Questões de Administração Pública do ano 2013

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No que se refere às atribuições básicas, aos objetivos e às políticas da área de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

No setor público, programas de capacitação que possibilitem o aprimoramento constante da força de trabalho são conduzidos unicamente pelas unidades de recursos humanos de cada órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a clima e cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.

Não cabe ao gestor público alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento intervindo nos elementos que o compõem, ficando ações desse tipo a cargo dos profissionais de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos principais desafios que se impõe à gestão pública comprometida com resultados é o da produção de indicadores destinados às atividades de diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas e projetos. Constituem-se, além disso, em subsídios para as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população. Há uma classificação dos indicadores. Os indicadores de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade possuem especial interesse nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação dos programas públicos, e se propõem a mensurar

  • A. e qualificar o conjunto de recursos humanos, materiais, institucionais, econômico-financeiros, científicos, tecnológicos etc., necessários à implementação das iniciativas que compõem um plano e sua efetiva utilização no processo de produção.
  • B. o efeito das políticas sociais, ou seja, seu resultado. Buscam dimensionar o impacto dos produtos e serviços na realidade social, estando, portanto, relacionados aos objetivos finais dos programas públicos.
  • C. e traduzir o esforço operacional de alocação e organização dos recursos para obtenção de bens e serviços (produtos) a serem disponibilizados. Possibilita avaliar o percurso e, se necessário, redirecioná-lo.
  • D. e viabilizar a caracterização empírica do contexto socioeconômico e espacial, e evidenciar a gravidade dos problemas, carências e demandas. É preciso construir um retrato amplo e detalhado sobre a situação social vivenciada pela população, para orientar a definição das questões prioritárias a atender, os formatos dos programas a implementar, as estratégias e ações a desenvolver. Constitui-se no ponto a partir do qual se poderá avaliar se o programa está provocando as mudanças e os objetivos previstos.
  • E. a relação insumo-produto. Esse tipo de indicador está relacionado à dimensão da produtividade e tem por objetivo mensurar a relação entre o produto disponibilizado e o resultado alcançado.

O modelo de excelência na gestão pública está alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações. Nesse contexto, dar autonomia para atingir metas e alcançar resultados, assumir riscos, criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de competências são ações relacionadas

  • A.

    à cultura da inovação.

  • B.

    ao foco no cidadão e na sociedade.

  • C.

    ao comprometimento com as pessoas.

  • D.

    à gestão participativa.

  • E.

    ao pensamento sistêmico.

Quando introduzida a gestão por resultado em uma organização pública, é importante evitar a

  • A.

    definição de metas precisas que exijam constante avaliação e revisão dos planos.

  • B.

    segmentação das metas em objetivos menores sob a responsabilidade de setores específicos.

  • C.

    interdependência entre as metas de departamentos, favorecendo a autonomia gerencial.

  • D.

    ênfase na hierarquização da organização e os controles formais voltados a processos.

  • E.

    definição das responsabilidades pelos resultados em agentes específicos.

A respeito de gestão de resultados na produção de serviços públicos, balanced scorecard, comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, e noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos, julgue os próximos

Uma organização que pretende designar um gerente para projeto deverá selecioná-lo, necessariamente, entre os gestores da organização, em função da experiência pregressa na gerência funcional no âmbito organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão de resultados na produção de serviços públicos, balanced scorecard, comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, e noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos, julgue os próximos

Na gestão por resultados na produção de serviços públicos, os contratos de gestão são mais que um convênio e devem ter duração mínima de um ano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de gestão de resultados na produção de serviços públicos, balanced scorecard, comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, e noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos, julgue os próximos

Considere que um gestor público tenha transmitido uma ordem aos seus funcionários e não tenha recebido feedback. Nessa situação, não houve processo de comunicação, visto que o gestor não pôde avaliar o correto entendimento da orientação recebida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de processos, projetos e qualidade em serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

Os processos organizacionais e de trabalho alicerçam a produção dos serviços públicos por meio da combinação integrada de pessoas e atividades que possibilitam a transformação de insumos em resultados para a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão pública, julgue os itens que se seguem.

A gestão por resultados alinha o planejamento, a avaliação e o controle, o que promove eficiência e eficácia na organização e possibilita o aprimoramento da gestão pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
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