Questões de Administração Geral

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A identificação de competências perpassa todo o contexto da gestão de pessoas de uma organização. Nesse sentido, motivação e liderança fazem parte do grupo de competências:

    A) organizacionais.

    B) funcionais.

    C) gerenciais.

    D) individuais.

    E) sinérgicas.

O conceito de administração contingencial apresenta como diferenciais em relação à abordagem clássica, entre outros aspectos, ênfase

    A) na criação de centro de custos com autonomia financeira, enquanto no modelo clássico os resultados são apurados de forma unificada.

    B) na tarefa e em seus desdobramentos, enquanto a clássica prioriza a administração de recursos humanos.

    C) na departamentalização, com divisão das etapas de produção, diversamente da administração clássica que propõe maior flexibilização.

    D) no controle de custos da produção, enquanto o foco do modelo clássico são as relações de trabalho envolvidas na cadeia produtiva.

    E) no ambiente em que se insere a organização, diversamente do modelo clássico cujo foco é a estrutura organizacional.

No que concerne às relações existentes nas estruturas organizacionais, a denominada autoridade de linha corresponde

    A) ao poder normativo exercido por determinados órgãos da organização, geralmente conselhos ou comitês.

    B) àquela que o chefe de um órgão exerce diretamente sobre seus subordinados, integrantes deste órgão.

    C) à função de zelar pelo cumprimento de regras e pela conformidade dos processos, típica das áreas de auditoria e compliance.

    D) àquela exercida por empregado do mesmo nível hierárquico dos liderados, sem envolver relação de subordinação.

    E) à função de coordenação, própria de gestores de projetos, na qual a autoridade é estabelecida de forma provisória, com duração vinculada a projeto ou ação específica.

Suponha que determinada organização pública pretenda aplicar a conhecida metodologia Balanced Scorecard ? BSC, objetivando obter melhorias em sua atuação e alinhar objetivos e estratégias de curto e longo prazo. Para aplicação de tal ferramenta de melhoria, deverá considerar que ela contempla

    A) um mapa estratégico, que descreve a estratégia da empresa considerando as quatro dimensões (perspectivas) adotadas pelo BSC.

    B) perspectivas de curto prazo: financeira e dos clientes; e perspectivas de longo prazo: dos processos internos e da visão de futuro da organização.

    C) prevalência de indicadores financeiros, voltados à ampliação da participação relativa da organização no mercado em que atua (Market share).

    D) prevalência de indicadores não financeiros, com ênfase no crescimento e desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

    E) uma matriz de desafios e oportunidades que se apresentam para a organização, distribuídos entre os cenários de curto, médio e longo prazo em que atua.

Todos os dias são tomadas decisões pelos gestores de organizações públicas e privadas. No âmbito do processo decisório, algumas vezes os gestores se valem do acervo de soluções existentes na organização, comumente aplicadas em situações similares, o que representa a adoção de uma decisão

    A) programada.

    B) intuitiva.

    C) consensual.

    D) autocrática.

    E) tendenciosa.

Suponha que uma organização pretende reestruturar determinadas áreas críticas, bem como adotar algumas medidas mais imediatas para resolução de problemas verificados em tais setores, alguns dos quais com potencial de gerar prejuízos relevantes. Dentro de tal escopo, aventou-se a utilização da denominada Matriz GUT, o que, dada a situação narrada, afigura-se

    A) impertinente, pois se trata de ferramenta utilizada no planejamento estratégico das organizações, e não em ações corretivas, identificando metas (goals); utilidades (utilities); e tendências de mercado (trends).

    B) pertinente, eis que se trata de metodologia consagrada para mapeamento dos processos da organização, a qual poderá ser bastante útil na etapa de reestruturação.

    C) pertinente, eis que se trata de ferramenta que auxilia na priorização da resolução de problemas, classificando-os de acordo com a gravidade, urgência e tendência.

    D) impertinente, pois se trata de ferramenta típica de gerenciamento de riscos, aplicada preventivamente, de acordo com as medições de probabilidade de ocorrência e de extensão do dano.

