Lista completa de Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A reforma do aparelho do Estado no Brasil, que substituiu o modelo de administração burocrático e adotou o modelo de administração gerencial, foi marcada por uma diferença que é considerada fundamental. Essa diferença fundamental está
na forma de controle, que deixa de basear-se nos resultados para focar nos processos.
na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para focar nos resultados.
na rigorosa profi ssionalização da administração pública que deixa de ser um princípio fundamental.
na forma de controle, que passa a basear-se unicamente nos processos.
na forma de controle, que deixa de basearse nos processos e na profi ssionalização da administração pública para focar nos resultados.
De acordo com o Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão, de lavra da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, indicadores de desempenho devem ser especifi cados por meio de métricas estatísticas, comumente formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Isso posto, a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classifi car as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas refere-se ao seguinte componente básico de um indicador:
Medida.
Fórmula.
Índice.
Padrão de comparação.
Meta.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A responsabilidade pela governança de TI é do (a)
Diretor de TI (CIO).
Presidente da empresa.
Alta administração.
Diretor Financeiro e de TI.
Auditoria.
Administração Pública - Novas formas de gestão de serviços públicos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Considerando que o fenômeno da "Judicialização da Política" ocorre sempre que os tribunais, no desempenho normal das suas funções, afetam de modo significativo as condições da ação política, pode-se afirmar corretamente que:
sua ocorrência gera um fator de imponderabilidade no trato do orçamento e das políticas públicas.
no Brasil, tal capacidade é herança direta do Poder Moderador, estatuído por D. Pedro I.
a revisão jurisdicional do ato administrativo fere o princípio da separação dos poderes.
é figura desnecessária ao Brasil de hoje, dados o nível de representação social e o poder dos grupos de pressão.
esse fenômeno só afeta a política, pouco importando à gestão pública o que (e como) decidem os magistrados.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:
por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.
os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.
cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento, quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.
a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos estaduais e municipais.
passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se mostrado inefi caz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos governos subnacionais.
Administração Pública - Controles interno e externo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Considerando o atual contexto da administração pública brasileira, incluindo-se aí o arcabouço legal, seus desdobramentos e as principais discussões temáticas, é correto afirmar que:
tendo por base a transparência nos gastos, a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, essencialmente, para melhorar o desempenho do setor público por meio do equilíbrio orçamentário, o que signifi ca dizer que seus reflexos não alcançam o setor produtivo nem impactam a economia subnacional.
ao aceitar o fato de que é possível, para o Estado, adotar formas de gestão consagradas pelo setor privado, a discussão em torno da ética no serviço público passou a admitir o afrouxamento de alguns preceitos, em especial os afetos ao nepotismo e ao patrimonialismo.
tecnicamente ousada desde o nascimento, a Lei n. 4.320/1964, também conhecida como Lei de Responsabilidade Orçamentária, pode ser considerada a pedra angular para a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, haja vista suas fortes exigências em torno da disciplina fiscal e da transparência.
ao passo em que limitou a capacidade de atuação dos Tribunais de Contas, a Lei de Responsabilidade Fiscal também contribuiu para o enfraquecimento dos órgãos de controle interno. Daí, em um movimento contrário, ter sido criada a CGU, como forma de se estabelecer novo equilíbrio.
além de barrar candidaturas, a Lei da Ficha Limpa tem servido de inspiração para várias iniciativas em outras esferas da vida pública, a exemplo do uso de seus princípios, em diversos estados e municípios, como fator impeditivo à posse em cargos de confiança.
Entre os critérios de excelência em gestão preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA, no Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - 2010, os requisitos do critério PESSOAS referem-se, entre outros à
gestão do atendimento dos usuários diretos da unidade.
gestão dos processos da unidade.
gestão operacional e gerencial da informação.
obtenção de metas de alto desempenho.
criação de valor para todas as partes interessadas.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é correto afirmar:
A correta análise da modernização da Administração Pública brasileira, havida nas últimas décadas, permite chegar às seguintes conclusões, exceto:
As seguintes afirmações espelham entendimentos corretos sobre a Nova Gestão Pública (NGP), exceto:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...