Questões de Administração

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Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. O desenvolvimento de atitudes constitui conteúdo do treinamento que abrange o desenvolvimento ou a modificação de comportamentos relacionados à melhoria das relações e à sensibilidade das pessoas com relação aos clientes internos e externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. O desenvolvimento de habilidades constitui conteúdo do treinamento que envolve a elevação do nível de abstração por meio do investimento em ideias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e estratégicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Treinamento é o processo educacional focado no curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, habilidades e competências em função de objetivos definidos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. A transmissão de informações constitui conteúdo do treinamento que envolve o aumento do conhecimento dos colaboradores sobre a organização, seus clientes, produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas na atualidade engloba um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Acerca desses processos, julgue os itens subsequentes. O processo de desenvolver pessoas envolve o acompanhamento e o controle das atividades das pessoas, verificando os resultados, o banco de dados e os sistemas de informações gerenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carlos é assistente em administração de uma organização na qual foi definido que a autoridade e a responsabilidade serão distribuídas entre as pessoas ou órgãos da organização, ficando sujeitos a se reportarem e a justificarem os resultados de suas atividades aos seus superiores na cadeia de comando. Há pagamento de bônus pelos resultados bem-sucedidos. Qual é esse mecanismo adotado?

  • A. Avaliação.
  • B. Tarefa.
  • C. Controle.
  • D. Centralização.
  • E. Atribuição.

Na literatura, ao ser abordado competência em uma perspectiva de desenvolvimento humano nas organizações, competência genérica está definida como aquela que engloba

  • A. aspectos necessários para converter entradas em saídas, como inovação, empreendedorismo, cultura e aprendizagem.
  • B. bens estratégicos intangíveis e fundamentados em conhecimento, associados ao valor dos produtos e serviços para os stakeholders.
  • C. características individuais que envolvam o manejo de tarefas menos rotineiras, programadas e técnicas.
  • D. as capacidades dos gestores de articular uma visão estratégica e comunicá-la a toda a organização.
  • E. todos os recursos físicos, de capital e humanos, conhecimentos que capacitam a organização.

O processo de Desenvolvimento Organizacional é composto de etapas sucessivas, tendo início a partir da colheita e análise de dados, partindo para sua intepretação e diagnóstico, para se chegar à fase de intervenção, que corresponde à implementação. Nesta última etapa, os agentes de mudança possuem à sua disposição diversas técnicas, direcionadas para cada membro da organização, individualmente, para equipes ou grupos, para relações intergrupais e para a organização como um todo. Constitui exemplo de técnica apropriada para o desenvolvimento do indivíduo:

  • A. retroação de dados.
  • B. consultoria de procedimentos.
  • C. reuniões de confrontação.
  • D. treinamento da sensitividade.
  • E. desenvolvimento transacional.

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. A capacitação de pessoas depende da iniciativa dos colaboradores, que indicam em que áreas do conhecimento precisam de reforço ou reciclagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os processos de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos se desenvolvem em algumas etapas, sendo o levantamento de necessidades a primeira delas. Essa etapa permite à organização fazer o diagnóstico do que precisa ser feito, a partir da análise

  • A. dos catálogos e das propostas recebidas das empresas que realizam treinamentos.
  • B. da organização, das tarefas e das pessoas e suas competências, habilidades e atitudes.
  • C. do quadro de pessoal de empresas concorrentes.
  • D. dos métodos e recursos de treinamento e desenvolvimento mais modernos.

O processo seletivo apresenta cinco etapas, a saber:

1. Seleção.

2. Encerramento do processo.

3. Delineamento do perfil do cargo.

4. Avaliação do processo.

5. Triagem.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de execução das etapas.

  • A. 3, 5, 1, 2, 4.
  • B. 4, 3, 2, 1, 5.
  • C. 1, 5, 3, 4, 2.
  • D. 5, 1, 4, 2, 3.
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