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Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considerando a evolução da administração pública em nosso país, bem como as suas experiências de reforma, é correto afirmar que:
ao privilegiar o usuário do serviço público, o Programa Nacional de Desburocratização marcou pelo ineditismo, já que nenhum outro antes dele fora dotado de caráter social e político.
a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administrações direta e indireta, garantindo a profissionalização do serviço público em toda a sua extensão.
a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torná-lo responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social.
a reforma burocrática de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em três dimensões: formas de propriedade, tipos de administração pública e níveis de atuação do Estado.
com a República Velha, deu-se a primeira experiência radical de reforma administrativa, em resposta às mudanças econômicas e sociais que levavam o país rumo à industrialização.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ao assumir o cargo de secretário de administração de estado, João da Silva apresentou uma série de reformas para o governo, todas elas alinhadas com a preocupação de se realizar um acompanhamento mais rigoroso da auditoria de pessoal. Essas ações incluem o estabelecimento de uma política de administração de pessoal embasada no sistema de mérito, a descentralização da administração de governo, a revisão de estruturas, e a racionalização de métodos.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às dimensões estruturais e culturais da máquina administrativa no Brasil desde 1930.
A revisão de estruturas organizacionais na administração pública tem sido frequente entre as reformas administrativas ocorridas no setor público ao longo dos anos.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ao assumir o cargo de secretário de administração de estado, João da Silva apresentou uma série de reformas para o governo, todas elas alinhadas com a preocupação de se realizar um acompanhamento mais rigoroso da auditoria de pessoal. Essas ações incluem o estabelecimento de uma política de administração de pessoal embasada no sistema de mérito, a descentralização da administração de governo, a revisão de estruturas, e a racionalização de métodos.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às dimensões estruturais e culturais da máquina administrativa no Brasil desde 1930.
A primeira reforma proposta no Brasil gerou a expansão empresarial do Estado brasileiro com a instauração de um Estado intervencionista.
Instruções: Para responder às questões de números 41 e 42 utilize a chave a seguir.
A implantação do paradigma pós-burocrático no Brasil orientou-se para o aumento da capacidade de governo, por meio da adoção dos princípios da administração gerencial. Em relação a esses princípios:
I. A principal forma de controle sobre as unidades executoras de políticas públicas é o controle social direto: através da participação em conselhos.
II. O núcleo estratégico das atividades típicas de Estado deve ser convertido em cargos de nomeação política, passando a controlar de forma exclusiva a formulação e a gestão de políticas públicas.
III. As secretarias formuladoras de políticas e as unidades executoras dessas políticas devem ser separadas e a relação entre elas operada por meio de contratos de gestão baseados no desempenho de resultados.
IV. O Estado deve orientar suas ações para o cidadãousuário de seus serviços.
V. Um dos princípios centrais do paradigma pósburocrático é a ênfase no controle de resultados por meio dos contratos de gestão.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
O século XX assistiu ao crescimento sem precedente dos aparelhos burocráticos. Assinale a opção que não é correta acerca da burocracia na perspectiva weberiana.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Com relação à diferença entre a administração pública gerencial e a administração pública tradicional é correto afirmar que a primeira
se utiliza do concurso público como método de recrutamento, enquanto a burocrática só admite essa forma de seleção.
propõe uma maior flexibilização nos procedimentos formais de controle, enquanto a tradicional funciona por meio de mecanismos de controle prévios.
orienta-se para a redução de custos, enquanto a burocrática valoriza a qualidade no atendimento.
é orientada para a obtenção de resultados, enquanto a administração pública burocrática tem como foco o atendimento aos cidadãos.
tolera as práticas costumeiras de administração patrimonial, enquanto a administração burocrática combate fortemente estas práticas.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, possui as seguintes finalidades, exceto:
melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
divulgação e gerenciamento das ações de capacitação.
desenvolvimento permanente do servidor público.
racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.
aumento não-linear da remuneração do servidor público.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Sobre o tema 'governabilidade, governança e accountability', assinale a opção incorreta.
A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático.
Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.
O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade.
As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança.
A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder.
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