientes, detectou-se a necessidade de criar um campo de compras em seu sítio na Internet. Acerca do processo organizacional a ser desenvolvido na livraria, julgue os próximos itens.
Uma pesquisa de satisfação, como a desenvolvida pela livraria, é um instrumento de controle por feedback.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação à administração financeira, julgue os itens subseqüentes.
O fluxo de caixa operacional não proporciona ao gestor informações acerca do estabelecimento periódico dos valores máximos de amortizações de dívidas. Esta informação é obtida no fluxo de caixa de investimentos.
Classifi que as proposições abaixo, como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas, a respeito dos parâmetros para tornar a delegação efetiva.
A seqüência assinalada acima é:
V, V, V, V, V, V, V
F, V, V, V, V, V, F
F, V, V, V, V, F, F
F, V, F, V, F, V, F
A análise da participação de cada modalidade de transporte na movimentação de materiais no Brasil revela um quase monopólio do transporte:
marítimo;
aeroviário;
dutoviário;
ferroviário;
rodoviário.
A era da informação que teve início ao redor de 1990 ressalta a competência como elemento crítico para a sustentabilidade das organizações. As competências têm de ser difundidas na organização. Existem competências essenciais e outras que são básicas. Uma competência essencial é aquela que:
se configura como um determinante significativo para satisfação e benefício do cliente e deve ser difícil de ser copiada pelo concorrente.
pode colocar em risco a base estratégica da organização e as operações táticas daí decorrentes, se combinada com outras capacidades.
recebe insumos vindos do ambiente externo e os incorpora para nutrir a organização de lucratividade e disponibilidade para a ação.
constitui uma retroação positiva quando a saída estimula e amplifica a entrada para aumentar a operação do sistema.
opera sobre dados colhidos no meio ambiente que circundam o sistema e provocam resultados da atividade organizacional.
Quando num projeto o fim de uma atividade depende do início de uma atividade anterior, a forma de interrelacionamento das atividades denomina-se
início para início (SS).
início para término (SF).
término para início (FS).
término para término (FF).
defasagem e adiantamento.
Com relação às funções da empresa, assinale a alternativa correta:
Função administração, função marketing e estratégia, função financeira, função segurança, função contabilidade e função técnica.
Função administração, função comercial, função financeira, função social, função contabilidade e função técnica.
Função administração, função comercial, função financeira, função social, função cotabilidade e função operacional.
Função administração, função comercial, função financeira, função segurança, função contabilidade e função técnica.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação à administração financeira, julgue os itens subseqüentes.
No caso de indústrias, o cálculo de necessidades de investimento em capital de giro leva em consideração o consumo de matéria-prima.
Sobre delegação é incorreto afi rmar:
Entre as vantagens da delegação está o aumento da autoconfi ança do funcionário.
Delegação consiste no direito de dar ordens a um segmento da empresa, no qual esse direito normalmente não existe.
Delegação é o processo propriamente dito de distribuir as atividades de trabalho e a autoridade correspondente a indivíduos específi cos, dentro da empresa.
Os obstáculos que podem tornar o processo de delegação difícil dentro de uma empresa podem ser classifi cados em três categorias gerais: relacionados ao supervisor, relacionados aos subordinados e relacionados às empresas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...