Lista completa de Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Todos os gestores públicos estão submetidos ao controle. Esta afi rmação é referente ao princípio da
Administração Pública - Controles interno e externo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A respeito do controle externo da Administração Pública Federal brasileira, assinale a opção correta.
Tem o Departamento de Polícia Federal como órgão responsável no âmbito do Poder Executivo.
Tem a Organização das Nações Unidas como responsável no âmbito internacional.
É atribuição do Tribunal de Contas da União e da Advocacia-Geral da União.
O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.
Compete ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios o controle externo da Administração Pública Federal brasileira.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Acerca das experiências de reforma da máquina pública havidas em nosso país, é correto afi rmar que:
ao contrário da proposta bresseriana, as principais experiências de reforma anteriores o modelo daspiano e o Decreto-Lei 200 deram-se em um ambiente democrático, baseado no debate e na negociação, a despeito de um processo decisório mais concentrador.
originariamente pensadas desde a edição do Plano de Metas, as parcerias público-privadas (PPPs) não se constituem, por isso mesmo, uma inovação do atual modelo administrativo, apesar de seu grande sucesso e proliferação nos níveis federal e subnacionais.
mesmo sem atingir todos os seus objetivos, a proposta bresseriana de reforma deu causa a um "choque cultural", tendo se espraiado pelos governos subnacionais no qual, facilmente, percebe-se a sua influência na atuação dos gestores públicos e em uma série de inovações governamentais.
a atual proposta de reforma, também calcada na gestão por resultados porém não mais tachada de "neoliberal" , aposta seu sucesso em duas frentes: a quebra da estabilidade, com o reforço do emprego público, e a redução da administração indireta, com o aprofundamento das privatizações.
o melhor exemplo de um bem sucedido resultado da Reforma Bresser é o caso das agências regulatórias, montadas de forma homogênea calcada na visão mais geral do modelo regulador, condição básica ao que viria a substituir o padrão varguista de intervenção estatal.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto, também aponta o IBGC os seguintes princípios básicos de governança corporativa, todos passíveis de aproveitamento no âmbito do setor público, exceto:
Equidade.
Responsabilidade Corporativa.
Legalidade e Legitimidade.
Transparência.
Prestação de Contas (accountability).
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Ao realizar uma abordagem estratégica sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública, apresenta uma série de problemas atuais, propostas de soluções e desafi os para o futuro. Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa
o aumento da judicialização da gestão pública, por meio do fortalecimento do caráter repressor e punitivo do direito administrativo.
a redução da profunda desconfi ança com que os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.
o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque fi scalizatório voltado a resultados.
a redução da transparência na tramitação de processos que envolvam o setor público e o setor privado.
a promoção de uma nova postura dos órgãos administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.
Em relação ao conceito de Gestão Estratégica aplicada à educação é correto afirmar, exceto:
O diagnóstico estratégico é onde são realizados os levantamentos das situações atuais da organização, buscando avaliar a existência e a adequação de estratégias vigentes.
A gestão estratégica na educação depende de adaptações às características do modelo organizacional, uma vez que instituições educacionais diferem de outros perfis de organizações empresariais.
O ato de observar, acompanhar o horizonte, no tempo e no espaço à procura de riscos e oportunidades que possam exigir tomadas de decisões é chamado de vigilância estratégica.
Nas instituições educacionais, a gestão estratégica encontra diversas difi culdades, pois em função do perfi l organizacional, pensar estrategicamente se tornar muito difícil.
Administração Pública - Modelos teóricos de Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A administração pública no Brasil evolui-se por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
Assim, pode-se afi rmar que a reforma do aparelho do Estado que adotou o modelo de administração gerencial foi orientada predominantemente:
I. pelos valores da eficiência e qualidade na prestação dos serviços públicos.
II. pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
III. pelo rompimento com todos os princípios da administração pública burocrática.
Marque a opção correta.
As afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente a afirmativa I está correta.
Somente a afirmativa III está correta.
Determinado órgão público federal, após o diagnóstico advindo de sua primeira pesquisa de clima e cultura organizacionais aplicada com o objetivo de melhor gerir as pessoas e minorar os conflitos internos da organização, percebeu que sua comunidade organizacional apresentava resistência à mudança cultural como consequência de três aspectos: lógicos, psicológicos e sociológicos.
A pesquisa revelou que a comunidade organizacional não possuía sensação de pertencimento com o órgão ao qual se vinculava, atuava com pouca ou nenhuma independência e não identificava oportunidades de desenvolvimento vindouras. Considerando o caso concreto acima narrado, preencha as lacunas no texto abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a resposta correta.
Em relação ao aspecto ____________________ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento, é importante focar no fortalecimento do vínculo do aprendizado. Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento, aspecto ____________________ da resistência à mudança, é importante atacar o que Keith David chamou de lealdade tribal.
Quanto à pouca independência sentida pela comunidade organizacional, aspecto______________________ da resistência à mudança, recomenda-se reforçar o vínculo com reforço da liberdade e aumento da responsabilidade.
Acerca do tema atendimento ao cidadão, analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras(V) ou falsas(F). Após, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) A segurança ao transmitir informações depende do conhecimento que o servidor possui sobre a função, as normas, os procedimentos, a organização, seus produtos e serviços. ( ) É necessário ouvir o que o cidadão tem a dizer para estabelecer uma comunicação sem desgastes.
( ) O servidor atendente deve falar o menos possível. Caso a informação conste dos sistemas da organização, deverá apenas imprimir a tela e entregá-la ao cidadão.
( ) A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único.
Administração Pública - Gestão de suprimentos e logística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção que, em respeito ao princípio da segregação de funções, não pode ser tida como atribuição do serviço de administração de materiais e almoxarifado em uma organização pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...