Questões de Administração Pública do ano 2014

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No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens. São as seguintes as fases do ciclo de vida de realização do gerenciamento de processos de negócio: planejamento e estratégia, análise de processos, desenho de processos, implantação de processos e monitoramento e controle de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens. Os processos de suporte caracterizam-se pela entrega de valor ao cliente e pela formação da cadeia de valor, podendo percorrer organizações funcionais e departamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens. O refinamento sucessivo de processos, conhecido como drill down, desenvolve-se a partir do contexto mais abstrato, ou macroprocesso, detalhando-o sucessivamente até a parte mais rica em descrição: a atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao gerenciamento de processos de negócio, no contexto da administração pública, julgue os próximos itens. A quebra dos silos e feudos funcionais da gestão corporativa presentes nas estruturas burocráticas das organizações governamentais é uma das consequências diretas da aplicação de práticas e tecnologias de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de desempenho no setor público, julgue o item abaixo. Atualmente, a avaliação de desempenho na gestão pública está associada ao processo de accountability.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto da administração pública gerencial, o accountability refere-se a (ao)

  • A. planejamento estratégico, que é a capacidade de estabelecer políticas de médio e longo prazo e a preocupação com a sua continuidade.
  • B. controle de receitas e despesas por parte do poder público, mantendo o foco sobre a redução de despesas de custeio.
  • C. prestação de contas à sociedade, contribuindo para o controle social por parte dos cidadãos.
  • D. flexibilização de regras da burocracia pública, aumentando a qualidade dos serviços prestados.
  • E. política monetária, responsável pela estabilização da moeda, garantindo a capacidade de consumo da população.

A administração pública gerencial, ou new public management, propõe uma série de prescrições operativas. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

  • A. Centralização do serviços públicos em unidades com capacidades diversas.
  • B. Cumplicidade entre as organizações públicas, evitando que uma se destaque mais do que a outra.
  • C. Desenvolvimento de práticas exclusivas para a administração pública, renunciando às práticas da administração privada.
  • D. Avaliação de desempenho dos servidores e dos resultados da administração pública como um todo.
  • E. Eliminação da frugalidade e da sujeição na administração das contas públicas.

Como as organizações públicas se dedicam à produção de serviços que, normalmente, são heterogêneos, os processos de mensuração e gerenciamento de seus desempenhos tornam-se processos difusos e extremamente complexos. Com base no exposto, a literatura aponta que os indicadores de desempenho devem refletir outcomes e outputs, que avaliam, respectivamente

  • A. impactos e produtos.
  • B. produtos e impactos.
  • C. impactos e finanças.
  • D. eficiência e produtos
  • E. eficiência e finanças.

Julgue os próximos itens, acerca das agências reguladoras e das teorias da regulação. A criação das agências reguladoras advém da política econômica adotada no Brasil na década de 90 do século XX, quando ocorreram privatizações decorrentes do Plano Nacional de Desestatização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o Instrumento "Para Avaliação da Gestão Pública" (Brasil, 2010), diversas características inerentes à natureza pública diferenciam as organizações da administração pública das organizações da iniciativa privada. É incorreto apresentar como característica:

  • A. o controle social é requisito essencial para a administração pública contemporânea em regimes democráticos, o que resulta em garantia de transparência de suas ações e atos e na institucionalização de canais de participação social, enquanto as organizações privadas estão fortemente orientadas para a preservação e proteção dos interesses corporativos (dirigentes e acionistas).
  • B. a administração pública e as organizações privadas não podem fazer acepção de pessoas, devem tratar a todos igualmente e com qualidade. O tratamento diferenciado não é permitido por lei.
  • C. a administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo que não estiver proibido por lei. A legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, para evitar desvios de conduta.
  • D. a administração pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim, as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, detém este poder de constituir unilateralmente obrigações em relação a terceiros.
  • E. as organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.
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