Questões de Administração Pública

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Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

A implantação do modelo GESPÚBLICA fomenta a realização de autoavaliações pela organização pública e cria referenciais comparativos entre as congêneres.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às convergências entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas abaixo.

I. Deve-se gerir um órgão público como quem administra uma empresa, isto é, buscando compatibilizar custos e resultados, atuar com os olhos no clienteconsumidor e tomar decisões rápidas para aproveitar oportunidades de mercado.

II. A gestão pública funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de focar necessidades especiais dos cidadãos.

III. Os órgãos públicos existem para servir a todos igualmente, independentemente da capacidade de pagar pelo serviço prestado, o que pode dificultar alcançar a agilidade e a eficiência das empresas privadas.

IV. Os órgãos públicos devem operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.

V. Os servidores públicos estão submetidos a normas jurídicas e a condições de trabalho que impedem sua responsabilização diante das possíveis falhas no atendimento aos cidadãos.

Estão corretas SOMENTE

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III e V.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I, III e V.

Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

O foco em resultados, um dos critérios adotados pelo modelo GESPÚBLICA, confirma que a excelência nos serviços públicos se pauta em critérios similares aos preconizados pela iniciativa privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável

  • A.

    investir em novas Tecnologias da Informação.

  • B.

    incentivar os fluxos descendentes de informação.

  • C.

    concentrar o fluxo de informação oficial na Intranet.

  • D.

    fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informação.

  • E.

    eliminar os fluxos informais de informação.

Julgue os itens a seguir, com relação à excelência nos serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública.

O Estado do bem-estar, ao buscar o atendimento ao cidadãocliente pela gestão pública, preconiza a intervenção estatal como mecanismo de mercado válido para proteger determinados grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se analisa o ambiente de tarefa de uma organização, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar,

  • A.

    os fatores políticos, econômicos, demográficos e ecológicos.

  • B.

    as oportunidades, as ameaças, os recursos disponíveis, assim como as coações e contingências.

  • C.

    os fatores tecnológicos, legais e sociais que influenciam toda organização.

  • D.

    o ambiente macroecômico e o perfil dos concorrentes.

  • E.

    os usuários, os fornecedores, assim como as agências reguladoras.

A respeito da administração de recursos materiais, cujo objetivo é aperfeiçoar a entrada e saída de recursos da organização, com eficiência e eficácia, julgue os próximos itens.

Em um órgão público, o modelo de inventário rotativo do estoque proporciona ao gestor uma noção próxima da realidade da quantidade de itens armazenada no estoque.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à administração pública, julgue os itens seguintes.

A administração pública pode publicar edital prevendo data e local de realização de prova objetiva de concurso público e deixar de realizar o certame ou cancelá-lo, ainda que não se verifique qualquer irregularidade no processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão pública, ao contrário da gestão privada, é obrigada a

  • A.

    respeitar a Constituição Federal.

  • B.

    agir apenas de acordo com o que a lei permite.

  • C.

    seguir o princípio da Pluralidade.

  • D.

    oferecer seus serviços gratuitamente.

  • E.

    publicar periodicamente balanços sociais.

A aplicação da técnica de reengenharia à gestão pública visa a

  • A.

    mudanças estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizações.

  • B.

    introdução contínua de mudanças organizacionais visando a redução de custos.

  • C.

    extinção da estrutura departamental das organizações.

  • D.

    descentralização da gestão do conhecimento estratégico das organizações.

  • E.

    racionalização e centralização dos processos organizacionais.

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