Questões de Administração Pública

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Em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, teve início a implantação da administração burocrática no Brasil. No que concerne à evolução, ao funcionamento e à estrutura organizacional da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem. A flexibilização e a descentralização constituem princípios orientadores das reformas administrativas implementadas, no Brasil, durante o período 1990-1991.

  • C. Certo
  • E. Errado

A busca de informações, a realização de contratos e a burocracia são alguns dos custos necessários para

  • A.

    tratar da política consciente de “fazer vistas grossas” (overlooking).

  • B.

    efetivar trocas comerciais e interações entre indivíduos e agentes econômicos.

  • C.

    tipificar reciprocamente os papéis e as ações rotineiras de múltiplos fatores.

  • D.

    que os agentes econômicos estimulem os gastos indiretos, a fim de convencer outras organizações a se moldarem.

  • E.

    a relação das organizações com outros setores e não com o próprio setor.

Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.

A atuação da organização pública alinhada ao paradigma do cliente na gestão pública procura dar ao cidadão-usuário atendimento semelhante ao que ele teria como cliente em uma empresa privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No caminho de sua modernização, a Administração pública brasileira, especialmente na administração direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de modernidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administração direta federal. São eles:

I. A estabilidade funcional após estágio probatório e o ambiente profissional pouco competitivo.

II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficiência de desempenho.

III. Excesso de áreas funcionais e de níveis hierárquicos, treinamentos e capacitação sem foco no cotidiano.

Genericamente, são verdadeiros os problemas mencionados em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II, apenas.

Qual dos seguintes órgãos não é interveniente na estrutura do comércio exterior brasileiro?

  • A. Ministro-Chefe da Casa Civil da presidência da República (presidente da Camex).
  • B. Ministério do Exterior.
  • C. Ministério da Fazenda.
  • D. Ministério da Educação e Esportes.
  • E. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

A Secretaria de Assuntos Internacionais (SENAIN) participa de negociações de créditos brasileiros no exterior, sendo incorreto afirmar que:

  • A. A SENAIN está vinculada ao Ministério da Fazenda.
  • B. O âmbito de atuação da SENAIN abrange o Mercosul.
  • C. A SENAIN acompanha as negociações econômicas e financeiras com governos e entidades estrangeiras e internacionais.
  • D. A SENAIN está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
  • E. A SENAIN participa de negociação de créditos junto à ALADI.

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.

A carta de serviços, documento elaborado por uma organização pública com vistas a informar os cidadãos sobre os serviços por ela prestados, sobre a forma de acesso a esses serviços e sobre os compromissos de atendimento estabelecidos, tem sido adotada pela gestão pública como ferramenta auxiliar na mudança para o paradigma do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise.

( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade.

( ) A participação dos professores é processo difi cultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação.

( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confi ança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto.

( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identifi cação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança.

( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.

  • A.

    F, V, V, F, F

  • B.

    V, F, F, V, V

  • C.

    V, F, V, F, V

  • D.

    F, F, V, V, F

  • E.

    V, F, V, V, V

A elaboração do projeto básico ou termo de referência é uma tarefa a ser preferencialmente realizada em equipe. A seguir são relacionados alguns tópicos que devem ser identificados para resolver a contratação dos serviços. Assinale o único que não se aplica.

  • A. Determinar o tempo disponível para a execução do trabalho.
  • B. Determinar os limites de tempo.
  • C. Determinar como estimar o custo da contratação.
  • D. Seguir o que determina o Decreto Federal n 38.024 de 10/01/2006.
  • E. Determinar quem poderá fornecer informações sobre o objeto da contratação.

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de administração pública.

O modelo de excelência em gestão pública não adota o critério resultados, haja vista ser o interesse público o seu foco principal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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