Questões de Administração Pública do ano 2014

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O corpo ou entidade organizacional, no qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado do projeto sob seu domínio, é chamado de

  • A. cliente/usuário.
  • B. patrocinador.
  • C. gerente de portfólio.
  • D. escritório de projeto.
  • E. gerente de programa.

Os órgãos da Administração Pública atendem a sucessivos governos dos mais variados matizes políticos. Essa circunstância não afeta os órgãos administrativos dada a sua característica de

  • A. neutralidade
  • B. parcialidade
  • C. honestidade
  • D. validade
  • E. entidade

O debate sobre a administração pública democrática é um assunto relevante e atual. Em rigor, a administração pública democrática é um tema que:

  • A. surgiu com a reforma do Estado dos anos 1990
  • B. é antigo e pertence à primeira metade do século XX
  • C. se apresentou com a Constituição de 1988
  • D. foi introduzido pelo New Public Management
  • E. resultou da infl uência do socialismo democrático, após a queda do “Muro de Berlim”

A burocracia costuma ser criticada pelo seu distanciamento da população, como se constituísse algo distinto, sem a infl uência dos grupos. Para superar esta limitação, alguns teóricos propuseram o que fi cou conhecido como burocracia representativa. A burocracia representativa signifi ca:

  • A. que a burocracia deve tomar suas decisões ouvindo os segmentos sociais, por meio de conselhos populares
  • B. que a burocracia deve ter, entre os seus quadros administrativos, representantes dos diferentes partidos políticos
  • C. que os funcionários devem ser selecionados observando o critério de proporcionalidade dos segmentos demográfi cos da sociedade
  • D. que a burocracia deve tomar suas decisões consultando os populares através de mecanismos tais como caixa de sugestões ou correio eletrônico
  • E. que a burocracia deve ser eleita pelos populares para ocupar as funções públicas do aparelho administrativo

A ideia de transparência nos negócios públicos tem sido fortemente estimulada em todo o mundo. Leis se têm produzido, inclusive no Brasil. Este tipo de preocupação faz parte do E-govern sob as seguintes perspectivas, dentre as abaixo relacionadas:

  • A. de processos e do cidadão
  • B. da cooperação e do cidadão
  • C. da gestão do conhecimento e da cooperação
  • D. da cooperação e de processos
  • E. da gestão do conhecimento e do cidadão

Segundo alguns estudiosos que refl etem sobre a administração pública brasileira, estaria havendo um processo de retorno ao patrimonialismo, no bojo do discurso antiburocrático. A dominação patrimonial é defi nida como apoiada:

  • A. na existência de um quadro administrativo puramente pessoal, formado por companheiros ou súditos, recrutados por critério de afetividade, lealdade e confi ança
  • B. nas condições materiais dos dirigentes públicos, cujo patrimônio elevado e o apoio fi nanceiro aos políticos nos processos eleitorais lhes concede o direito aos postos e cargos.
  • C. na crença de que algumas pessoas por sua qualifi cação e prestígio têm o direito de assumir os cargos públicos e conduzi-los de acordo com seu próprio entendimento acerca das questões que lhe são colocadas para apreciação e decisão
  • D. em processos de escolha em que o soberano faz a indicação de pessoas para os cargos públicos do reino de acordo com critérios de conhecimento, sabedoria e grande discernimento, demonstrados no convívio da corte
  • E. nos setores armados da sociedade feudal, em particular nos senhores feudais, que indicam os servos mais judiciosos para os cargos públicos, de acordo com processos abertos e convites do próprio soberano

“Para que esses antagonismos, essas classes com interesses econômicos colidentes não se devorem e não consumam a sociedade em uma luta estéril, faz-se necessário um poder colocado acima da sociedade, chamado a amortecer o choque e a mantê-lo dentro dos limites da ´órdem`. Este poder, nascido da sociedade, mas posto acima dela, e dela se distanciando cada vez mais, é o Estado”. Esta defi nição sobre a origem e função do Estado é de:

  • A. John Locke
  • B. Thomas Hobbes
  • C. Maquiavel
  • D. Max Weber
  • E. Friedrich Engels

Assinale a alternativa que indica a ação da Administração Pública que prioriza a promoção da cidadania, com base nos meios eletrônicos.

  • A. Burocratiza as formas de comunicação com a sociedade em geral.
  • B. Reduz a eficácia da gestão pública.
  • C. Impacta a governança de forma negativa.
  • D. Aumenta custos e reduz a eficiência administrativa.
  • E. Promove o accountability governamental.

Quanto à transparência na Administração Pública, analise as afirmativas a seguir. I. Incentiva a participação popular por meio de audiências públicas durante os processos de elaboração e discussão dos planos, das Leis de Diretrizes Orçamentárias e dos orçamentos. II. Dá pleno conhecimento e libera, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público. III. Adota sistemas integrados de administração financeira e de controle, que atendam ao padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Legislativo da União. Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

A política de governo eletrônico está baseada em normas que priorizam a cidadania. Assinale a alternativa que apresenta os fundamentos dessas normas.

  • A. Eficiência da gestão interna, integração com parceiros e fornecedores e atendimento aos cidadãos.
  • B. Gestão do conhecimento, melhoria da gestão externa e atendimento aos clientes.
  • C. Melhoria da gestão interna e externa, foco na burocracia e formalismo processual.
  • D. Necessidade de atualização com o mundo moderno, estrutura verticalizada e atendimento aos clientes.
  • E. Aperfeiçoamento da sistemática processual, estrutura hierarquizada e foco na gestão do conhecimento.
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