Questões de Administração Pública do ano 2012

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A administração pública pós-burocrática está apoiada, em parte, na administração pública burocrática, da qual conserva, embora flexibilizado, o princípio fundamental

  • A.

    da admissão segundo critérios de mérito.

  • B.

    da descentralização dos processos de decisão.

  • C.

    do estímulo financeiro ao exercício da criatividade.

  • D.

    da redução das estruturas hierárquicas.

  • E.

    da delegação de autonomia aos servidores.

Eficiência diz respeito

  • A.

    à maneira maximizada de obter resultados.

  • B.

    à capacidade de fazer as coisas certas.

  • C.

    ao método que traz resultados de uma ação controlada.

  • D.

    aos princípios e maneiras de fazer coisas de forma maximizada.

  • E.

    ao método e ao modo de fazer as coisas direito.

Considerando as características peculiares do sistema de controle interno no âmbito governamental, julgue os itens que se seguem.

Todos os recursos orçamentários e extraorçamentários, geridos, ou não, pela entidade fiscalizada, devem ser incluídos nas tomadas ou prestações de contas dos recursos destinados a essa entidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dadas características abaixo, relativas às precondições operativas da Administração Pública Gerencial

I. A competição entre organizações públicas e entre organizações públicas e privadas.

II. O uso de práticas de gestão provenientes da administração privada.

III. Atenção à disciplina e parcimônia.

IV. Administradores empreendedores sem autonomia para decidir.

verifica-se que está(ao) corretas

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Marque a opção correta para a ação atual e eficiente na Administração Pública.

  • A.

    A transparência na Administração Pública busca tornar os administradores capazes de responsabilizar a organização em que trabalha por todos os erros e ações que ela venha a causar, evitando problemas para si junto ao governo federal, já que a organização é pública.

  • B.

    A posição internalista no aparato governamental diz que o que deve determinar as políticas públicas é a estrutura das organizações existentes em cada estado ou município, a partir da formação profissional do gestor público.

  • C.

    A posição externalista argumenta que o que determina as Políticas Públicas é a estrutura social.

  • D.

    A gestão por resultados, como uma nova tendência da gestão pública, tem como fundamento o controle das ações passo a passo em suas normas e procedimentos.

  • E.

    Desconcentração, para a nova gestão pública, tende a ser um mecanismo capaz de diminuir a delegação de funções para as unidades públicas autônomas.

As Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - são  indissociáveis do Governo Eletrônico, pois sem essas tecnologias não seria possível postular a ideia básica de Governo Eletrônico e nem de sua face ampliada. Dessa forma, relacione os estágios da gestão de Tecnologia da Informação – TI (alternativas I, II e III) com seus respectivo focos na gestão pública.

I. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco na Gestão Interna.

II. A administração dos recursos de informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão.

III. A administração da TI na era da informação possui foco na ação entre governo x cidadania e entrega de serviços via internet.

IV. Administração de Sistemas de Informação na gestão de TI possui foco nos serviços e informações ao cidadão.

É possível afirmar que está(ão) correta(s) apenas

  • A.

    I.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV.

Ao tratar dos mecanismos de comunicação eletrônicos, o governo eletrônico, com serviços e informações prestados pela internet e por outros meios de comunicação, abrangem quatro linhas de ação voltadas: ao cidadão, à eficiência interna, à cooperação, à gestão do conhecimento. Com base nas quatro linhas, a opção voltada à cooperação é:

  • A.

    a que busca vender produtos feitos por Organização Não Governamentais (ONG) de maneira legal.

  • B.

    a que procura oferecer informações e serviços aos cidadões em geral.

  • C.

    a relativa ao funcionamento interno dos órgãos de governo, com destaque para sua utilização nos processos de licitações e contratações em geral.

  • D.

    a que tem a finalidade de integrar os diversos órgãos governamentais, assim como promover a integração com outras organizações públicas, públicas não estatais, e privadas.

  • E.

    a que visa gerar e manter um banco de dados atualizados dos conhecimentos do Governo, para servir como fonte de informação e inovação a gerar melhorias nos processos em geral.

De acordo com o Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão, de lavra da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, indicadores de desempenho devem ser especifi cados por meio de métricas estatísticas, comumente formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Isso posto, a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classifi car as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas refere-se ao seguinte componente básico de um indicador:

  • A.

    Medida.

  • B.

    Fórmula.

  • C.

    Índice.

  • D.

    Padrão de comparação.

  • E.

    Meta.

A responsabilidade pela governança de TI é do (a)

  • A.

    Diretor de TI (CIO).

  • B.

    Presidente da empresa.

  • C.

    Alta administração.

  • D.

    Diretor Financeiro e de TI.

  • E.

    Auditoria.

A respeito do pacto federativo e das relações intergovernamentais, da evolução dos modelos de gestão e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir.

O fortalecimento do federalismo contratual, por meio do estabelecimento de parâmetros nacionais mínimos que garantam o desenvolvimento equitativo entre as regiões, além da criação de metas e mecanismos de monitoramento e implementação, pode solucionar o problema gerado pelo excesso de descentralização na execução de políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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