Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gerenciamento de Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que concerne à gestão de projetos e processos, julgue os próximos itens.
O controle estatístico de processos é muito utilizado em projetos de qualidade. A análise de correlação e regressão pode medir, em determinado processo produtivo, o grau de relacionamento entre as perdas e as horas trabalhadas, realizando análise amostral para determinar o comportamento das perdas na produção total.
A Mudança Organizacional é o movimento feito por uma organização que se distancia de seu estado atual e encaminha-se para o futuro desejado de modo a aumentar a eficiência e eficácia. Para que isso seja colocado em prática é necessário que algumas etapas se cumpram. Essas etapas estão relacionadas abaixo, assinale a alternativa que não condiz com uma dessas etapas.
Avaliar a mudança.
Decidir qual mudança fazer.
Implementar a mudança.
Estabelecer lucros certos com as mudanças.
A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.
As teorias da motivação podem ser classifi cadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.
Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fi siológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.
Alderfer redefi niu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, signifi cam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afi rmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.
As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.
A Teoria Bifatorial foi construída afi rmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de motivadores, internos.
Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A análise SWOT é um modelo da escola de design, que se orienta pela premissa de que o modelo de formulação da estratégia organizacional deve ser simples e informal.
O conjunto das ações de uma empresa que envolve a implementação de melhorias no clima organizacional e inovações comportamentais e tecnológicas no ambiente de trabalho é:
Reengenharia de processos.
Followership − performance de alto desempenho.
Qualidade de vida no trabalho.
Coaching.
Mentoring.
O trabalho em equipe surge a partir da integração e da confiança entre seus membros. Entretanto, mesmo em um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho em equipe existem conflitos em virtude das interdependências de grupos e equipes. Muitas pessoas lidam com o conflito buscando apenas os seus próprios interesses de forma competitiva. Essa forma de lidar com o conflito é denominada
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens de 92 a 98.
A gestão da qualidade no âmbito dos serviços busca estabelecer de maneira objetiva os limites entre produção e consumo, ou seja, delimitar onde termina a produção e onde começa o consumo.
Assinale a alternativa que apresenta duas atividades que compõem a gestão da cadeia de suprimentos.
Teorias situacionais ou contingenciais apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para
autoridade.
tarefas.
poder.
liberdade.
recompensas.
Segundo seu principal proponente, a Administração Científica tem por fundamento a certeza de que
o nível de produção é determinado pelas normas sociais e expectativas que o envolvem.
a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador.
a empresa é uma organização social composta de diversos grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa.
a maior especialização do trabalho não torna, necessariamente, a organização mais eficiente.
a prosperidade do empregador não pode existir por muito tempo se não for acompanhada da prosperidade do empregado, e vice-versa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...