Questões de Administração Pública

Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

Condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações, o modelo de excelência em gestão pública foi concebido para desenvolver ações que visam obter sinergia decorrente dos esforços da gestão e da desburocratização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios orçamentários, da técnica e da classificação orçamentária, julgue os itens seguintes.

A implantação da classificação funcional e programática facilitou o redirecionamento da administração pública do modelo burocrático para o modelo gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

As pesquisas quantitativas de opinião produzem um retrato inequívoco do que pensa determinado segmento da população sobre um assunto e, em si, garantem o sucesso de um plano de comunicação pública por um departamento de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.

Comunicação pública é um conceito com múltiplos significados, mas uma acepção pertinente para as relações públicas é a de comunicação no âmbito da sociedade civil organizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a gestão por competências e as tendências relacionadas à gestão de pessoas no setor público, assinale a opção correta.

  • A.

    O alinhamento entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do profissional é resultado da convergência entre estratégia organizacional e desempenho humano no trabalho.

  • B.

    As transferências do tipo horizontal e do tipo vertical das competências representam os processos de inovação radical e incremental da gestão de pessoas nas organizações públicas.

  • C.

    Há, no Poder Executivo, uma tendência à gestão de pessoas mediante subprocessos, orientados ao desenvolvimento de competências, à avaliação e à gestão do desempenho humano, e recebimento de remuneração variável pelos servidores.

  • D.

    O mapeamento e a modelagem de competências têm base na definição dos níveis de proficiência esperados para a expressão de competências no desempenho do trabalho.

  • E.

    A gestão por competência no setor público brasileiro é norteada pelos aspectos teóricos da abordagem francesa da competência, segundo a qual uma pessoa é competente quando demonstra suas qualificações no exercício de suas responsabilidades.

Imagine uma equipe de auditores chegando ao seu escritório para avaliar você e o projeto. Se você adota o PMBOK, 4ª edição, então entenderá que não é um objetivo da auditoria da qualidade:

  • A.

    criar métricas de qualidade.

  • B.

    identifi car todas as boas/melhores práticas que estão sendo implementadas.

  • C.

    compartilhar as boas práticas utilizadas ou implementadas em projetos similares na organização ou no setor.

  • D.

    oferecer apoio proativo de forma positiva para melhorar a implementação de processos, a fi m de ajudar a equipe a aumentar a produtividade.

  • E.

    destacar as contribuições de cada auditoria no repositório de lições aprendidas da organização.

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de pessoas no setor público.

A gestão por competência no setor público, no que se refere ao alcance das metas institucionais, compreende a gestão da capacitação e do desempenho humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.

O modelo de excelência gerencial em gestão pública não contempla entre seus critérios de avaliação organizacional a liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de pessoas no setor público.

Os planos anuais de capacitação elaborados pela administração pública federal consistem em instrumentos para o estabelecimento de metas individuais e institucionais que validam o sistema de gestão de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ferramentas da gestão da qualidade, as folhas de verificação são ferramentas que questionam o processo e são relevantes para alcançar a qualidade.

A participação dos órgãos e entidades da administração pública no gespública dar-se-á voluntariamente, sendo formalizada pela assinatura do contrato de gestão e do termo de compromisso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...