Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública

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A administração pública no Brasil evolui-se por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.

Assim, pode-se afi rmar que a reforma do aparelho do Estado que adotou o modelo de administração gerencial foi orientada predominantemente:

I. pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos.

II. pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

III. pelo rompimento com todos os princípios da administração pública burocrática.

Marque a opção correta.

  • A.

    As afirmativas I e III estão corretas.

  • B.

    As afirmativas II e III estão corretas.

  • C.

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • E.

    Somente a afirmativa III está correta.

Acerca de noções de administração pública, julgue os itens a seguir.

O plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia), elaborado pelo governo de Eurico Gaspar Dutra, foi o primeiro a enfatizar a coordenação nos três níveis: federal, estadual e municipal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da evolução da administração pública e de suas divergências em relação a gestão privada e respectiva estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

A administração pública gerencial, a administração pública burocrática e a administração pública histórica constituem os principais modelos para a gestão do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à passagem do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático, considere as afirmativas abaixo.

I. Apesar da forte tendência de flexibilização, não houve ruptura com o modelo burocrático, tendo em vista que a lógica de ação predominante nas organizações continua sendo voltada para o cálculo utilitário de consequências, associado à racionalidade formal.

II. As organizações ditas pós-burocráticas ainda estão fortemente vinculadas à autoridade racional- legal, base do modelo criado por Max Weber.

III. A organização pós-moderna teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas conectadas pelas tecnologias de informação.

IV. A liderança nas organizações pós-burocráticas é facilitadora e solucionadora de conflitos e problemas, baseando-se na abertura, participação, confiança e comprometimento.

 V. O tipo organizacional pós-burocrático é representado por organizações simbolicamente intensivas, produtoras de consenso por meio da institucionalização do diálogo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, II, IV e V.

  • E.

    I, II, III e IV.

É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial.

 A administração pública gerencial caracteriza-se por ser uma

  • A.

    administração do Estado, sem caráter público, não tendo como objeto o interesse público.

  • B.

    gestão baseada em serviço civil profissional em que os maiores cargos são ocupados pelos detentores de maior saber.

  • C.

    gestão que se destaca pela eficiência e por ser voltada para o atendimento das demandas da sociedade.

  • D.

    gestão voltada para um sistema organizacional e administrativo formal, baseada nos preceitos definidos por Weber.

  • E.

    gestão típica de países pré-capitalistas, onde o patrimônio do gestor se confunde com o patrimônio público.

As análises acerca da especificidade dos modelos de gestão das políticas sociais no Brasil apresentam tendências que percorrem diversos contextos sociais e períodos históricos, atualizando-se neles. Com relação a essa temática, assinale a opção correta.

  • A.

    A gestão em rede tem como base os princípios da gestão setorizada, inviabilizando nova relação entre governo e sociedade.

  • B.

    A gestão gerencial é uma estratégia de gestão de políticas públicas que reforça a eficiência e eficácia das ações do Estado no enfrentamento da questão social.

  • C.

    A gestão burocrático-legal, objeto de reivindicação da classe trabalhadora, tem como marco a Constituição Federal de 1988 (CF).

  • D.

    A gestão patrimonial fundamenta-se na própria formação sócio-histórica, na privatização das esferas do Estado e de acordo com interesses particularizados.

  • E.

    Na gestão democrático-participativa, as decisões no campo das políticas foram revestidas pela racionalidade tecnocrática com aparência de neutralidade e objetividade.

Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100. Há diferenças fundamentais entre a administração de empresas e a administração pública gerencial. Uma delas diz respeito à receita: a das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços; a do Estado resulta principalmente de contribuições obrigatórias, os impostos, sem contrapartida direta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração pública, julgue os itens de 88 a 100. A administração pública brasileira, embora marcada pela cultura burocrática e regida pelo princípio do mérito profissional, não constitui, no seu conjunto, uma burocracia profissional nos moldes weberianos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de Estado, Governo e Administração latino-americano é um dos que mais se destacam no mundo ocidental. Corresponde a uma característica deste modelo a alternativa:

  • A.

    A administração e a burocracia públicas são altamente maximizadas neste modelo.

  • B.

    Dotado de cultura e procedimentos fortalecedores do papel da Administração Pública e de seus servidores.

  • C.

    Foi sempre o mais voltado ao estímulo da competição e ao empreendedor individual.

  • D.

    Os interesses públicos e privados muito próximos sempre foram a marca de sua administração.

  • E. Foi o responsável pela geração do Estado Desenvolvimentista.

Com relação à diferença entre a administração pública gerencial e a administração pública tradicional é correto afirmar que a primeira

  • A.

    se utiliza do concurso público como método de recrutamento, enquanto a burocrática só admite essa forma de seleção.

  • B.

    propõe uma maior flexibilização nos procedimentos formais de controle, enquanto a tradicional funciona por meio de mecanismos de controle prévios.

  • C.

    orienta-se para a redução de custos, enquanto a burocrática valoriza a qualidade no atendimento.

  • D.

    é orientada para a obtenção de resultados, enquanto a administração pública burocrática tem como foco o atendimento aos cidadãos.

  • E.

    tolera as práticas costumeiras de administração patrimonial, enquanto a administração burocrática combate fortemente estas práticas.

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