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O Programa Nacional de Gestão Pública identifica seis categorias básicas de indicadores de avaliação da gestão pública: efetividade, eficácia, eficiência, execução, excelência e economicidade.
I. Efetividade está vinculada ao grau de satisfação, ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral. Está relacionada com a missão da instituição e pode ser encontrada na dimensão estratégica do Plano Plurianual.
II. Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.
III. Eficiência está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e das quantidades exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.
IV. Economicidade é a relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.
V. Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo um elemento transversal.
É correto o que consta APENAS em
III, IV e V.
II, III e IV.
I, II e V.
I, IV e V.
I, II e III.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de 74 a 80.
A contínua busca pela efetividade no serviço público possibilita que a gestão por desempenho ocupe cada vez mais espaço nas organizações governamentais.
É reconhecida por todos a necessidade do desenvolvimento de novas formas de gestão pública que busquem alcançar altos níveis de eficiência, eficácia e efetividade. O conceito de eficiência pode ser associado à(ao)
relação entre recursos e resultados obtidos.
relação entre objetivos pretendidos e resultados atingidos.
capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo.
capacidade da organização de modificar a si própria de maneiras estruturais básicas.
procedimento de prover informação sobre o desempenho, objetivando reorientação.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Ao avaliar um programa de governo, é necessário lançar mão de critérios cuja observação confirmará, ou não, a obtenção de resultados. Assim, quando se deseja verificar se um programa qualquer produziu efeitos (positivos ou negativos) no ambiente externo em que interveio, em termos econômicos, técnicos, socioculturais, institucionais ou ambientais, deve-se usar o seguinte critério:
eficiência.
eficácia.
sustentabilidade.
efetividade.
satisfação do beneficiário.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A quantidade de autuações realizadas na área de atuação do órgão público, no que tange aos aspectos ambientais, é um exemplo de indicador de desempenho.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais as organizações públicas buscam instrumentos de gestão que possibilitem o alcance de resultados que vão ao encontro de objetivos sociais. Esses objetivos são avaliados a partir de pressupostos de eficiência, eficácia e efetividade. Julgue os itens a seguir, a respeito da avaliação e da mensuração do desempenho governamental e dos processos participativos de gestão pública.
Efetividade se relaciona com a conquista dos objetivos desejados por determinada ação estatal, sendo irrelevantes os meios e mecanismos utilizados para se atingir tais objetivos.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Cada vez mais as organizações públicas buscam instrumentos de gestão que possibilitem o alcance de resultados que vão ao encontro de objetivos sociais. Esses objetivos são avaliados a partir de pressupostos de eficiência, eficácia e efetividade. Julgue os itens a seguir, a respeito da avaliação e da mensuração do desempenho governamental e dos processos participativos de gestão pública.
Eficácia na área pública afere em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do conceito de indicadores, julgue os itens seguintes.
Estatísticas públicas tais quais dados censitários ou registros administrativos são matéria-prima para a elaboração de indicadores.
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da administração pública, julgue os itens subseqüentes.
Os pressupostos gerenciais de eficiência e eficácia que podem ser utilizados para aferir a gestão pública são os mesmos que os usados pela gestão privada.
"O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia representa a
instituição fundamental para a eficiente fiscalização dos atos
administrativos e do dinheiro público (...), mesmo considerando-se
a série de problemas relativos aos desenhos estruturais
das instituições públicas brasileiras (...). Compromete-se com
o gerenciamento operacional de seus recursos até a eficácia
de suas decisões."
disponível em http://www.tce.ro.gov.br/nova/publicacoes/artigo1.doc
O texto acima reflete o conceito de duas das principais vertentes da administração estratégica: eficiência e eficácia, cujas principais características podem ser traduzidas pelos(a):
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