Questões de Administração Geral do ano 2020

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Analise as afirmativas a seguir:

I. A folha de verificação tem como objetivo facilitar o acesso aos dados e organizá-los, permitindo um rápido conhecimento para a veracidade, e que a posteriori esses dados sejam usados mais facilmente. As folhas de verificação são tabelas ou planilhas que facilitam a análise de dados, evitando comprometer a análise deles, permitindo, assim, o acesso a uma imediata informação da situação e ajudando a diminuir os erros em um processo ou projeto.

II. O diagrama de causa e efeito (ou gráfico de espinha de peixe) é um gráfico formado por retângulos unidos em que a base equivale ao intervalo de classes a serem analisadas e a sua altura corresponde à frequência de ocorrência desses eventos. A construção do diagrama de causa e efeito tem caráter prévio em qualquer estudo, sendo um importante indicador da distribuição de dados. No gerenciamento da qualidade, esta ferramenta é utilizada para analisar a relação entre os problemas e as suas causas, indicando os limites de controle aceitáveis.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os mapas mentais são constituídos por três linhas paralelas em que cada uma delas representa um limite de controle para o gerenciamento da qualidade. A linha central representa o valor médio característico da qualidade; a linha superior representa o limite superior de controle; e a linha inferior representa o limite inferior de controle.

II. Através de uma lista de possíveis causas de problemas, um diagrama de dispersão permite identificar as mais prováveis e selecioná-las para uma análise mais completa. Esse diagrama contribui para o exame de cada causa de um problema ou de um aspecto que afeta a qualidade, permitindo, com a ajuda do grupo e mediante a análise da disposição visual das causas agrupadas por categorias, identificar e solucionar falhas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A análise do ambiente fornece um diagnóstico situacional indispensável para formular o plano estratégico, ao considerar os fatores internos e externos que impactam no funcionamento da organização e o alcance de sua missão institucional. Dependendo do método utilizado, a análise ambiental permite que diferentes partes interessadas, inclusive externas à organização, participem do processo de planejamento estratégico.

II. A gestão estratégica é um processo contínuo, que integra o planejamento estratégico à implementação, ao monitoramento e à avaliação da estratégia para transcurar o cumprimento das diretrizes organizacionais. A gestão estratégica é, portanto, um elemento importante da governança organizacional, pois serve para definir regras, criar estruturas e dirigir as organizações, interagindo diretamente com outros subsistemas, como a gestão de desempenho e a gestão de projetos.

III. O controle interno da gestão é um conjunto de diretrizes, regras, procedimentos, protocolos e rotinas informatizadas que ajudam a alcançar os objetivos estratégicos e a executar as operações de forma ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz. O controle interno mantém uma preocupação constante com o cumprimento de leis, de regulamentos e de obrigações de accountability pela entidade a fim de manter a transparência e evitar danos, perdas e o mau uso de recursos públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Como função da governança, a gestão estratégica incorpora a gestão de riscos para identificar, avaliar e gerenciar as metas, os prazos e as necessidades internas e operacionais da entidade. Na perspectiva estratégica, o gerenciamento de riscos também é responsável por processos como a elaboração de cronogramas, de orçamentos e a avaliação da equipe.

II. A cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). A forma como as atividades da cadeia de valor é organizada e executada determina os custos e afeta os resultados da organização. A decomposição da cadeia de valor em atividades permite analisar suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de melhoria dos macroprocessos da instituição. Permite também identificar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da organização, criando oportunidades para integrar, coordenar e melhorar processos e sistemas.

III. O planejamento estratégico é um processo de análise, de criação de alternativas e de tomada de decisão sobre o que é a organização, o que ela faz, e por que ela o faz. Além de alocar recursos, essas decisões servem para alinhar propósitos, programas, projetos, pessoas, estruturas e suporte político em prol de objetivos definidos. O produto do planejamento estratégico é um plano, que documenta os desafios, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e as ações necessárias para alcançar uma situação futura desejada pela instituição.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O atendimento personalizado inclui chamar sempre o cidadão pelo nome, procurar entender as suas necessidades, avaliar a dimensão da demanda e protelar a resolução do seu problema. Dessa forma, o servidor está trabalhando em prol da eficiência no serviço público.

