Questões de Administração Pública do ano 2013

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A Administração pública gerencial, implantada a partir dos movimentos de modernização e reforma do Estado que ganharam ênfase nos anos 1990, possui como características:

  • A.

    descentralização dos processos decisórios, formas flexíveis de gestão, remuneração por desempenho, competição administrativa e orientação para o cidadão- cliente.

  • B.

    concentração dos processos decisórios, aumento dos controles de fluxo de trabalho e foco no treinamento e capacitação dos servidores.

  • C.

    inversão do conceito clássico de hierarquia, com redução dos níveis inferiores e aumento dos intermediários, com ênfase no controle dos processos internos.

  • D.

    verticalização das estruturas organizacionais, com aumento dos níveis hierárquicos superiores, departamentalização e especialização dos setores para tomada de decisões estratégicas.

  • E.

    horizontalização das estruturas organizacionais, centralização dos processos decisórios, introdução de mecanismos de controle de processos e foco no cidadão-cliente.

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

De acordo com a administração pública gerencial, o servidor público trabalha para atender aos cidadãos, considerados consumidores e clientes, mediante a descentralização da decisão e das funções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o desenvolvimento da administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens subsequentes.

A proposta de reforma gerencial contempla a correção das distorções e ineficiências associadas à existência de unidades descentralizadas com muita autonomia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o desenvolvimento da administração pública do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, julgue os itens subsequentes.

Na perspectiva da reforma gerencial, o Estado amplia seu papel de prestador direto de serviços, abstendo-se, porém, do papel de regulador de serviços sociais como educação e saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Representa uma característica da Administração Pública Gerencial:

  • A.

    completa previsibilidade do funcionamento.

  • B.

    profissionalização dos participantes.

  • C.

    especialização da administração.

  • D.

    competência técnica e meritocracia.

  • E.

    práticas administrativas abertas e transparentes.

Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia no setor público:

  • A.

    rígido controle de processos, com segmentação de etapas, evitando-se a atribuição de todas as etapas a uma única equipe.

  • B.

    drástico enxugamento do quadro de pessoal.

  • C.

    ampliação de estruturas, com a criação das denominadas carreiras em “y”.

  • D.

    radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da “folha em branco”.

  • E.

    terceirização em larga escala, priorizando o desempenho de atividades estatais por consultores privados especializados.

Num caso de implantação de um processo de mudança sustentável numa empresa inserida em um mercado competitivo, submetido a constante inovação, uma estratégia para ser bem sucedida precisa enfatizar

  • A.

    a mobilização de todo o nível gerencial através de forças-tarefas coesas.

  • B.

    a elaboração de uma visão única e inquestionável do processo de mudança.

  • C.

    o envolvimento das pessoas através de técnicas de empowerment.

  • D.

    a identificação de novas lideranças capazes de conduzir o processo de mudança de forma integral.

  • E.

    a ancoragem da mudança nas bases da cultura organizacional, evitando reações às rupturas necessárias.

Acerca de teorias e modelos da administração pública, cultura organizacional e tecnologias gerenciais, julgue os itens a seguir.

A reengenharia, uma tecnologia à disposição dos gerentes, refere-se à união da implantação de novos meios tecnológicos à reestruturação e nivelamento hierárquico de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a excelência nos serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

A excelência no serviço público implica o direcionamento das ações públicas para atender e regular continuamente as necessidades dos cidadãos e da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a excelência nos serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

A garantia de atendimento impessoal e padronizado a todos os cidadãos é pressuposto central de excelência no serviço público.

  • C. Certo
  • E. Errado
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