Questões de Administração Pública

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Um critério utilizado para classificação de projetos se baseia no uso que eles terão para a empresa ao longo do processo decisório até sua implantação. Segundo esse critério, nas condições usuais no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    O projeto final, uma vez concluído, não pode mais ser modificado durante a fase de implantação, servindo de parâmetro de comparação com o projeto de viabilidade.

  • B.

    O projeto de financiamento é feito habitualmente com uma perspectiva muito pessimista, para evitar que os financiadores considerem as estimativas resultantes muito favoráveis.

  • C.

    O projeto de financiamento é instruído com formulários padronizados, para facilitar a análise dos órgãos incumbidos de sua apreciação.

  • D.

    A empresa, normalmente, elabora um único projeto de viabilidade, que é quase sempre executado.

  • E.

    As empresas nacionais geralmente fazem o projeto final, que corresponde a uma espécie de orçamento.

No final da segunda metade do século XX se intensificou o debate sobre as características dos modelos de Administração Pública (AP). Sobre as características da chamada AP Burocrática, que as diferenciam da AP Gerencial, pode-se dizer que ela

  • A. orienta-se pelo resultado.
  • B. evita adotar procedimentos rígidos.
  • C. flexibiliza as relações de trabalho.
  • D. identifica e resolve problemas.
  • E. concentra-se no processo.

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.

A autoridade legal-racional é um fundamento da abordagem clássica da administração.

  • E. Errado
  • C. Certo

Considerando os aspectos éticos e profissionais do comportamento de servidores públicos, julgue os itens que se seguem.

A resolução de problemas interdepartamentais, a coordenação entre departamentos e as iniciativas de melhoria contínua são exemplos de como a comunicação horizontal pode contribuir para que as organizações públicas sejam bem sucedidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes ao processo orçamentário.

A distribuição dos limites de saque pela Secretaria do Tesouro Nacional às empresas estatais independentes, integrantes da Lei Orçamentária Anual, deve obedecer à programação orçamentária estabelecida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a “trajetória” das reformas administrativas, modernização administrativa e reforma do Estado no Brasil no século XX, pode-se dizer que

I – o governo Collor foi responsável pela reforma do Estado que gerou descentralização e flexibilização.

II – o governo FHC foi o responsável pela reforma do Estado que construiu o Estado Regulador.

III – o governo Lula foi o responsável pela revitalização do Estado, a partir da criação inédita de Plano de Metas e Planos Nacionais de Desenvolvimento.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. somente I.
  • E. somente III.

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização, diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes ao processo orçamentário.

Justiça e Defesa é uma das áreas temáticas em que o projeto da lei orçamentária anual será dividido, cujo relatório ficará a cargo do respectivo relator setorial.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Plano Diretor da Reforma do Estado de 1995 (PDRE) faz que seja oferecido à sociedade um conjunto de informações dos mais diversos teores. Algumas dessas informações são:

I – número de votos de todos os candidatos que disputam as eleições parlamentares.

II – gastos efetuados pelo Tesouro Nacional.

III – folha de pagamentos e os dados cadastrais dos servidores civis federais.

As afirmativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente II.

A “finalidade” que não pode ser aceita como Controle Interno na Administração Pública é:

  • A. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
  • B. comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal.
  • C. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
  • D. aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa as sanções previstas em lei.
  • E. apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
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