Questões de Administração Pública do ano 2017

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Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda medir seu grau de excelência utilizando os conceitos, ferramentas e metodologias preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ. Tal pretensão afigura-se

  • A. viável apenas em se tratando de entidade sujeita ao regime jurídico privado, tais como empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • B. inviável, em face da colidência com os princípios constitucionais que regem a Administração pública.
  • C. cabível, eis que o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.
  • D. de difícil consecução, haja vista a não aderência dos fundamentos preconizados pela FNQ ao “estado da arte” na Administração pública.
  • E. cabível apenas para fins de premiação, em caráter honorífico, para gestores públicos de destaque, não se aplicando para fins de avaliação da organização.

Uma determinada entidade integrante da Administração pública pretende aplicar conceitos de gestão por competências, para recrutamento, avaliação, movimentação e remuneração de seus integrantes. Nesse contexto, uma das principais etapas a serem percorridas consiste no denominado mapeamento de competências, que corresponde

  • A. à prospecção dos melhores profissionais disponíveis no mercado e ao recrutamento e seleção para atuar na organização.
  • B. ao desenho de cargos e funções de acordo com os desafios e oportunidades identificadas com base nos cenários apresentados.
  • C. à identificação da missão e da visão da organização, bem como de suas forças e fraquezas.
  • D. à identificação dos melhores profissionais disponíveis na organização e à alocação dos mesmos em postos estratégicos.
  • E. à identificação das competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho de cada cargo ou função da organização.

A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em

  • A. organizar as demandas sociais.
  • B. realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
  • C. construir alianças políticas.
  • D. julgar os efeitos previstos para uma política pública.
  • E. designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.

Dentre os princípios pertinentes ao serviço público, o princípio da generalidade significa que

  • A. todos os usuários que satisfaçam as condições legais fazem jus à prestação do serviço, sem qualquer discriminação, privilégio, ou abusos de qualquer ordem.
  • B. o Estado deve prestar seus serviços com a maior eficiência possível.
  • C. o destinatário do serviço público deve ser tratado com cortesia e urbanidade.
  • D. os serviços não devem ser suspensos ou interrompidos, afetando o direito dos usuários.
  • E. os serviços devem estar disponíveis a todos.

Com relação a planejamento estratégico e à excelência nos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. A liderança e a constância de propósitos são princípios constitucionais que fundamentam o modelo de excelência na gestão pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue os itens subsecutivos. Os serviços públicos prestados a partir do paradigma do cliente podem ser orientados por missões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue os itens subsecutivos. A prestação eficiente de determinado serviço público é insuficiente para garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:

  • A. torna o processo decisório mais ágil e flexível;
  • B. estimula a aprendizagem dos gerentes médios;
  • C. gera decisões mais consistentes com os objetivos globais da organização;
  • D. reduz os custos e o tempo de implementação das decisões;
  • E. facilita o fluxo de informações e a comunicação organizacional.

Quanto à aplicação do conceito de qualidade no serviço público, assinale a alternativa correta.

  • A. O trabalho com qualidade significa realizar as atividades de acordo com as normas preestabelecidas, independentemente dos resultados obtidos.
  • B. A qualidade depende apenas do esforço e do trabalho individual de cada servidor, independentemente de outros recursos disponíveis.
  • C. Segundo William Edwards Deming, o pai da qualidade, a maioria das falhas nos processos de produção de serviços é de responsabilidade direta das pessoas (causas especiais), enquanto a menor parte pode ser atribuída à má administração (causas comuns).
  • D. A qualidade é um conceito da década de 1970, já ultrapassado e que não mais se aplica à nova gestão.
  • E. O trabalho com qualidade significa ter zelo e cuidado com aquilo que se faz, sabendo com clareza para que serve, a quem se destina e quais níveis de controle são indispensáveis para que se alcance o máximo de resultados com menor esforço, atingindo metas, objetivos e finalidades.

A literatura a respeito de descrição de competências na administração pública sugere que estas sejam redigidas iniciando-se com “verbo” e seu objeto. Todavia, a mesma literatura recomenda atenção na escolha dos verbos. Analise as propostas de competências abaixo.

I Conhecer os serviços da instituição.

II Internalizar os valores dos grupos de trabalho.

III Refletir sobre seu papel na cultura organizacional.

IV Elaborar planilhas de cálculo em editores de planilha.

V Compreender as demandas do cidadão.

VI Propor sugestões de melhorias em reuniões.

As propostas das competências que contêm os verbos mais adequados de acordo com a literatura adotada pelo Governo Federal são

  • A. I e III, somente.
  • B. II e V.
  • C. III e V.
  • D. IV e VI.
  • E. I, II e III.
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