Questões de Administração Pública

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Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas

  • A.

    ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro.

  • B.

    às estruturas e processos organizacionais existentes na organização pública.

  • C.

    ao tipo de tecnologia de informação adotada pela organização pública.

  • D.

    às normas impostas e regras estabelecidas pela legislação vigente.

  • E.

    à situação do modelo de gestão adotado pelo poder político governamental.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    O planejamento estratégico do GDF resume-se em promover a valorização e o controle social.

  • B.

    O Decreto nº 27.691/2007 é o intermediador de uma proposta de modelo de gestão produtiva no GDF.

  • C.

    O planejamento estratégico do GDF é entendido como a busca de resultados, independe de qual caminho deve-se seguir.

  • D.

    deve-se seguir. (D) A proposta de modelo de Gestão para Resultados, instituída no GDF por meio do Decreto nº 27.691/2007, é consolidada pelo Planejamento Estratégico da SEGPLAN.

  • E.

    O Planejamento Estratégico do GDF organiza as ações do Modelo de Gestão para Resultados instituídos no GDF, por meio do Decreto nº 27.691/2007.

Assinale a opção correta, a respeito dos processos de centralização e descentralização na administração pública.

  • A.

    Quando ocorrem erros sucessivos em níveis abaixo da gerência, deve-se centralizar a estrutura e transferir todo o comando para os gerentes que têm mais experiência e capacidade.

  • B.

    Ao se descentralizar uma estrutura, corre-se o risco de se interromper o fluxo das informações.

  • C.

    A centralização das informações, em uma organização, favorece a atuação de funcionários inteligentes e perspicazes.

  • D.

    Ao buscar centralizar ou descentralizar a estrutura administrativa de determinada instituição, o gestor enfrenta o seguinte dilema: divisão do trabalho versus coordenação.

  • E.

    A centralização é o único meio possível para se coordenar a tomada de decisão em uma organização.

Com relação à passagem do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, considere as afirmativas abaixo.

I. Apesar da forte tendência de flexibilização, não houve ruptura com o modelo burocrático, tendo em vista que a lógica de ação predominante nas organizações continua sendo voltada para o cálculo utilitário de consequências, associado à racionalidade formal.

II. As organizações ditas pós-burocráticas ainda estão fortemente vinculadas à autoridade racional- legal, base do modelo criado por Max Weber.

III. A organização pós-moderna teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas conectadas pelas tecnologias de informação.

IV. A liderança nas organizações pós-burocráticas é facilitadora e solucionadora de conflitos e problemas, baseando-se na abertura, participação, confiança e comprometimento.

 V. O tipo organizacional pós-burocrático é representado por organizações simbolicamente intensivas, produtoras de consenso por meio da institucionalização do diálogo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, II, IV e V.

  • E.

    I, II, III e IV.

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de

  • A. preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
  • B. emitir um parecer sem ressalvas no tocante às práticas financeiras e contábeis da organização.
  • C. mapear os controles internos inerentes aos processos contábeis, identificando os riscos existentes.
  • D. revisar os procedimentos executados pela alta administração das empresas com emissão de parecer para os órgãos reguladores.
  • E. preparar a estrutura da organização para a implantação de um sistema de controles internos.

As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)

  • A. diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade.
  • B. indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
  • C. acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.
  • D. participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
  • E. pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.

Analise as afirmativas:

I. O conteúdo das atividades desempenhadas pelo administrador é fixo, ou seja, não varia de acordo com o nível organizacional.

II. O tipo de organização também influencia o trabalho de um administrador. Existem algumas diferenças entre o trabalho desempenhado por um gestor público e o de um administrador de uma empresa privada com fins lucrativos.

III. Os administradores de empresas têm como principal indicador da competitividade e desempenho da organização a maximização dos lucros, ao passo que as organizações públicas e não lucrativas respondem a objetivos mais difíceis de medir, como universalização, equidade e justiça.

IV. Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais, entre eles, pode-se destacar os papéis interpessoais, informacionais e decisórios.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV

  • B.

    I, II, III

  • C.

    I, II, IV

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    II, III, IV

Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir.

Processos de accountability, tanto política quanto democrática, são formas escolhidas pelos governos eleitos para estruturar o Poder Executivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à documentação e avaliação do desenho e da eficácia operacional dos controles, segundo a Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley, o auditor independente deve considerar o processo da administração para definir quais controles devem ser testados. Esses controles devem incluir:

1. controles sobre o início, a autorização, o registro, o processamento e a divulgação das contas contábeis e as afirmações correspondentes, incorporadas nas demonstrações financeiras.

2. controles sobre a seleção e a aplicação de políticas contábeis que estejam de acordo com os princípios contábeis.

3. programas e controles antifraudes.

4. controles sobre transações não rotineiras e não sistemáticas, tais como contas que envolvam julgamentos e estimativas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente os itens 1 e 3 são verdadeiros.
  • B. Somente os itens 1 e 4 são verdadeiros.
  • C. Somente os itens 2, 3 e 4 são verdadeiros.
  • D. Somente os itens 2 e 4 são verdadeiros.
  • E. Somente os itens 1, 2 e 3 são verdadeiros.

Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir.

O governo eletrônico provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos, deixando de fora parte considerável da população.

  • C. Certo
  • E. Errado
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