Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os diversos produtos e serviços ofertados à sociedade são concretizados a partir de atividade e projetos, que são realizados e desenvolvidos nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. Os projetos, para alcançarem seus objetivos, precisam de um gerenciamento adequado, de determinados aspectos como: prazo, custo, tempo, qualidade, escopo, etc. A alternativa que está relacionada a projeto é

  • A. Recebimento e despacho de processos.
  • B. Matrícula de alunos.
  • C. Criação de um novo campus da UFPA.
  • D. Orçamento ilimitado.
  • E. Prazo indeterminado.

Alguns métodos de gerenciamento de projetos dão ênfase ao tempo de execução dos projetos, tais com o CPM − Critical Path Method e o PERT − Program Evaluation and Review Technique, sendo que o

  • A. CPM, assim como o PERT, são diagramas com quadrantes de tempo estimado de execução, porém utilizados em diferentes plataformas.
  • B. CPM é probabilístico, enquanto o PERT é determinístico, porém ambos atingem os mesmos objetivos.
  • C. CPM corresponde a um workflow, com a representação gráfica da sequência de atividades do projeto.
  • D. PERT, diferentemente do CPM, consiste em um sistema informatizado de gerenciamento de projetos.
  • E. PERT, diversamente do CPM, calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista.

Entre as diversas metodologias e ferramentas de gestão de projetos, destaca-se o Program Evaluation and Review Technique – PERT, que possui, como uma de suas características preponderantes, o gerenciamento

  • A. de escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto e monitoramento a partir de indicadores.
  • B. de resultados, aplicando métricas próprias de comparação com experiências anteriores similares.
  • C. do tempo estimado do projeto, a partir da média ponderada de estimativas (provável, otimista e pessimista).
  • D. das equipes envolvidas, com aplicação de dinâmicas de grupo objetivando a otimização dos recursos de RH disponíveis na organização.
  • E. do grau de satisfação do cliente final, usando pesquisas para obtenção de feedbacks e retroação de dados para aprimoramento contínuo.

Na Gestão e Planejamento de atividades aplicados a um programa de qualidade total, o gestor pode trabalhar diversos fatores mas, ao mesmo tempo, focar-se em uma abordagem que priorize aquilo que ele considera mais importante. Neste contexto, a abordagem mais apropriada para melhorar o atendimento ao contribuinte é aquela focada:

  • A. No produto da empresa.
  • B. No usuário da empresa.
  • C. Na produção da empresa.
  • D. No valor de empresa.
  • E. No gestor da empresa.

A obtenção de um maior grau de organização, produtividade, qualidade e eficiência são benefícios adquiridos quando se aplica um processo de:

  • A. Comunicação externa.
  • B. Segregação organizacional.
  • C. Gestão e Planejamento de atividades.
  • D. Sigilo profissional.
  • E. Comunicação interna.

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue os próximos itens. De acordo com a abordagem tradicional, a gestão de projetos deverá passar pelas etapas de iniciação, planejamento, execução, monitoramento ou controle e encerramento, embora, na prática, nem todos os projetos passem por todas essas etapas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue os próximos itens. De acordo com o modelo de caminho crítico da gestão de projetos, determinada tarefa deverá ser considerada como crítica quando seu tempo de execução for maior que o tempo total de execução do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avalie se, para manter o controle sobre o projeto do início ao fim, um gerente de projetos pode se valer das seguintes técnicas, entre outras:

I. Planejamento de projeto.

II. Análise de valor agregado.

III. Gerenciamento de riscos de projeto.

IV. Cronograma.

V. Melhoria de processo.

Estão corretos:

  • A. I e IV, apenas.
  • B. II, III e V, apenas.
  • C. I, II, III e IV, apenas.
  • D. II, III, IV e V, apenas.
  • E. I, II, III, IV e V.

Avalie se as afirmativas a seguir, relativas à gestão de projetos, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

As variáveis principais a serem controladas do “triângulo da gerência de projeto” são o escopo, o tempo (prazo) e o custo.

São quatro os tipos de relacionamento entre tarefas, todas condicionadas pela latência: término para início (TI), início para início (II), início para término (IT) e término para término (TT).

O principio de Pareto, também conhecido como regra 90-10, estabelece que 90% dos efeitos são provenientes de 10% das causas.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. F, F e F.
  • B. V, F e V.
  • C. V, V e F.
  • D. F, F e V.
  • E. V, V e V.

Julgue os itens que se seguem quanto a mercados consumidores e marketing. No âmbito do comportamento de compra do consumidor, vários são os fatores de influência, sendo o fator cultural o de menor importância.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...