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A respeito da administração pública, julgue os itens a seguir.
Uma administração pública em que a corrupção não é reprimida, ainda que atenda a critérios de eficiência e eficácia, não pode ser enquadrada no modelo de administração gerencial.
Administração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens subseqüentes.
Um dos objetivos do mapeamento de competências éAdministração Pública - Gestão por competências ou gestão do desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens subseqüentes.
Entre as estratégias que podem ser utilizadas para identificar as competências organizacionais e humanas, incluem-se a pesquisa documental, a coleta de dados com pessoas-chave da organização, as entrevistas, a observação, os grupos focais e o questionário estruturado.
Administração Pública - Gestão por resultado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta no que se refere à gestão de resultados na produção de serviços públicos.
A implementação de mecanismos de avaliação institucional garante uma boa prática de gestão pública.
A gestão pública por resultados busca o alcance dos resultados, já que considera, para fins dessa técnica de gestão, resultado igual a produto.
Os indicadores utilizados na gestão pública por resultados têm como finalidade exclusiva o monitoramento do atingimento dos resultados propostos em seus objetivos.
A adoção da gestão pública por resultados limita a autonomia do gestor público na forma como implementar a produção dos serviços públicos, em função dos resultados acordados.
A gestão pública por resultados desenvolveu-se como uma estratégia que tem início no momento do planejamento estratégico e vai até o processo de
Administração Pública - Programa Nacional de Desburocratização (1979) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Desde o governo de Getúlio Vargas, diversas modificações ocorreram nas dimensões estruturais e culturais da máquina administrativa brasileira. Acerca dessas modificações e da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.
O Programa Nacional de Desburocratização (PRND) buscou revitalizar e agilizar as organizações do Estado. Suas ações foram voltadas para simplificação das práticas administrativas e para maior estatização, consolidando assim os esforços estimulados pelo Decreto-lei N.º 200/1967.
Administração Pública - Controles interno e externo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O controle interno, para que cumpra com sua finalidade principal, é essencial que atue com ampla liberdade e independência, não ficando restrito ao controle orçamentário e legal, mas também opinando sobre a conveniência e a oportunidade da consumação dos atos administrativos. Constitui finalidade do controle interno
omitir-se na denúncia de atos de improbidades ou não comunicá-los à administração para as providências.
apoiar as ações que não observam a detecção de conluio de servidores nas fraudes e irregularidades.
avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
abster-se em controlar as operações de crédito, avais e garantias, bem como os direitos e haveres da União.
deixar de apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
Administração Pública - Gestão por resultado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da administração pública, julgue os itens a seguir.
Na gestão por resultados, deve-se procurar equilibrar os instrumentos de controle utilizados antes da ação governamental com aqueles voltados para o monitoramento e a avaliação a posteriori.
Nos anos 1990, a administração pública brasileira passou por um processo de mudanças, de um modelo burocrático, no qual a ênfase recaía no controle formal de processos, para um modelo de administração gerencial, com ênfase no controle de resultado. O diagnóstico dos problemas organizacionais do chamado aparato do estado, e os objetivos dessa mudança no governo federal foram apresentados no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em 1995. A estratégia de transição para uma administração pública gerencial definida no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado contemplava um programa de "publicização" dos serviços não-exclusivos do Estado com objetivos de
I. transferir para o setor público não-estatal serviços não-exclusivos do setor estatal.
II. privatizar empresas estatais.
III. obter uma maior parceria entre o estado e a sociedade.
IV. criar agências autônomas.
V. aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
I, II e III.
II e IV.
II, III e IV.
II e IV.
A respeito do paradigma do cliente na gestão pública, assinale a opção correta.
A administração pública com foco no cliente visa à construção de uma gestão eficiente, mesmo que os valores democráticos tenham de ser abandonados.
As organizações governamentais recebem claros sinais do mercado e conseguem avaliar facilmente a necessidade dos seus clientes.
A administração pública voltada para o cliente menospreza a qualidade dos serviços, uma vez que o seu objetivo é atender a demanda do cidadão no menor prazo possível.
A gestão com foco no cliente pode ser facilmente adaptada da administração privada para o setor público, desde que a aplicação de alguns princípios básicos que regem as organizações públicas, tais como igualdade e transparência, seja amenizada.
Uma das principais características de uma administração pública com alto desempenho é a reestruturação de seus serviços e processos de trabalho, para satisfazer as necessidades do seus clientes.
A Controladoria Geral da União (CGU) tem, entre outras atribuições, o encargo de avaliar o comportamento administrativo dos órgãos supervisionados e acompanhar os custos globais dos programas setoriais do Governo.
Considerando-se também que é competência do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União, pode-se afirmar:
A atuação da CGU caracteriza-se como o exercício do Controle Interno estabelecido pela Constituição Brasileira.
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