Questões de Administração Pública do ano 2017

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Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. O modelo de excelência na gestão pública deve gerar valor para todas as partes interessadas por meio do aprimoramento das relações de qualidade e do desenvolvimento das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas últimas décadas, a Administração pública vem buscando a excelência nos serviços públicos, fazendo uso de conceitos, metodologias e ferramentas consagradas, com vistas a atingir o grau ótimo de prestação de serviços ao cidadão. Nesse contexto, o modelo criado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ desenvolveu critérios de excelência

  • A. correspondentes às melhores práticas importadas de organizações modelo, entre as quais o aprendizado organizacional.
  • B. que representam o grau de maturidade dos colaboradores, entre os quais se inclui o pensamento sistêmico.
  • C. que permitem medir o grau de excelência da organização, entre os quais se incluem estratégias e planos.
  • D. utilizados exclusivamente para obtenção de certificação de acordo com a pontuação atribuída a cada um de seus itens.
  • E. consistentes em insumos para aplicação de métodos de gerenciamento de processos, objetivando a otimização dos recursos materiais e humanos disponíveis na organização.

Comparativamente, Governo e Estado são entes diferenciados por várias características. Assinale, entre as alternativas seguintes, a que exprime corretamente uma dessas características.

  • A. O Estado é elemento condutor do Governo.
  • B. O Governo é elemento condutor do Estado.
  • C. O Governo tem atribuições simbólicas.
  • D. O Estado compõe o Governo e representa uma função administrativa.
  • E. Os órgãos do Governo executam sem responsabilidade técnica.

O modelo de Administração pública gerencial, implementado no Brasil a partir dos anos 1990, introduziu algumas inovações em relação ao modelo burocrático, dele se diferenciando, entre outros aspectos, pela

I. possibilidade de contratualização de resultados para ampliação de autonomia das entidades.

II. verticalização das estruturas hierárquicas e combate ao patrimonialismo.

III. meritocracia e controle dos processos administrativos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. III.

Constitui(em) característica(s) própria(s) e inovadora(s) do modelo gerencial de Administração pública, que o diferencia(m) dos outros modelos precedentes:

  • A. combate ao patrimonialismo.
  • B. controle de resultados.
  • C. formalização dos procedimentos.
  • D. profissionalização do corpo técnico.
  • E. hierarquia e meritocracia.

Assinale a alternativa correta.

  • A. São processos típicos da administração pública burocrática a delegação de autoridade e o rígido controle sobre o desempenho.
  • B. A administração pública gerencial é voltada para os processos e procedimentos internos vinculados aos serviços públicos.
  • C. A autorreferência e a promoção dos próprios interesses são consequências da administração pública gerencial.
  • D. A administração pública burocrática tem foco na redução dos custos e na eficiência da administração dos bens e serviços inerentes ao Estado.
  • E. São processos típicos da administração pública gerencial a descentralização e o controle de resultados definidos por contrato.

A Emenda Constitucional nº 19 promoveu uma relevante reforma administrativa no Brasil, pela alteração de diversos dispositivos da Constituição Federal de 1988, incluindo a “eficiência” entre os princípios previstos no caput do art. 37 do texto constitucional e estabelecendo a necessidade de avaliação periódica de desempenho aos agentes públicos. Pode-se dizer que as alterações realizadas pela referida emenda constitucional podem ser mais adequadamente identificadas como modelo de Administração Pública

  • A. Patrimonialista, tendo em vista a preocupação com a guarda do patrimônio público.
  • B. Gerencial, tendo em vista a preocupação com o aumento da eficiência da Administração.
  • C. Neo-patrimonialista, tendo em vista o esforço realizado para a privatização de bens públicos.
  • D. Burocrática, em razão do objetivo de assegurar impessoalidade e eficiência no serviço público.
  • E. Burocrático-social, tendo em vista a necessidade de aumento da eficiência com respeito aos direitos dos cidadãos.

Os modelos são necessários e importantes para um processo de tomada de decisão que seja racional e levem a uma gestão eficiente, eficaz e efetiva. Identifique e assinale a alternativa que não representa um motivo para a utilização de modelos no processo decisório do gestor público.

(Extraído de: Moore, J. H. Tomada de decisão em administração com planilhas eletrônicas, 2005).

  • A. Os modelos forçam os gestores públicos a serem explícitos com relação aos objetivos.
  • B. Os modelos forçam os gestores públicos a considerar em todas as variáveis de uma realidade e não a simplificam.
  • C. Os modelos forçam os gestores públicos a identificarem e registrarem interações e concessões entre as decisões.
  • D. Os modelos forçam os gestores públicos a considerarem que dados são pertinentes para a quantificação das variáveis e a determinação de suas interações.
  • E. Os modelos forçam os gestores públicos a pensar em cuidadosamente sobre variáveis a serem incluídas e suas definições em termos que sejam quantificáveis.

Na administração pública, podem ser utilizados diversos tipos de critérios para agrupamento das atividades em unidades organizacionais. Identifique e assinale a alternativa que representa o critério para departamentalizar atividades repetitivas e altamente especializadas.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  • A. Critério por produto ou serviço.
  • B. Critério por projeto.
  • C. Critério matricial.
  • D. Critério funcional.
  • E. Critério misto.

Assinale a opção correta, acerca das funcionalidades do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

  • A. O usuário que registra documentos no sistema é também responsável pela verificação da conformidade mensal.
  • B. O usuário cadastrado na modalidade de uso geral tem permissão para apenas realizar consultas gerais.
  • C. O perfil auditoria é atribuído ao servidor responsável pelo acompanhamento da execução de contrato.
  • D. O SIASG disponibiliza informações sobre processos licitatórios, cadastro de fornecedores e catálogo de materiais e serviços.
  • E. O nível de acesso 2 — órgão — permite o acesso geral a todos os dados da base do SIASG.
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