Lista completa de Questões de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - o Período militar e a segunda reforma: Decreto-Lei 200 (1967) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
A Reforma Administrativa de 1967, materializada no Decreto-lei n.º 200 do mesmo ano, transferiu vários tipos de atividades para as entidades da administração indireta, mas, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, promoveu a descentralização de tarefas executivas, mediante contratos com a iniciativa privada.
Administração Pública - Controles interno e externo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades, exceto:
avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional;
julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por bens, dinheiros e valores públicos.
A respeito da administração pública, julgue os itens subseqüentes.
Apesar das muitas semelhanças, o modelo de administração pública gerencial não se confunde com o modelo adotado na administração privada.
Administração Pública - o Período militar e a segunda reforma: Decreto-Lei 200 (1967) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do processo de reforma da administração pública brasileira, assinale a opção correta.
A reforma iniciada pelo Decreto n.º 200/1967 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, e pode ser considerada como o começo da administração gerencial no Brasil.
A reforma iniciada em 1967 propunha a centralização do poder e o fim da administração indireta.
Com a edição do Decreto n.º 200/1967, o concurso público passou a ser o único meio de contratação de pessoal para o serviço público.
Com a redemocratização do Brasil, em 1985, o país passou imediatamente do modelo de administração burocrática para o gerencial.
A Constituição Federal de 1988 acabou com a rigidez burocrática e possibilitou a adoção de técnicas modernas da administração gerencial, como a instauração do regime jurídico único para os servidores públicos federais.
Administração Pública - o Período militar e a segunda reforma: Decreto-Lei 200 (1967) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.
Na reforma administrativa promovida pelo regime militar, que teve como referência o Decreto-lei n.º 200/1967, adotou-se uma estratégia de centralização, da qual decorreu uma contração da intervenção estatal, associada à consolidação de uma tecnocracia de importância estratégica no âmbito da administração direta.
Administração Pública - Orçamento participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.
Entre as maiores restrições apontadas em relação ao chamado orçamento participativo, destacam-se a pouca legitimidade, haja vista a perda de participação do Poder Legislativo, e a maior flexibilidade na programação dos investimentos.
Administração Pública - Orçamento participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.
As experiências em matéria de orçamento participativo têm demonstrado que o emprego dessa metodologia pode resultar em mais racionalidade na seleção de prioridades que o emprego de processos convencionais de elaboração das propostas orçamentárias. No orçamento participativo, constata-se, por exemplo, que a partilha dos recursos é orientada segundo a população carente e a população total de cada região.
Administração Pública - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais as organizações públicas buscam instrumentos de gestão que possibilitem o alcance de resultados que vão ao encontro de objetivos sociais. Esses objetivos são avaliados a partir de pressupostos de eficiência, eficácia e efetividade. Julgue os itens a seguir, a respeito da avaliação e da mensuração do desempenho governamental e dos processos participativos de gestão pública.
A moderna avaliação e mensuração do desempenho governamental, por exemplo, no que tange à construção de um hospital, buscará apreciar não somente a conformidade legal do processo licitatório e que a construção seja feita na melhor relação entre qualidade e preço. Deverá ser observado se o empreendimento atendeu aos anseios das pessoas que dele se servirão e se ele conseguiu trazer benefícios à população.
Por meio do orçamento participativo,
Desde o governo de Getúlio Vargas, diversas modificações ocorreram nas dimensões estruturais e culturais da máquina administrativa brasileira. Acerca dessas modificações e da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.
A implantação da administração pública burocrática é uma conseqüência da emergência de um capitalismo moderno no Brasil à época.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...