Questões de Administração Pública da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou no dia 28 de abril de 2011 um site onde publicou os resultados da Pesquisa sobre Responsabilidade Social Empresarial dos Bancos. Nesse estudo, são analisadas as práticas e as políticas das instituições financeiras em relação aos consumidores, trabalhadores e ao financiamento disponibilizado pelas instituições.

No site, o consumidor encontra o relatório completo de tal pesquisa, pode comparar as práticas das instituições financeiras e também enviar um cartão amarelo para o banco como forma de manifestar sua insatisfação.

No contexto da governança corporativa, tem-se que a(s)

  • A.

    transparência apresenta-se como um modelo de gestão para empresas que buscam atingir um nível diferenciado de relação com os investidores e o mercado.

  • B.

    força corporativa de manter uma atitude ética e transparente cria um valor acrescentado que nada influi na atração de investimentos.

  • C.

    governança corporativa se desenvolve num momento em que as empresas não precisam comprometer-se com o padrão de transparência nos negócios.

  • D.

    atuais práticas de governança corporativa veem com indiferença a divulgação de suas informações, embora tais informações sejam uma forma de atrair novos investimentos.

  • E.

    empresas se preocupam com a qualidade e o volume das informações divulgadas para o mercado somente por conta das exigências legais brasileiras.

Na nova estrutura do Estado brasileiro preconizada no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, destaca-se o setor das atividades exclusivas. Este setor

  • A. abrange serviços em que se exerce o poder do Estado de regulamentar, fiscalizar e fomentar.
  • B. corresponde às atividades econômicas voltadas para o lucro que são da alçada do Estado.
  • C. é responsável pela tomada de decisões, pelo planejamento e formulação das políticas públicas.
  • D. prevê a atuação do Estado simultânea a outras organizações públicas não estatais e privadas.
  • E. engloba as atividades de infraestrutura e financeiras compatíveis com a modernização gerencial em curso.

Sobre as linhas gerais da reforma do Estado brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I - A reforma propugna um ajustamento fiscal duradouro que deve ser compensado com políticas públicas redistributivas.

II - As reformas econômicas devem ser orientadas para o mercado a fim de garantir a concorrência interna e as condições para a competição internacional.

III - A reforma é do aparelho do Estado e da previdência, com inovações no âmbito da política social.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de

  • A. preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
  • B. emitir um parecer sem ressalvas no tocante às práticas financeiras e contábeis da organização.
  • C. mapear os controles internos inerentes aos processos contábeis, identificando os riscos existentes.
  • D. revisar os procedimentos executados pela alta administração das empresas com emissão de parecer para os órgãos reguladores.
  • E. preparar a estrutura da organização para a implantação de um sistema de controles internos.

As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)

  • A. diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade.
  • B. indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
  • C. acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.
  • D. participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
  • E. pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.

É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial.

 A administração pública gerencial caracteriza-se por ser uma

  • A.

    administração do Estado, sem caráter público, não tendo como objeto o interesse público.

  • B.

    gestão baseada em serviço civil profissional em que os maiores cargos são ocupados pelos detentores de maior saber.

  • C.

    gestão que se destaca pela eficiência e por ser voltada para o atendimento das demandas da sociedade.

  • D.

    gestão voltada para um sistema organizacional e administrativo formal, baseada nos preceitos definidos por Weber.

  • E.

    gestão típica de países pré-capitalistas, onde o patrimônio do gestor se confunde com o patrimônio público.

A função de compras de uma empresa tem grande importância para a administração, em especial para a administração pública. São objetivos típicos da função de compras, EXCETO o de

  • A.

    obter serviços e mercadorias na quantidade e qualidade necessárias.

  • B.

    obter serviços e mercadorias ao menor custo possível.

  • C.

    garantir a entrega do produto ou serviço por parte do fornecedor.

  • D.

    garantir a armazenagem correta dos produtos.

  • E.

    desenvolver novos fornecedores.

No Brasil, paralelamente à evolução da Administração Pública de um modelo burocrático para um modelo gerencial, percebe-se que cada vez mais a população se aproxima dos aparelhos governamentais. Assim, inicia-se um processo de busca por uma democracia participativa na qual a população exerce o poder não apenas por meio de seus representantes, mas também por meio de uma participação direta.

Pode(m) ser considerado(s) instrumento(s) de participação, controle e avaliação social da ação governamental

  • A.

    o Supremo Tribunal Federal.

  • B.

    as associações de moradores.

  • C.

    os sindicatos.

  • D.

    os conselhos de gestão.

  • E.

    os Tribunais de Conta.

A participação de órgãos e entidades da administração pública no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA efetiva-se mediante

  • A.

    contratação temporária.

  • B.

    contratação administrativa.

  • C.

    convênio de cooperação técnica ou requisição.

  • D.

    adesão ou convocação.

  • E.

    requisição ou convocação.

No período 1930-1970, em que se verificou uma relativa inconsistência entre as novas tarefas assumidas pelo Estado e o ritmo acelerado do progresso tecnológico, ocorreu uma reforma de cunho desenvolvimentista (1967), cuja materialização jurídica se consubstanciava no Decreto- Lei nº 200 e que pretendia substituir a administração pública burocrática por uma administração para o desenvolvimento, com base nos princípios fundamentais abaixo, EXCETO

  • A.

    planejamento.

  • B.

    descentralização.

  • C.

    delegação de competência.

  • D.

    coordenação.

  • E.

    eficácia.

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