Lista completa de Questões sobre Modelos teóricos de Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Acerca dos modelos de gestão patrimonialista, burocrática e gerencial, no contexto brasileiro, é correto afirmar:
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
A reforma gerencial do Estado de 1995 aponta três formas de administrar o ESTADO. Assinale a afirmativa que classifica corretamente essas formas:
Administração patrimonialista, administração burocrática e administração gerencial.
Administração burocrática, administração participativa e administração gerencial.
Administração patrimonialista, administração racionalista e administração gerencial.
Administração patrimonialista, administração burocrática e administração inovativa.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.
No século XX, após o advento dos direitos públicos, isto é, aqueles de que gozam todos os cidadãos, fazendo que a propriedade do Estado seja efetivamente pública, a democracia e a administração pública burocrática - concebidas para proteger o patrimônio público - precisavam transformar-se: a primeira deveria ser mais participativa ou mais direta, e a segunda, menos burocrática e mais gerencial.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Constitui característica das políticas de Governo:
Referirem-se à orientação política e governamental que o candidato, ao ser eleito, pretende imprimir a um setor.
Configurarem-se pelo seu caráter de estabilidade e, em geral, tendem a ser alteradas para se ajustarem a um novo contexto histórico.
Serem políticas necessariamente estruturantes e definidas pela normatização legal.
Definirem as premissas que o Estado brasileiro quer ver consagradas para dado setor da sociedade.
Serem aquelas estabelecidas por lei, no processo que envolve ações do Legislativo e do Executivo.
Alguns dos estados brasileiros, por meio de seus governos, têm desenvolvido modelos de estrutura administrativa baseados no princípio gerencial da descentralização, ao invés do modelo baseado na centralização. Isto significa dizer que eles têm buscado:
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação à evolução dos modelos adotados pela administração pública, assinale a opção correta.
As políticas públicas têm um papel estratégico no capitalismo contemporâneo, a ponto de tornar irrealistas as propostas do pensamento neoliberal de substituí-las pela total autocoordenação do mercado.
Privatização do Estado é o direito de que a propriedade do Estado seja pública, isto é, de todos e para todos.
O nepotismo e a corrupção são dois traços inerentes à burocracia, que caracteriza a administração patrimonialista nas sociedades pré-capitalistas.
A consolidação do Estado do bem-estar social nos países desenvolvidos tem possibilitado a redução crescente de sua carga tributária.
A administração pública gerencial abandonou os critérios com base na avaliação de resultados, pela inviabilidade da adoção de indicadores aplicáveis às políticas sociais.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Sobre os modelos de administração pública, sua evolução e seus aspectos conceituais, julgue os seguintes itens.
Impessoalidade, hierarquia, flexibilização de procedimentos, especialização e ênfase nos controles são características dos modelos das organizações burocrático de gestão.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Na história da administração pública brasileira, implantam-se três modelos distintos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. As características desses modelos se mesclam na realidade da administração pública brasileira atual, em que pese suas distintas características teóricas e paradigmáticas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O governo orientado por missões surge em associação às organizações públicas rigidamente dirigidas por normas e regulamentos, enquanto as organizações orientadas por missões são menos rígidas, mais eficazes, criativas e apresentam maior flexibilidade operativa e moral mais elevado.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
No que se refere à administração científica, à teoria clássica, à teoria das relações humanas, à teoria da burocracia e à teoria estruturalista, qual é a seqüência CORRETA de características?
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da administração pública, assinale a opção incorreta.
Considere que determinada cidade teve aumento considerável da criminalidade nos últimos 6 meses. Em decorrência dessa nova realidade, o governo decidiu aumentar a contribuição financeira para a polícia da localidade. Nessa situação, é correto afirmar que tal atitude é característica de uma gestão tradicional de governo.
Enquanto a receita das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços, a receita do Estado deriva de impostos, ou seja, de contribuições obrigatórias, sem contrapartida direta.
Os clientes-alvo a quem o administrador público de uma gestão tradicional mais procura satisfazer são aqueles ligados aos Poderes Legislativo e Executivo, pois é deles que os recursos se originam.
A comunicação pode fluir verticalmente ou lateralmente. Sob a ótica de um governo empreendedor, a comunicação só deverá fluir via rede de comunicação formal; sob a ótica da iniciativa privada, a comunicação pode ser formal ou informal.
Quando um governo estadual investe na reforma dos holofotes de um campo de futebol para implantar um programa de esporte destinado a crianças de risco de delinqüência jogarem à noite, tal ação é de cunho estratégico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...