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Administração Pública - Planejamento estratégico - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Na montagem da estratégia organizacional para uma instituição pública, a avaliação das variáveis externas, consideradas não controláveis, envolve a análise do ambiente social, político, econômico e legal. As variáveis internas, por outro lado, estão relacionadas
ao comportamento das pessoas frente aos novos desafios para o setor público brasileiro.
às estruturas e processos organizacionais existentes na organização pública.
ao tipo de tecnologia de informação adotada pela organização pública.
às normas impostas e regras estabelecidas pela legislação vigente.
à situação do modelo de gestão adotado pelo poder político governamental.
Administração Pública - Planejamento estratégico - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O planejamento estratégico do GDF resume-se em promover a valorização e o controle social.
O Decreto nº 27.691/2007 é o intermediador de uma proposta de modelo de gestão produtiva no GDF.
O planejamento estratégico do GDF é entendido como a busca de resultados, independe de qual caminho deve-se seguir.
deve-se seguir. (D) A proposta de modelo de Gestão para Resultados, instituída no GDF por meio do Decreto nº 27.691/2007, é consolidada pelo Planejamento Estratégico da SEGPLAN.
O Planejamento Estratégico do GDF organiza as ações do Modelo de Gestão para Resultados instituídos no GDF, por meio do Decreto nº 27.691/2007.
Assinale a opção correta, a respeito dos processos de centralização e descentralização na administração pública.
Quando ocorrem erros sucessivos em níveis abaixo da gerência, deve-se centralizar a estrutura e transferir todo o comando para os gerentes que têm mais experiência e capacidade.
Ao se descentralizar uma estrutura, corre-se o risco de se interromper o fluxo das informações.
A centralização das informações, em uma organização, favorece a atuação de funcionários inteligentes e perspicazes.
Ao buscar centralizar ou descentralizar a estrutura administrativa de determinada instituição, o gestor enfrenta o seguinte dilema: divisão do trabalho versus coordenação.
A centralização é o único meio possível para se coordenar a tomada de decisão em uma organização.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Com relação à passagem do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, considere as afirmativas abaixo.
I. Apesar da forte tendência de flexibilização, não houve ruptura com o modelo burocrático, tendo em vista que a lógica de ação predominante nas organizações continua sendo voltada para o cálculo utilitário de consequências, associado à racionalidade formal.
II. As organizações ditas pós-burocráticas ainda estão fortemente vinculadas à autoridade racional- legal, base do modelo criado por Max Weber.
III. A organização pós-moderna teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas conectadas pelas tecnologias de informação.
IV. A liderança nas organizações pós-burocráticas é facilitadora e solucionadora de conflitos e problemas, baseando-se na abertura, participação, confiança e comprometimento.
V. O tipo organizacional pós-burocrático é representado por organizações simbolicamente intensivas, produtoras de consenso por meio da institucionalização do diálogo.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
II e IV.
III, IV e V.
I, II, IV e V.
I, II, III e IV.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Analise as afirmativas:
I. O conteúdo das atividades desempenhadas pelo administrador é fixo, ou seja, não varia de acordo com o nível organizacional.
II. O tipo de organização também influencia o trabalho de um administrador. Existem algumas diferenças entre o trabalho desempenhado por um gestor público e o de um administrador de uma empresa privada com fins lucrativos.
III. Os administradores de empresas têm como principal indicador da competitividade e desempenho da organização a maximização dos lucros, ao passo que as organizações públicas e não lucrativas respondem a objetivos mais difíceis de medir, como universalização, equidade e justiça.
IV. Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais, entre eles, pode-se destacar os papéis interpessoais, informacionais e decisórios.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III, IV
I, II, III
I, II, IV
I, III, IV
II, III, IV
Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir.
Processos de accountability, tanto política quanto democrática, são formas escolhidas pelos governos eleitos para estruturar o Poder Executivo.
Em relação à documentação e avaliação do desenho e da eficácia operacional dos controles, segundo a Seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley, o auditor independente deve considerar o processo da administração para definir quais controles devem ser testados. Esses controles devem incluir:
1. controles sobre o início, a autorização, o registro, o processamento e a divulgação das contas contábeis e as afirmações correspondentes, incorporadas nas demonstrações financeiras. 2. controles sobre a seleção e a aplicação de políticas contábeis que estejam de acordo com os princípios contábeis. 3. programas e controles antifraudes. 4. controles sobre transações não rotineiras e não sistemáticas, tais como contas que envolvam julgamentos e estimativas. Assinale a alternativa correta.Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir.
O governo eletrônico provoca uma integração daqueles que possuem mais recursos, deixando de fora parte considerável da população.
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