Questões sobre Indicadores de desempenho

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O modelo gerencial da Administração Pública objetiva o atendimento das necessidades do cliente-cidadão, ou seja, busca aferir em que medida os resultados de uma ação trazem benefício à população, de forma que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados em detrimento de outros atores sociais. Esse objetivo refere-se ao conceito de

  • A. eficácia.
  • B. efetividade.
  • C. eficiência.
  • D. contingência.

Os indicadores são instrumentos metodológicos que permitem identificar e mensurar aspectos relacionados a certo conceito, situação, fenômeno, problema ou mesmo resultado de uma determinada intervenção na realidade social. Sobre os componentes básicos de um indicador, é correto afirmar:

  • A. Medida é o valor de um indicador em determinado momento.
  • B. Fórmula é a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, os resultados e as consequências dos produtos, processos ou sistemas.
  • C. Índice é o padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.
  • D. Padrão de comparação é o padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.
  • E. Meta é um número orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

A atuação da Administração pública vem sendo, cada vez mais, pautada e avaliada por critérios de eficiência, eficácia e efetividade. Nesse contexto, considere:

I. Uma ação administrativa é considerada eficiente quando contempla o uso racional e econômico de insumos para sua consecução.

II. A efetividade de uma ação administrativa depende do nível de atingimento das metas estabelecidas internamente e não, necessariamente, de seus efeitos externos.

III. A eficácia de uma ação administrativa corresponde ao grau máximo de sucesso da referida ação, consistente na satisfação das necessidades da sociedade em relação àquela demanda.

Esta correto o que consta APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.
  • E. I.

Julgue os itens seguintes a respeito de planejamento e avaliação das políticas públicas. O uso da economicidade como indicador de desempenho visa estabelecer o grau com que o programa atinge as metas e os objetivos traçados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na avaliação de um programa de transferência de renda, é considerado o número de famílias que saíram da pobreza como um indicador de impacto, que se refere a

  • A. accountability.
  • B. eficácia.
  • C. eficiência.
  • D. economicidade.
  • E. efetividade.

Sobre os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, é correto afirmar:

  • A. A eficiência limita-se à avaliação dos recursos empregados, assegurando que eles sejam mínimos.
  • B. A eficácia refere-se à avaliação dos impactos de curto prazo.
  • C. A efetividade compreende a avaliação da implementação das políticas públicas.
  • D. A relação entre os resultados, os impactos e os recursos empregados para alcançá-los diz respeito à eficiência.
  • E. As metas e objetivos estão relacionadas à eficácia.

Com relação aos indicadores de desempenho e de programas, julgue os itens subsecutivos. O IDH é um indicador do tipo sintético.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo gerencial da administração pública é dinamizado por meio da concessão de liberdade gerencial aos gestores públicos, aspecto essencial para que seja garantida a cobrança de resultados e para o estabelecimento de metas e condições de accountability. Eficácia, definida como grau de alcance das metas programadas em determinado período de tempo, é uma das dimensões aferidas por meio dos indicadores de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Visando alcançar o modelo de excelência em gestão pública, a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão pretende revitalizar o GESPUBLICA por meio do desenvolvimento de diversas ações e projetos, além da criação de uma agenda federativa. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Segundo o modelo apresentado no Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores, é imprescindível para o alcance do desempenho ótimo o atendimento dos seis “Es” do desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como as organizações públicas se dedicam à produção de serviços que, normalmente, são heterogêneos, os processos de mensuração e gerenciamento de seus desempenhos tornam-se processos difusos e extremamente complexos. Com base no exposto, a literatura aponta que os indicadores de desempenho devem refletir outcomes e outputs, que avaliam, respectivamente

  • A. impactos e produtos.
  • B. produtos e impactos.
  • C. impactos e finanças.
  • D. eficiência e produtos
  • E. eficiência e finanças.
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