    E) pertinente, eis que se trata de ferramenta útil tanto para a reestruturação de processos, como para aplicação de medidas corretivas pontuais, baseada no conceito “gerenciamento útil para tratamento”, que minimiza as intervenções estruturais.

A coordenação, no âmbito das estruturas organizacionais, pressupõe determinadas relações formais e informais, entre as quais o denominado ajuste espontâneo,

    A) privativo dos altos executivos da organização, que compõem os órgãos estatutários (diretoria e conselho de administração).

    B) que é aquele exercido pelo chefe diretamente sobre seus subordinados, dando ordens e cobrando resultados.

    C) ligado exclusivamente a aspectos exógenos às áreas operacionais, necessário para o funcionamento da cadeia de produção.

    D) voltado ao gerenciamento de custos da organização, afeto exclusivamente às áreas financeira e contábil.

    E) que envolve a comunicação direta dos integrantes da organização, para adequar ações, sem necessidade de envolver escalões superiores.

Suponha que determinada entidade pública pretenda introduzir planejamento estratégico como forma de melhor alinhamento entre sua atuação e os objetivos públicos que deve perseguir. Nesse contexto, defrontou-se, inicialmente, com a necessidade de identificar a “visão” da entidade, ou seja,

    A) identificar as forças e fraquezas existentes na organização, a partir de uma análise interna que responda à pergunta: quais são as habilidades necessárias para que a entidade atinja seus objetivos?

    B) definir a razão de ser da entidade, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus colaboradores, respondendo à pergunta básica: para que existimos?

    C) realizar uma avaliação do cenário externo no qual a organização está inserida, respondendo à indagação: quais as oportunidades e ameaças que se apresentam no momento atual e futuro?

    D) responder à pergunta: onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro?; devendo a resposta ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um consenso dos membros da entidade.

    E) conhecer a cultura da organização, respondendo à pergunta: quais são os valores e os ideais individuais e coletivos dos seus integrantes?

Suponha que determinada empresa pretenda lançar uma nova linha de produtos e, para consecução de tal objetivo, esteja cogitando utilizar a conhecida ferramenta 5W2H. Considerando as características e finalidades dessa ferramenta, tal utilização

    A) não se afigura pertinente, eis que se trata de ferramenta comumente utilizada para administração de materiais e gestão de estoques, não apresentando aplicação para outras finalidades.

    B) não faz sentido, pois se trata de ferramenta de controle de qualidade para itens já em produção, com normatização das etapas correspondentes e certificação do processo.

    C) poderá ser útil, desde que tal objetivo se encontre previsto no planejamento estratégico da empresa, eis que tal ferramenta é voltada à mensuração de metas, com a utilização de indicadores de resultado.

    D) auxiliará no planejamento para consecução do objetivo, com a identificação do que será feito; por que será feito; onde, por quem, quando e como será feito, e quanto vai custar.

    E) auxiliará a empresa especificamente no processo de benchmarking, com a identificação de cases de sucesso no setor mercadológico em que pretende se inserir.

No curso da evolução das teorias organizacionais, surgiram, no mesmo momento histórico, a Escola Clássica, fundada nos ensinamentos de Henry Fayol, e, sob o prisma sociológico, a Teoria da Burocracia, desenvolvida por Max Weber. Constituem características de tais escolas, respectivamente,

    A)

    processos de trabalho padronizados (sistema mecanicista); patrimonialismo e clientelismo.



    B) organização como sistema aberto (não departamentalizado); rigidez de normas e estruturas.

    C) princípio da cadeia escalar e unidade de comando; cargos organizados segundo princípio hierárquico.

    D) ênfase nos recursos humanos (conceito de homem-econômico); estruturas pouco verticalizadas, priorizando a função de staff.

    E) ausência de unicidade decisória, privilegiando estruturas autônomas; departamentalização excessiva, com replicação de funções e atividades.

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