Questões de Administração Pública do ano 2014

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No que diz respeito à gestão de pessoas no setor público e ao SIAPE, julgue os itens que se seguem. A contratação de empresas que disponibilizam colaboradores que poderão atuar em conjunto com os servidores do órgão público é tendência no serviço público, de acordo com as novas políticas de gestão de pessoas e a orientação do Tribunal de Contas da União.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considera-se inovação da denominada “Nova Gestão Pública”:

  • A. a centralização das decisões nos órgãos político- administrativos.
  • B. o estrito controle de procedimentos.
  • C. a padronização de decisões.
  • D. a alta especialização dos servidoresemcarreiras.
  • E. o uso de contratos de gestão.

Sobre os critérios de avaliação de programas e projetos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  • A. A eficácia procura avaliar o grau em que os benefícios de um programa estão sendo distribuídos de maneira justa e compatível com as necessidades do usuário.
  • B. A eficiência é a medida do grau em que o programa atinge os seus objetivos e metas.
  • C. A eficiência mede a capacidade de continuidade dos efeitos benéficos alcançados através do programa social, após o seu término.
  • D. A efetividade indica se o projeto tem efeitos (positivos) no ambiente externo em que interveio, em termos técnicos, econômicos, socioculturais, institucionais e ambientais.
  • E. A eficácia é termo originado nas ciências econômicas que significa a menor relação custo/benefício possível para o alcance dos objetivos estabelecidos no programa.

Os serviços públicos estão submetidos a alguns princípios gerais comuns de funcionamento que lhes impõem uma ética do interesse geral, diferenciando-os das atividades privadas lucrativas.

O princípio que obriga os gestores do serviço a não fazer discriminação ou favoritismo em função das opiniões políticas, opções filosóficas ou convicções religiosas dos usuários do serviço ou de seus agentes é denominado:

  • A. neutralidade e impessoalidade
  • B. continuidade do serviço e eficiência
  • C. moralidade e probidade
  • D. mutabilidade ou adaptabilidade e economicidade
  • E. legalidade e publicidade

As estruturas de remuneração são consideradas internamente equitativas quando determinam pagamentos maiores para as funções que

  • A. utilizam estratégias de ordenamento simples, rápido, compreensível e barato, com critérios objetivos e resultados fáceis de justificar.
  • B. devem ser desempenhadas sob condições adversas e/ou que trazem maiores contribuições para a organização.
  • C. possuem menos diferenciais hierárquicos e que não requerem maiores conhecimentos ou habilidades para sua realização.
  • D. possuem blocos de habilidades que requerem descrições detalhadas, certificados e avaliações com dados precisos em relação ao trabalho.
  • E. possuem conteúdo de trabalho relativamente estável ao longo do tempo e que são desempenhadas por um significativo contingente de colaboradores.

Entre as reformas institucionais e de revisão do papel do Estado Brasileiro, pode-se apontar o processo de privatização. Durante o governo Collor, foram vendidas 18 empresas perfazendo um total arrecadado de, aproximadamente, US$ 5.371 milhões, e os principais setores vendidos foram as produtoras de bens siderúrgicos, petroquímicos e fertilizantes. Esse período corresponde à fase denominada

  • A. primeira fase, ao longo dos anos 80.
  • B. segunda fase, entre 1991 e 1992.
  • C. terceira fase, entre 1993 e 1994.
  • D. quarta fase, entre 1995 e 1997.
  • E. quinta fase, entre 1998 e 2000.

As questões de números 41 a 45 referem-se à Parceria Público Privada no âmbito federal e estadual. O processo de troca de posições ativas e passivas entre o setor privado e o setor público denomina-se

  • A. risco de insolvência.
  • B. ciranda financeira.
  • C. heterodoxia delfiniana.
  • D. maxidesvalorização.
  • E. desequilíbrio congênito.

Em um planejamento estratégico, a avaliação da conjuntura econômica e das tendências políticas se dá na

  • A. formulação dos objetivos organizacionais.
  • B. análise externa do ambiente.
  • C. análise interna da empresa.
  • D. formulação das alternativas estratégicas.
  • E. formulação do plano de ação.

As alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a empresa pode adotar para atingir objetivos globais. De um modo genérico, o planejamento estratégico da empresa refere-se ao produto ou

  • A. ao mercado.
  • B. ao mecanismo regulatório.
  • C. à fixação dos objetivos operacionais da empresa.
  • D. à apreciação das expectativas dos acionistas.
  • E. à diversificação.

O esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo é denominado

  • A. programa de nível mais elevado.
  • B. programa de nível inferior.
  • C. portfólio.
  • D. programa.
  • E. projeto.
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