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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No Brasil, o orçamento público deve
manter periodicidade bianual.
A comissão mista permanente, diante de indícios de despesas não autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos não programados ou de subsídios não aprovados, poderá solicitar os esclarecimentos necessários à autoridade governamental responsável. O prazo para o esclarecimento inicial é de
Segundo a Lei Complementar no 101/2000, a emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária constitui
dívida pública mobiliária.
refinanciamento da dívida mobiliária.
concessão de garantia.
dívida pública consolidada.
operação de crédito.
Instruções: Considere o seguinte texto de lei para responder às questões de números 41 a 43.
"Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária."
Sobre a Fiscalização Financeira, a lei, em caso de indícios de despesas não autorizadas, permite à Comissão mista permanente exigir que os responsáveis prestem esclarecimentos necessários, antes de acionar o Tribunal de contas, no prazo de
cinco dias.
quinze dias.
trinta dias.
sessenta dias.
noventa dias.
Instruções: Considere o seguinte texto de lei para responder às questões de números 41 a 43.
"Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária."
Sobre a Fiscalização Orçamentária, a lei referente às despesas não autorizadas, ainda que sob a forma de investimentos não programados ou subsídios não aprovados, em não tendo sido suficientes os devidos esclarecimentos prestados nem o pronunciamento conclusivo do Tribunal de Contas, a Comissão permanente, segundo o art. 72 da Constituição Federal, poderá
aplicar multa proporcional ao dano causado.
conceder anistia.
propor renúncia da receita.
propor ao Congresso Nacional a sustação.
sustar a ilegalidade da despesa ou irregularidade de contas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O orçamento participativo adotado em várias cidades brasileiras pressupõe as seguintes medidas, EXCETO:
a descentralização das discussões com a população, através da divisão do município em regiões;
a elaboração de critérios de atendimento das demandas regionais;
a elaboração dos critérios de participação da população;
a elaboração orçamentária feita pela Câmara de Vereadores e não pelo Executivo;
a definição das instâncias de participação e suas competências específicas (reuniões, plenárias, Conselhos, etc.).
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O controle da execução orçamentária previsto na Lei nº 4.320/64 deve compreender:
I - a verificação da legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento e a extinção de obrigações;
II - o cumprimento do programa de trabalho, expresso em termos monetários e em termos de realização de obras e prestação de serviços;
III – a verificação exclusivamente concomitante e subseqüente da legalidade dos atos de execução;
IV - a fidelidade funcional dos agentes de administração responsáveis por bens e valores públicos.
Os itens corretos são somente:
I e II;
I e III;
I, II e III;
I, II e IV;
I, II , III e IV.
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Em relação aos Créditos Adicionais, é correto afirmar que:
o crédito extraordinário poderá ter seu saldo incorporado ao orçamento do exercício financeiro subseqüente;
a abertura dos créditos especiais independe da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa;
os créditos suplementares e especiais terão sempre sua vigência restrita ao exercício financeiro em que foram abertos;
considerando a excepcionalidade que caracteriza o crédito extraordinário, o ato que autoriza a sua abertura não necessita indicar seu montante;
são destinados a ratificar o orçamento originalmente aprovado, sendo sua abertura, em qualquer caso, primeiramente autorizada por lei.
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Com relação aos Restos a Pagar, é correto afirmar que:
são considerados processados os restos a pagar referentes a empenhos de contratos e convênios em plena execução para os quais não existe ainda o direito líquido e certo do credor;
podem configurar-se como dívidas de curto ou longo prazo;
de acordo com o Decreto Federal nº 93.872/86, é permitida, em condições excepcionais, a reinscrição de restos a pagar;
a Lei Complementar nº 101/2000 limitou toda a inscrição de RP ao total da disponibilidade de caixa existente;
o Decreto Federal nº 93.872/86 limitou ao exercício financeiro subseqüente a validade dos restos a pagar inscrito no exercício, período no qual o credor deverá habilitar-se ao recebimento que lhe é devido.
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Acompanham o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, o qual deverá ser publicado 30 dias após o encerramento de cada bimestre, os seguintes demonstrativos:
Receita corrente liquida; receitas e despesas previdenciárias, demonstrativo das despesas com pessoal;
Receita Corrente Líquida; Resultados Nominal e Primário;
Restos a Pagar; da Variação Patrimonial e das Operações de Crédito;
Operações de Crédito; Dívida Consolidada e Mobiliária; Resultados Nominal e Primário;
Balanço Orçamentário e Dívida Consolidada e Mobiliária.
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