Lista completa de Questões sobre Formação do Estado e da Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação à administração pública brasileira, assinale a opção correta.
Cabe à União exercer a soberania do Estado brasileiro perante todos os seus cidadãos, utilizando, inclusive, em caso de necessidade, meios coercivos.
Em relação ao controle da administração pública federal, os controles contábil, financeiro, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades da administração pública são de responsabilidade exclusiva dos órgãos internos dessa administração.
Os órgãos públicos descentralizam as atividades da administração pública.
A administração pública opera todas as funções necessárias para atingir o objetivo do Estado e satisfazer o interesse público.
Os órgãos públicos podem ser classificados em simples e compostos.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A propósito da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
A reforma administrativa concebida a partir de 1985, com a redemocratização do país, tinha como premissa a necessidade de fortalecimento da administração direta, partindo do diagnóstico da existência de uma multiplicidade de entidades, com alto grau de feudalização, o que inviabilizava a efetiva coordenação das ações governamentais.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com referência aos modelos de administração pública, julgue os seguintes itens.
Raymundo Faoro, em sua clássica obra Os Donos do Poder, ao confrontar o Estado patrimonial com o feudal, já se referia ao sistema patrimonial como aquele que, ao contrário dos direitos, dos privilégios e das obrigações fixamente determinados do feudalismo, prende os servidores em uma rede patriarcal, na qual eles representam a extensão da casa do soberano.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de administração pública, julgue os itens subsequentes.
A descentralização administrativa ocorrida com a divisão da administração pública em direta e indireta possibilitou avanços na gestão pública do país e foi responsável por diminuir o controle federal sobre estados e municípios.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de gestão pública, julgue os itens a seguir.
A função governamental, em regra, distingue-se de outras funções públicas por contemplar três elementos, a saber: responsabilidade pública, caráter público e ações de pequeno e médio alcance.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Existem duas importantes correntes que estudam o Estado: a histórico-indutiva e a lógico-dedutiva. Das alternativas a seguir, o autor que faz parte da segunda corrente é
Vico.
Hegel.
Rosseau.
Engels.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Em nosso país, o processo que permeia a formação do Estado nacional e da administração pública se revela pelas seguintes constatações, exceto:
a administração colonial se caracterizou pela centralização, formalismo e morosidade, decorrentes, em grande parte, do vazio de autoridade no imenso território.
a partir da administração pombalina, pouco a pouco, o empirismo paternalista do absolutismo tradicional foi sendo substituído pelo racionalismo típico do despotismo esclarecido.
a transferência da corte portuguesa, em 1808, e a consequente elevação do Brasil a parte integrante do Reino Unido de Portugal constituíram as bases do Estado nacional, com todo o aparato necessário à afirmação da soberania e ao funcionamento do autogoverno.
a partir da Revolução de 1930, o Brasil passou a empreender um continuado processo de modernização das estruturas e processos do aparelho do Estado.
a República Velha, ao promover grandes alterações na estrutura do governo, lançou a economia rumo à industrialização e a administração pública rumo à burocracia weberiana.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Constata-se uma progressiva descentralização da ação estatal, aproximando e propiciando uma maior participação dos cidadãos no processo decisório das políticas públicas. Uma mudança na Administração Pública para atender a essa forma de atuar deveria contemplar, dentre outros, aos seguintes princípios:
I. Subsidiariedade.
II. Flexibilidade organizacional.
III. Criação de Agência Executiva.
IV. Controle a posteriori.
V. Criação de entes da administração indireta.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
No século XVI, na colônia portuguesa, o emprego público ainda era atributo do nobre de sangue ou do cortesão protegido pelo rei. Para a investidura em muitas funções públicas, era condição essencial que o candidato fosse considerado homem fidalgo, de limpo sangue ou de boa linhagem. O conceito de homens bons, que incluía, além dos nobres de linhagem, os senhores de terras e engenhos, e a burocracia civil e militar, agregava, continuamente, burgueses comerciantes.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.
A estruturação da máquina administrativa no Brasil reflete a forte tradição municipalista do país, cujo ímpeto descentralizante se manifesta, na Constituição de 1988, reforçado pela longa duração do período transcorrido entre 1964 e 1985, marcadamente caracterizado pela associação entre autoritarismo e centralização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...