Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência aos modelos de administração pública, julgue os seguintes itens.

A execução orçamentária no Brasil, representada pelo modelo gerencial, caracteriza-se pelo controle rígido do objeto dos gastos, independentemente da consecução dos objetivos e das metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos modelos de administração pública, julgue os seguintes itens.

O modelo gerencial da administração pública, que disseminou a adoção de práticas estritamente privadas no setor público, mostrou-se incapaz de atender a todas as demandas da sociedade. Das mudanças realizadas, ressaltase a preocupação com a chamada accountability, que reflete uma evolução da ótica do usuário do serviço, de cliente/consumidor para cidadão, e que se compatibiliza melhor com a descentralização dos serviços públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Considere que essa servidora tenha solicitado aos supervisores de cada setor do órgão que apresentassem semanalmente ao seu superior imediato um relatório contendo a quantidade de componentes de sua equipe que estiveram ausentes por motivo de saúde, além do percentual de participação às mini-palestras acerca da qualidade de vida e da ginástica laboral, que são oferecidos diariamente em suas unidades. Nesse caso, a comunicação organizacional desempenhou a sua função de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Suponha que essa servidora tenha divulgado via intranet e cartazes o anúncio de uma palestra sobre o tema qualidade de vida no trabalho. Suponha, ainda, que nenhum integrante da organização a tenha contatado para coletar maiores informações ou para dar ciência de que havia sido informado sobre a palestra. Nessa condição, o processo de comunicação está formalmente completo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Considere que essa servidora tenha recebido da diretoria do órgão a autorização para elaborar um plano nacional de qualidade de vida e que tenha decidido que o faria a partir de uma rede formal de comunicação de pequenos grupos, na modalidade de roda. Nessa situação, esse modelo segue rigidamente a cadeia formal de comando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais funções da administração de recursos humanos é a busca do equilíbrio entre objetivos e necessidades da organização. Considerando que alguns instrumentos são fundamentais nesse processo, julgue os itens a seguir, acerca da administração de recursos humanos.

As organizações estão cada vez mais conscientes de que seus recursos humanos devem ser — mais do que remunerados, avaliados e treinados — capacitados, pois são fonte de vantagem competitiva. É exemplo de desenvolvimento dos recursos humanos de uma organização a capacitação dos empregados para o uso de novos processos nas suas atividades profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais funções da administração de recursos humanos é a busca do equilíbrio entre objetivos e necessidades da organização. Considerando que alguns instrumentos são fundamentais nesse processo, julgue os itens a seguir, acerca da administração de recursos humanos.

No serviço público brasileiro, o processo de recrutamento envolve a avaliação dos candidatos por meio dos concursos públicos, que possuem a limitação de não medir a adequação do indivíduo ao trabalho que ele irá exercer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à administração de pessoal.

A habilitação de servidor para desempenhar atividades relativas a seu cargo a curto prazo, por meio de ações de treinamento, é o foco das atividades dos profissionais de recursos humanos, que não são os responsáveis por preparar servidores para carreiras a médio e longo prazos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à administração de pessoal.

A habilitação de servidor para desempenhar atividades relativas a seu cargo a curto prazo, por meio de ações de treinamento, é o foco das atividades dos profissionais de recursos humanos, que não são os responsáveis por preparar servidores para carreiras a médio e longo prazos.

  • C. Certo
  • E. Errado

São princípios comuns às reformas gerenciais ou modelos pósburocráticos

  • A.

    a administração orientada para resultados, a nomeação para cargos públicos baseada fundamentalmente no livre provimento e a rigidez de normas e procedimentos.

  • B.

    o estímulo à melhoria na qualidade dos serviços públicos, a responsabilização dos agentes públicos e a transparência.

  • C.

    a centralização, a ênfase no controle dos meios e a responsabilização dos agentes públicos.

  • D.

    os serviços públicos orientados ao cidadão, a rigidez de procedimentos e de estruturas organizacionais e a meritocracia.

  • E.

    a ênfase no controle em detrimento dos resultados, a gratificação ao desempenho individual e organizacional e o empowerment.

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