Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fenili (2015) A classificação de materiais é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Algumas s etapas regem a classificação de materiais. Relacione as colunas:

I- Catalogação

II- Simplificação

III- Identificação

IV- Normalização

V- Padronização

VI- Codificação

( ) redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

( ) uniformização do emprego e do tipo do material.

( ) arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto.

( ) estabelecimento de normas técnicas para os itens de material em si, ou para seu emprego com segurança.

( ) atribuição de uma série de números e/ou letras a cada item de material, de forma que essa informação, compilada em um único código, represente as características do item.

( ) descrição minuciosa do material, possibilitando sua individualização em uma linguagem familiar ao mercado.

Assinale a alternativa que condiz com a sequência CORRETA:

  • A. IV, I, III,V, II, VI.
  • B. II, V, I, IV, VI, III.
  • C. V, II, IV, I, III,VI.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Qual método de avaliação de desempenho foca a atenção do avaliador naqueles comportamentos considerados divisores de águas entre a realização eficaz ou ineficaz de um trabalho?

  • A. Relatórios escritos.
  • B. Escalas gráficas de mensuração.
  • C. Incidentes críticos.
  • D. Âncora comportamental.
  • E. Comparações multipessoais.

Os traços de personalidade ajudam na seleção de funcionários e na adequação das pessoas ao trabalho e, por isso, estabelecem forte relação com a competência interpessoal. Nos últimos anos, um número considerável de pesquisas indica a existência de cinco dimensões básicas da personalidade que direcionam todas as outras e que englobam as variações mais significativas da personalidade humana. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta uma medida de confiabilidade.

  • A. Amabilidade
  • B. Consciência
  • C. Extroversão
  • D. Estabilidade emocional
  • E. Abertura para experiências

Henry Ford é um dos nomes mais famosos na administração de empresas. Seus respectivos ensinamentos e ideais ainda hoje encontram espaço no mercado. Inclusive, como responsável por elevar ao mais alto grau as definições da produção em massa, ele definiu princípios para peças padronizadas e trabalho especializado. Qual dos princípios apresentados refere-se especificamente ao trabalho especializado?

  • A. Sistema universal de calibragem.
  • B. Controle de qualidade.
  • C. Simplificação do processo produtivo.
  • D. Sistema universal de fabricação.
  • E. Permanência de peças e máquinas no posto de trabalho.

A análise FOFA, famosa ferramenta de planejamento estratégico, envolve necessariamente o estudo de variáveis pertinentes à organização. De acordo com essa matriz, é correto afirmar que representa uma ameaça à instituição o (a)

  • A. processo de gestão organizacional fraco.
  • B. regimento interno muito rígido.
  • C. escassez de recursos financeiros.
  • D. mudança na legislação governamental.
  • E. infraestrutura operacional insuficiente.

No que se refere a treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

  • A. Treinamento é a educação profissional que visa a adaptar a pessoa ao trabalho, em determinada área, preparando-a para o exercício de um cargo. Dessa forma, o treinamento é voltado para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude.
  • B. Desenvolvimento de pessoas trata-se do aperfeiçoamento das capacidades e das motivações dos funcionários/servidores, a fim de torná-los membros valiosos para a organização. É voltado para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude. Desenvolver pessoas é uma das principais funções de um gestor.
  • C. Treinamento e desenvolvimento são benefícios concedidos para aumentar a motivação de pessoas, embora não aumentem a competitividade da organização.
  • D. O investimento nesse setor, apesar de ser recomendado pelos especialistas, reverte-se em alto custo para a instituição e não favorece o aumento da produtividade ou a criação de um clima organizacional saudável, uma vez que aumenta disputas internas constantemente.
  • E. Os termos têm exatamente o mesmo sentido, ou seja, treinamento tem o mesmo conceito de desenvolvimento, no âmbito de recursos humanos.

A utilização dos conceitos de gestão de pessoas por desempenho tem como premissa a

  • A. necessidade de se ter definido as metas e os objetivos claros, para que o funcionário/servidor reconheça a necessidade dos recursos, bem como a definição de indicadores de satisfação das atividades, para que sejam possíveis o acompanhamento e a avaliação do desempenho.
  • B. avaliação do desempenho do funcionário/servidor em relação a fatores específicos. É utilizada para resguardar os gestores em momento de demissão e (ou) punição dos respectivos subordinados, responsabilizando-os de forma individual pelos próprios resultados.
  • C. análise do macroambiente organizacional, resultando em um cenário de avaliação do servidor individualmente e em grupo.
  • D. definição de indicadores de desempenho, responsabilizando tanto o gestor quanto o funcionário/servidor, de forma individualizada, pelos resultados não alcançados pelo respectivo grupo de trabalho.
  • E. avaliação contínua e em 360 graus, de forma mútua, entre os diferentes níveis hierárquicos, incorporando ao processo os stakeholders.

A forma mais adequada de estabelecer um indicador de desempenho é inicialmente definir o objetivo que se quer alcançar, em que há interesse e, em seguida, definir o indicador. O objetivo informa claramente o que deve ser medido e onde se quer chegar, enquanto o indicador permite a avaliação ou a medição do grau em que esse objetivo estabelecido está sendo alcançado. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo, o objetivo e o indicador.

  • A. Transporte público; quantidade de pessoas que utilizam o transporte público diariamente; tempo médio no trajeto utilizando o transporte público.
  • B. Educação; anos de escolaridade; 70% da população.
  • C. Segurança; número de mortes por dia; cidades mais violentas.
  • D. Atendimento médico-hospitalar; necessidade de retorno para atendimento com valor ideal igual a zero (todo paciente atendido deveria ser curado no primeiro atendimento, sem retorno para nova consulta); índice de resolutividade no atendimento médico-hospitalar.
  • E. Manipulação de hemoderivados; temperatura; correspondência paciente-tipo de derivado.

Segundo Neely e Adams (2002), o Performance Prism é considerado um sistema de avaliação da gestão da organização, que tem na respectiva estrutura cinco perspectivas. Assinale a alternativa que apresenta três dessas perspectivas.

  • A. Satisfação dos stakeholders; estratégias; e, forças competitivas.
  • B. Estratégias; processos; e, poder de negociação dos consumidores.
  • C. Satisfação dos stakeholders; estratégias; e, capacidades.
  • D. Estratégias; satisfação dos stakeholders; e, ameaça de novos entrantes.
  • E. Satisfação dos stakeholders; processos; e, forças e fraquezas.

A respeito da definição de indicadores de desempenho, assinale a alternativa correta.

  • A. Dados objetivos que descrevem uma situação sob o ponto de vista quantitativo. Devem possuir características essenciais, tais como: constituir uma relação entre variáveis mensuráveis e associar o respectivo resultado a um objetivo de desempenho preestabelecido, além de outras características complementares, como simplicidade e comparabilidade.
  • B. Variáveis que ajudam o gestor a ter uma visão geral da empresa. Elas devem, essencialmente, ser independentes entre si e qualitativas.
  • C. Dados objetivos que descrevem a situação da organização do ponto de vista qualitativo. Devem possuir características essências, tais como: comparabilidade; simplicidade; e, subjetividade.
  • D. Variáveis que ajudam o gestor a ter uma visão dos processos internos da organização. Devem possuir características essenciais, tais como: eficácia; relevância; independência entre as variáveis; e, metas.
  • E. Dados subjetivos que descrevem uma situação do ponto de vista qualitativo. Devem possuir características essenciais, tais como: constituir uma relação entre variáveis mensuráveis; e, serem de alto nível, ou seja, não é permitido o uso de indicadores de nível intermediário ou de nível mais baixo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...