Questões de Administração Pública do ano 2006

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Cabe às Unidades Administrativas o exercício do controle dos bens patrimoniais que tenham sido por elas adquiridos ou das quais estejam de posse. Para controle desses bens, as Unidades Administrativas devem adotar os seguintes procedimentos:

I - atribuir um número de registro para cada bem incorporado, objetivando sua identificação;

II - emitir fichas individuais de bens patrimoniais;

III - registrar todas as transferências de bens, recolhimento para armazenagem, reparação e baixas;

IV - efetuar verificações periódicas dos bens sob a responsabilidade dos encarregados dos setores de localização dos bens;

V - elaborar relações de inventário de bens patrimoniais como comprovantes para o balanço geral.

Os procedimentos recomendados são:

  • A. I, III e V, somente
  • B. I, IV e V, somente
  • C. II, III e IV, somente
  • D. III, IV e V, somente.
  • E. I, II, III, IV e V.

Duas variáveis são fundamentais quando se trata de implementar programas de mudança na administração pública: a governabilidade e a governança. Considerando essa premissa, analise as afirmativas abaixo:

I - Governabilidade diz respeito às condições de legitimidade de um determinado governo para empreender as transformações necessárias.

II - Governabilidade e governança são termos diferentes para definir a capacidade de implantar mudanças.

III - Governança corresponde à capacidade do governo de implementar as mudanças.

IV - Governabilidade relaciona-se ao tempo restante de governo de determinada administração.

V - Governança está relacionada ao perfil do governante que lidera as mudanças.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    II

  • B.

    IV e V

  • C.

    V

  • D.

    I e IV

  • E.

    I e III

As reformas administrativas mais recentes propõem a substituição da desconfiança generalizada nos funcionários públicos por "um grau ainda que limitado de confiança" (Bresser Pereira, 1996). A maior autonomia para administrar teria como contrapartida maior comprometimento dos funcionários com os resultados a serem atingidos e maior transparência das informações sobre o desempenho institucional. É correto afirmar que o instrumento fundamental para implantação dessa mudança é

  • A.

    O Orçamento Participativo.

  • B.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal.

  • C.

    O Contrato de Gestão.

  • D.

    O Orçamento Pluri-anual.

  • E.

    O Estatuto do Funcionário Público.

No que se refere a atividade administrativa considere:

I. Seu fim é o interesse público ou particular e, ainda, o bem da coletividade ou de certos grupos individuais.

II. Não compreende os poderes, dentre outros, de disposição e oneração, especialmente a guarda e o aprimoramento dos bens e serviços a ela submetidos.

III. É regida por princípios obrigatórios: legalidade e publicidade, e facultativos: finalidade e moralidade, além de outros de natureza mista, a exemplo do princípio da impessoalidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II.

  • E.

    II e III.

Em matéria de poderes e deveres NÃO é próprio do Administrador Público o poder e o dever, respectivamente,

  • A.

    regulamentar e o de eficiência.

  • B.

    discricionário e o de prestar contas.

  • C.

    arbitrário e de improbidade.

  • D.

    de polícia e de agir.

  • E.

    vinculado e o de boa administração.

Dentre os princípios da Administração Pública, o que impõe ao agente público, quando no exercício de suas funções, objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal, e o que obriga-o a atuar segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé, denominam-se, respectivamente,

  • A.

    moralidade e impessoalidade.

  • B.

    eficiência e moralidade.

  • C.

    impessoalidade e legalidade.

  • D. impessoalidade e moralidade.
  • E.

    legalidade e eficiência.

Com relação à gestão de resultados, ao paradigma do cliente e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.

A adoção da técnica de benchmarking na administração pública pressupõe o estabelecimento de um padrão ou referência, que pode ser, exemplificativamente, a empresa privada ou a administração de um outro país. Na etapa inicial de planejamento de um projeto de benchmarking, será preciso selecionar o que se quer comparar, escolher com quem se estabelecerá um paralelo e definir o método de obtenção dos dados e das informações pertinentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na Administração Pública, orçamento-programa é aquele que

  • A.

    evidencia os graus de prioridade que foram dados aos programas de investimentos.

  • B.

    dá transparência ao que se pretende gastar ou comprar pelo relacionamento das receitas a arrecadar com as despesas de custeio programadas.

  • C.

    destaca as metas e objetivos que se propõe realizar por meio de um conjunto de programas para os quais devem ser definidos os objetivos a serem alcançados, os custos envolvidos e as fontes de recursos.

  • D.

    destaca o que se pretende realizar com os recursos provenientes das diversas fontes, pelo ato de restringir os gastos e as compras ao montante da receita estimada.

  • E.

    evidencia em primeiro lugar os recursos disponíveis por natureza e fonte de recursos e, em seguida, define a distribuição desses recursos na manutenção da rede de serviços públicos a que se propõe realizar por meio dos programas administrativos.

Acerca da modelagem funcional de dados, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma das funções da modelagem funcional é se preocupar com as entradas e as saídas de um sistema.

  • B.

    A modelagem funcional deve se preocupar com o seqüenciamento de ações, diagramas e com a metodologia de codificação do sistema adotada.

  • C.

    A representação das funções e etapas de um sistema não depende da adoção de um modelo e de uma linguagem de modelagem.

  • D.

    A modelagem funcional não se preocupa com a dependência de valores em um mesmo modelo.

Acerca dos modelos de gestão pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.

O insulamento burocrático é um fenômeno característico de administrações públicas com alto grau de controle social.

  • C. Certo
  • E. Errado
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