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Administração Pública - Governo eletrônico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Entre os princípios e as diretrizes gerais do governo eletrônico no âmbito do governo Federal incluem-se
o estímulo à inclusão digital, a inexistência de compartilhamento de recursos entre órgãos públicos e a consideração do legado de sistemas existentes.
a promoção da cidadania, uma maior transparência dos atos governamentais e a ausência de intercâmbio com outros níveis de governo e outros poderes.
a racionalização no uso de recursos, a gestão do conhecimento e a desconsideração do legado de sistemas existentes.
o estímulo à inclusão digital, a promoção da utilização de software livre e a interoperabilidade.
o compartilhamento de conhecimentos estratégicos e o arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas, bem como a unificação tecnológica de sistemas e software de um único fornecedor.
Administração Pública - Governo eletrônico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem a respeito do accountability e do governo eletrônico.
O gestor público, ao instituir o governo eletrônico, tem como um de seus objetivos fomentar a democratização da informação.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
O Prêmio Nacional de Qualidade é focado em um modelo de excelência em gestão (MEG) e tem como um dos fundamentos da excelência o aprendizado organizacional, pois busca alcançar novo patamar de conhecimento para a organização mediante a reflexão e o compartilhamento de experiências.
Dentre as práticas orientadas para a modernização da Administração Pública, a mais adequada ao aumento da transparência e eficiência dos serviços públicos para o cidadão é
a descentralização dos serviços para as burocracias municipais.
a privatização das políticas sociais para organizações com fins lucrativos.
a redução de custos e racionalização dos serviços por meio de técnicas de downsizing.
o oferecimento de serviços públicos por meio de políticas de governança eletrônica.
a implementação de políticas de valorização das carreiras estratégicas em todas as áreas da Administração Pública.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
O conhecimento e o entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para esse cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade, não é um fundamento de excelência da gestão pública brasileira, pois seu foco está nos cidadãos e não na concepção privada de cliente.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.
Na avaliação do PNGP, foi avaliado o tempo médio de solução de problemas e do atendimento às necessidades dos clientes ou da implementação de ação corretiva com eficácia comprovada e relatada ao cliente, no caso, o cidadão. Nesse caso, o critério avaliado é o da sociedade.
Uma correta análise da adoção da chamada Nova Gestão Pública, pelo Brasil, revela que:
em sua forma original, a Constituição Federal de 1988 já disponibilizava a base legal suficiente para a implementação daquele novo modelo de gestão, sem a necessidade de reformas.
toda a máquina pública passou a adotar o controle por resultados, razão pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e orçamentário até então existentes.
com o aumento da descentralização, visava-se reduzir o nível de accountability a que se submeteriam os órgãos reguladores.
no plano federal, a implementação das Organizações Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo país, prestando serviços públicos essenciais.
o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos serviços públicos, buscando, preferencialmente, a descentralização, a desburocratização e o aumento da autonomia de gestão.
No serviço público, a gestão pela qualidade total contribui para a eficácia organizacional. Julgue os itens a seguir, relativos às ferramentas da gestão de qualidade.
A folha de verificação apresenta uma lista de itens a serem conferidos. Esse recurso é utilizado para obter os dados de itens defeituosos e a localização de causas dos defeitos.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A quantidade de autuações realizadas na área de atuação do órgão público, no que tange aos aspectos ambientais, é um exemplo de indicador de desempenho.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
O formalismo da burocracia expressa-se no fato de que a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, as quais definem com precisão as relações de mando e subordinação, distribuindo as atividades a serem executadas de forma sistemática, tendo em consideração os fins visados.
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