Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exercício do controle da gestão pública repousa principalmente na questão dos gastos públicos e orienta os seguintes princípios: universalidade; totalidade; legalidade; imparcialidade; autonomia e independência. Refere-se ao princípio da autonomia a(o)
submissão ao controle de todos os gestores públicos.
obediência aos ditames legais na prática do controle.
independência em relação a todos os agentes políticos.
possibilidade de iniciativa de leis que digam respeito a questões de seu interesse.
desenvolvimento de ações, sem a intromissão de questões de ordem política.
Administração Pública - Responsabilização e prestação de contas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Sobre as Normas de prestação e tomada de contas adotadas na Administração Pública Federal, analise as afirmativas a seguir.
I - Tomada de Contas corresponde ao processo de contas relativo à gestão dos responsáveis por unidades jurisdicionadas da Administração Federal Indireta e daquelas não classificadas como integrantes da Administração Direta Federal.
II - Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos, ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.
III - Prestação de Contas consiste no processo de contas relativo à gestão dos responsáveis por unidades jurisdicionadas da Administração Federal Direta.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
É reconhecida por todos a necessidade do desenvolvimento de novas formas de gestão pública que busquem alcançar altos níveis de eficiência, eficácia e efetividade. O conceito de eficiência pode ser associado à(ao)
relação entre recursos e resultados obtidos.
relação entre objetivos pretendidos e resultados atingidos.
capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo.
capacidade da organização de modificar a si própria de maneiras estruturais básicas.
procedimento de prover informação sobre o desempenho, objetivando reorientação.
Determinado órgão público federal vem adotando medidas para promover a qualificação dos seus servidores, tendo em vista o exercício de atividades de direção e assessoramento. Essa postura atende a uma diretriz específica do(a)
Código de Ética dos Servidores Públicos Civis e Militares.
Manual de Qualificação Nacional no Serviço Público.
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal.
Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Lei Orçamentária Anual.
Com relação ao conceito de bem na gestão de recursos e patrimonial da administração pública, afirma-se que
I - o conceito de bem está relacionado à utilidade, à quantidade e a um valor econômico ou riqueza;
II - os bens são susceptíveis de apropriação, direitos e obrigações podendo ser designados como patrimônio;
III - a gestão do patrimônio imobiliário inclui os bens imóveis e os bens não consumíveis;
IV - a gestão do patrimônio mobiliário permanente inclui os bens móveis e os bens consumíveis.
Estão corretas as afirmações
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na reforma do aparelho do Estado, proposta no Plano Diretor em 1995, era possível se fazer a distinção entre alguns objetivos globais e objetivos específicos para seus quatro setores (núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos e produção para o mercado). Um dos objetivos que diz respeito ao setor de produção para o mercado é
transformar autarquias e fundações que possuem poder de Estado em agências autônomas, administradas segundo um contrato de gestão.
obter maior parceria entre Estado, organização social e sociedade a que serve e que deve participar minoritariamente de seu financiamento via compra de serviços e doações.
substituir a administração pública burocrática, rígida, voltada para o controle a priori dos processos pela administração pública gerencial, que se baseia no controle a posteriori dos resultados e na competição administrada.
reorganizar e fortalecer os órgãos de regulação dos monopólios naturais que forem privatizados.
aumentar a efetividade do núcleo estratégico, de forma que os objetivos democraticamente acordados sejam adequados e efetivamente alcançados.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Reforma Gerencial do Estado de 1995 buscava criar novas instituições legais e organizacionais que permitissem a uma burocracia profissional e moderna ter condições de gerir o Estado brasileiro. NÃO se refere(m) à mudança implementada nessa reforma a
introdução de alterações substanciais na lei, regulando o regime de trabalho dos servidores públicos, eliminando privilégios e distorções e definindo claramente o conceito de indicadores de desempenho.
definição em lei e o estabelecimento das primeiras organizações sociais destinadas à execução, no setor público não estatal, de atividades sociais e científicas que o Estado pretende financiar, mas não quer executar diretamente.
criação do regime de emprego público como alternativa ao cargo público, quando não se tratar do exercício de atividade exclusiva de Estado.
criação de agências reguladoras, dotadas de autonomia, previstas para serem agências executivas.
criação da Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
O Decreto no 99.658, de 8 de Agosto de 1990, no âmbito da Administração Pública Federal, regulamenta os tipos de reaproveitamento, a movimentação, a alienação e outras formas de desfazimento de material. Relacione os tipos apresentados na coluna da esquerda com seus respectivas conceitos, indicados na coluna da direita.
Estão corretas as associações
I - R, II - Q e III - P
I - S, II - P e III - Q
I - P, II - R e III - S
I - S, II - Q e III - R
I - Q, II - R e III - R
Os sistemas de controle que a gestão pública se propõe a implantar têm dois objetivos:
fornecer à direção as informações necessárias para orientar da maneira mais econômica as opções da gestão e permitir à direção controlar a gestão em seu aspecto econômico.
fornecer ao gestor elementos que permitam controlar a gestão em seu aspecto econômico e orientar as decisões do gestor para buscar as opções mais econômicas para cada alternativa de investimento.
atribuir responsabilidades à gestão pelos programas para atingir as metas com redução de dispêndio e definir claramente a estrutura organizacional no delineamento das políticas públicas.
orientar o gestor a obter meios financeiros oriundos de atividade direta em detrimento das atividades orçamentárias e promover o controle das contas públicas por meio da efetividade do controle plurianual.
organizar o orçamento público de forma sistemática visando a atingir os objetivos colimados de equidade e economicidade e fornecer informações necessárias para controlar a gestão do patrimônio público.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Accountability, Governabilidade e Governança são categorias muito utilizadas pelos cientistas políticos e por profissionais especializados na área de administração pública, cujos conceitos são importantes para a compreensão da formulação e da implementação das políticas públicas. Nesse contexto, como se caracteriza o conceito de Governabilidade?
Conjunto dos mecanismos e procedimentos para lidar com a dimensão participativa e plural da sociedade, o que implica expandir e aperfeiçoar os meios de interlocução e de administração do jogo de interesses.
Capacidade governativa em sentido amplo, envolvendo a capacidade de ação estatal na formulação e implementação das políticas, tendo em vista a consecução de metas coletivas.
Condições sistêmicas mais gerais sob as quais se dá o exercício do poder numa dada sociedade, refletindo características do sistema político, como a forma do governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e de intermediação de interesses.
Efetividade das políticas públicas elaboradas por governos, caracterizadas pelo rigor dos mecanismos que induzem os decisores a prestar contas dos resultados de suas ações, garantindo a transparência.
Prestação de contas pelo governo à Sociedade como fator de exposição pública das políticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...