Questões de Administração Geral

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Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.


Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

    A) Eficácia

    B) Efetividade

    C) Competitividade

    D) Eficiência

    E) Produtividade

Qualidade indica uma das principais medidas do desempenho das organizações e faz parte do dia a dia dos administradores. Qualidade está ligada a algumas características, dentre elas ______ que é a qualidade planejada, a definição de como o produto deve ser.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

    A) Excelência

    B) Especificação

    C) Conformidade

    D) Adequação ao uso

    E) Confiabilidade

Competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para uma pessoa desempenhar atividades. Assinale a alternativa que contém a competência que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.

    A) Competências intelectuais

    B) Competência intrapessoal

    C) Competência interpessoal

    D) Competência técnica

    E) Competência humana

Sobre o trabalho do administrador, analise as afirmativas abaixo:


I. Um dos principais componentes do trabalho do administrador é a tomada de decisão.

II. As decisões são escolhas que os gestores fazem, como resultado do julgamento de alternativas.

III. As alternativas originam-se da análise de situações que oferecem problemas e oportunidades.


Assinale a alternativa correta.

    A) As afirmativas I, II e III estão corretas

    B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

    C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

    D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

    E) Apenas a afirmativa I está correta

Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Sobre liderança e o líder, analise as afirmativas abaixo:
I. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção de um objetivo comum. II. O bom líder é aquele que consegue despertar o que há de melhor no outro, conciliando os interesses individuais e particulares com os objetivos comuns. III. Ao líder é delegado o poder e responsabilidade de facilitar a existência de condições propícias à realização do trabalho.
Assinale a alternativa correta.

    A) Apenas a afirmativa I está correta

    B) Apenas a afirmativa II está correta

    C) Apenas a afirmativa III está correta

    D) As afirmativas I, II e III estão corretas

    E) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

Trabalhar em um órgão público implica em entender como funciona a estrutura hierárquica dentro dos poderes que formam a estrutura municipal. Para entender essa estrutura é possível analisar:

    A) Sistema funcional.

    B) Currículo.

    C) Documento curricular.

    D) Organograma.

Com o avanço da tecnologia os processos de escritório se tornam cada vez mais rápido e, entender como essa tecnologia funciona necessita de atualizações constantes no conhecimento das atividades desenvolvidas. Esse processo se classifica como:

    A) Processo comunicativo.

    B) Processo tático.

    C) Processo produtivo.

    D) Processo estratégico.

Os quatro “P”s, do Mix de Marketing, de acordo com Philip Kotler, são:

    A) Produção, Promoção, Persuasão e Perspectiva.

    B) Planejamento, Prazo, Pessoa e Praça.

    C) Produto, Preço, Praça e Promoção.

    D) Publicação, Pessoa, Política e Prazo.

    E) Pesquisa, Persuasão, Perspectiva e Personalidade.

Alguns fatores podem ser apontados como problemas para a construção de uma cultura do conhecimento nas organizações públicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

A rigidez das demarcações entre os departamentos, as funções ou os níveis de gestão gera conhecimento compartimentado.

Acerca do processo administrativo nas organizações, julgue o item seguinte.


O planejamento organizacional é um nível tático do planejamento estratégico que contém ferramentas para ação no nível operacional.

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