Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O Administrador Financeiro de uma empresa colabora, constantemente, para o processo de tomada de decisão nas áreas de Investimento, Financiamento e Destinação do lucro líquido. Dentre as opções apresentadas, assinale a opção correta:
A área de Investimentos tem como objetivo a defi nição de uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos.
Na área de Financiamento, a preocupação primordial diz respeito à avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos nas atividades operacionais da empresa.
Na área de Destinação do lucro líquido, o Administrador se preocupa exclusivamente com a destinação dada aos recursos fi nanceiros que a própria empresa gera em suas atividades extraoperacionais.
O enfoque básico na área de Investimentos é na obtenção do maior resultado possível, dado o risco que os proprietários da empresa estão dispostos a correr.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, relativos ao orçamento e às finanças públicas. Define-se finanças públicas como sendo a atividade financeira do Estado orientada para a obtenção e o emprego dos meios materiais e de serviços para a realização das necessidades da coletividade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
No que se refere à fiscalização financeira, orçamentária, contábil, operacional e patrimonial, em face da Constituição da República, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.
Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.
As normas estabelecidas para organização, composição e fiscalização do Tribunal de Contas da União aplicam-se integralmente aos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como aos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.
Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade, entre outras, de comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
As atividades do administrador fi nanceiro podem ser relacionadas às demonstrações fi nanceiras básicas da empresa. Suas atividades primárias fundamentais são:
Com base no quadro acima é correto afirmar que:
Ativos Circulantes e Ativos Permanentes representam as Decisões de Investimento.
Ativos Circulantes e Ativos Permanentes representam as Decisões de Financiamento.
Passivos Circulantes e Recursos Permanentes representam as Decisões de Investimento.
Todas alternativas estão incorretas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base na legislação e na doutrina, julgue os itens a seguir, relativos a receitas e despesas orçamentárias e extraorçamentárias.
Os documentos que possibilitam a entrada de dados no SIAFI registram eventos que geram as partidas dobradas correspondentes aos lançamentos contábeis.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O processo de elaboração e execução orçamentária do governo federal é regido por uma série de normas constitucionais, legais e administrativas, que determinam os institutos, as práticas e as estruturas por meio das quais ele se realiza. Julgue os itens a seguir de acordo com sua adequação às normas e aos institutos vigentes.
A ANTAQ tem suas contas tomadas, porém o Ministério dos Transportes elabora e apresenta sua própria prestação de contas.
A Lei Complementar no 101 de 04/05/2000 estabelece
regulamentos dos impostos federais, estaduais e municipais.
normas regulamentadoras da atuação do Estado na atividade aduaneira.
normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
os limites da atuação do Estado na atividade agrícola.
normas de atuação do setor aeroportuário.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No que se refere à escrituração pública, os registros de depósitos e emissão de cheques são efetuados no livro:
razão setorial;
diário central;
diário setorial;
de registro de movimento bancário.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A política monetária e a política fiscal diferem, entre outras, pela seguinte razão:
a política monetária é deliberadamente executada num esforço de manter o PNL (Produto Nacional Líquido) na região de pleno emprego, enquanto a fiscal tem efeitos de pouca importância sobre o nível do PNL;
a política monetária trata dos totais de dinheiro gasto e arrecadado pelo governo, enquanto que a fiscal trata da taxa de juros;
as despesas de investimento e de consumo influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a fiscal funciona diretamente sobre as rendas através do dispêndio e da tributação;
a política fiscal funciona principalmente através de alterações no nível de despesas de investimento, enquanto que a monetária afeta quase nada as despesas de investimento;
são executadas por duas instituições diferentes, não havendo, na essência, diferença significativa entre elas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Se o governo aumenta as despesas em bens e serviços, sem aumentar seus impostos, como arma antirecessão, é de se esperar que o PNL seja afetado da seguinte maneira:
o componente do governo (G) do PNL irá aumentar, mas haverá uma compensadora redução parcial no componente consumo (C);
o componente G do PNL irá aumentar, mas não há razão nenhuma para esperarmos que C aumente ou diminua;
o componente G irá aumentar, o mesmo acontecendo com o componente C;
o componente C irá aumentar, mas não há razão para esperarmos que o componente G aumente ou diminua;
tanto G como C irão diminuir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...