    B) O entendimento da demanda dos usuários dos serviços ajuda a entidade a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, o servidor deve encontrar o melhor caminho para solucionar problemas com agilidade.

    C) Demonstrar interesse nas necessidades e problemas do usuário dos serviços, dar sinais de que está atento, demonstrar uma negligência evidente sobre a realização do próprio trabalho e indicar para o cidadão quais providências serão tomadas são formas de tornar o atendimento ao público mais eficiente.

    D) O bom atendimento compreende adotar atitudes como saudar o usuário dos serviços (utilizando expressões como bom dia, boa tarde ou boa noite), protelar a resolução de um problema e identificar quais as queixas recorrentes dos cidadãos sobre os serviços da entidade.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O atendimento personalizado inclui chamar sempre o cidadão pelo nome, procurar entender as suas necessidades, avaliar a dimensão da demanda e protelar a resolução do seu problema. Dessa forma, o servidor está trabalhando em prol da eficiência no serviço público.

    B) O entendimento da demanda dos usuários dos serviços ajuda a entidade a fazer um planejamento eficiente. Afinal, de nada adianta oferecer um atendimento de qualidade, quando há uma longa lista de reclamações a serem atendidas. Por isso, o servidor deve encontrar o melhor caminho para solucionar problemas com agilidade.

    C) Demonstrar interesse nas necessidades e problemas do usuário dos serviços, dar sinais de que está atento, demonstrar uma negligência evidente sobre a realização do próprio trabalho e indicar para o cidadão quais providências serão tomadas são formas de tornar o atendimento ao público mais eficiente.

    D) O bom atendimento compreende adotar atitudes como saudar o usuário dos serviços (utilizando expressões como bom dia, boa tarde ou boa noite), protelar a resolução de um problema e identificar quais as queixas recorrentes dos cidadãos sobre os serviços da entidade.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No gerenciamento da qualidade, a matriz GUT é a ferramenta que permite documentar um processo para análises futuras, adequá-lo às normas e às certificações e esclarecer sobre o seu funcionamento para pessoas recémadmitidas na organização. Frequentemente, a matriz GUT é chamada de mapa de processos, pois permite uma visão global do trabalho a ser desenvolvido numa organização.

II. Na perspectiva do gerenciamento da qualidade, é correto afirmar que a ferramenta Gráfico de Controle apenas pode ser usada para desenhar processos, identificando as entradas e saídas de cada sequência de atividades da organização.

III. O uso do fluxograma possibilita preparar o aperfeiçoamento de processos organizacionais, pois é necessário conhecer os processos e atividades para melhorá-los. Permite, também, identificar as atividades críticas para o processo, conhecer a sequência e o encadeamento das atividades dando uma visão do fluxo do processo, entre outras possibilidades.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O fluxograma é uma ilustração hierarquizada de todas as etapas de um processo. Nele, são utilizados símbolos pouco compreensíveis para conotar os diferentes tipos de operações em um processo.

II. O brainstormig é uma técnica de desenvolvimento de um gráfico representativo da variação de resultados de um processo e do risco de uma meta ser, ou não, atingida.

III. O benchmarking é caracterizado como um processo conduzido por uma organização para a redução do tempo médio de espera para a reposição de um material no almoxarifado.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Devidamente aplicadas, as ferramentas da qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais.

II. A utilização de estatística no gerenciamento da qualidade tem por objetivo elevar as variações e, portanto, o erro, em processos e projetos.

III. O gerenciamento da qualidade envolve exclusivamente processos de planejamento, sendo dispensáveis os processos de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa (ou Espinha-de-Peixe) tem como finalidade ocultar e indeterminar as causas possíveis de um problema específico.

II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados.

III. A folha de verificação é um diagrama bifurcado onde são inseridos os dados relacionados às causas de um problema ou ao progresso de um processo.Ela também é conhecida como mapa do processo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

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