Questões de Administração Pública

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Entre os princípios e as diretrizes gerais do governo eletrônico no âmbito do governo Federal incluem-se

  • A.

    o estímulo à inclusão digital, a inexistência de compartilhamento de recursos entre órgãos públicos e a consideração do legado de sistemas existentes.

  • B.

    a promoção da cidadania, uma maior transparência dos atos governamentais e a ausência de intercâmbio com outros níveis de governo e outros poderes.

  • C.

    a racionalização no uso de recursos, a gestão do conhecimento e a desconsideração do legado de sistemas existentes.

  • D.

    o estímulo à inclusão digital, a promoção da utilização de software livre e a interoperabilidade.

  • E.

    o compartilhamento de conhecimentos estratégicos e o arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas, bem como a unificação tecnológica de sistemas e software de um único fornecedor.

Julgue os itens que se seguem a respeito do accountability e do governo eletrônico.

O gestor público, ao instituir o governo eletrônico, tem como um de seus objetivos fomentar a democratização da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

O Prêmio Nacional de Qualidade é focado em um modelo de excelência em gestão (MEG) e tem como um dos fundamentos da excelência o aprendizado organizacional, pois busca alcançar novo patamar de conhecimento para a organização mediante a reflexão e o compartilhamento de experiências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as práticas orientadas para a modernização da Administração Pública, a mais adequada ao aumento da transparência e eficiência dos serviços públicos para o cidadão é

  • A.

    a descentralização dos serviços para as burocracias municipais.

  • B.

    a privatização das políticas sociais para organizações com fins lucrativos.

  • C.

    a redução de custos e racionalização dos serviços por meio de técnicas de downsizing.

  • D.

    o oferecimento de serviços públicos por meio de políticas de governança eletrônica.

  • E.

    a implementação de políticas de valorização das carreiras estratégicas em todas as áreas da Administração Pública.

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

O conhecimento e o entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para esse cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade, não é um fundamento de excelência da gestão pública brasileira, pois seu foco está nos cidadãos e não na concepção privada de cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

Na avaliação do PNGP, foi avaliado o tempo médio de solução de problemas e do atendimento às necessidades dos clientes ou da implementação de ação corretiva com eficácia comprovada e relatada ao cliente, no caso, o cidadão. Nesse caso, o critério avaliado é o da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma correta análise da adoção da chamada Nova Gestão Pública, pelo Brasil, revela que:

  • A.

    em sua forma original, a Constituição Federal de 1988 já disponibilizava a base legal suficiente para a implementação daquele novo modelo de gestão, sem a necessidade de reformas.

  • B.

    toda a máquina pública passou a adotar o controle por resultados, razão pela qual foram descontinuados alguns mecanismos de controle financeiro e orçamentário até então existentes.

  • C.

    com o aumento da descentralização, visava-se reduzir o nível de accountability a que se submeteriam os órgãos reguladores.

  • D.

    no plano federal, a implementação das Organizações Sociais sagrou-se vitoriosa, havendo, hoje, milhares delas espalhadas pelo país, prestando serviços públicos essenciais.

  • E.

    o Estado tinha por objetivo atuar mais como regulador e promotor dos serviços públicos, buscando, preferencialmente, a descentralização, a desburocratização e o aumento da autonomia de gestão.

No serviço público, a gestão pela qualidade total contribui para a eficácia organizacional. Julgue os itens a seguir, relativos às ferramentas da gestão de qualidade.

A folha de verificação apresenta uma lista de itens a serem conferidos. Esse recurso é utilizado para obter os dados de itens defeituosos e a localização de causas dos defeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A quantidade de autuações realizadas na área de atuação do órgão público, no que tange aos aspectos ambientais, é um exemplo de indicador de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

O formalismo da burocracia expressa-se no fato de que a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, as quais definem com precisão as relações de mando e subordinação, distribuindo as atividades a serem executadas de forma sistemática, tendo em consideração os fins visados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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