Lista completa de Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Assinale a opção correta.
Sobre o tema governo eletrônico e transparência, é correto afirmar:
Nos casos em que um gestor público, visando ao planejamento estratégico de sua organização, necessite realizar uma análise de cenário com base nas forças e fraquezas oriundas do ambiente interno, bem como nas oportunidades e ameaças oriundas do ambiente externo, é aconselhável que o faça valendo-se da seguinte ferramenta:
A aplicação do empreendedorismo, no âmbito da Administração Pública, implica saber que:
Sobre o ciclo de gestão do governo federal, é correto afirmar:
Administração Pública - Registro de Preços Nacional - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Segundo a legislação vigente, o Sistema de Registro de Preços (SRP) deve ser preferencialmente adotado nas seguintes situações, exceto:
quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes.
quando for mais conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas.
quando houver inviabilidade de competição, tornando a licitação inexigível.
quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade.
quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.
Administração Pública - Novas práticas de gestão governamental no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Acerca do Cartão de Pagamento do Governo Federal CPGF é correto afirmar que:
a cobrança de taxas pela utilização no exterior é permitida.
o CPGF deve ser emitido em nome do portador nele identificado.
é vedado seu uso para o pagamento de despesas enquadráveis como suprimento de fundos.
não será admitida a cobrança de encargos por atraso de pagamento.
o responsável por sua guarda e uso é o ordenador de despesas.
Acerca do modelo de administração pública gerencial, é correto afirmar que:
admite o nepotismo como forma alternativa de captação de recursos humanos.
sua principal diferença em relação à administração burocrática reside na forma de controle, que deixa de se basear nos processos para se concentrar nos resultados.
nega todos os princípios da administração pública patrimonialista e da administração pública burocrática.
é orientada, predominantemente, pelo poder racionallegal.
caracteriza-se pela profissionalização, ideia de carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:
a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, uma vez que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração horizontal e vertical.
a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a uma boa gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a promoção do equilíbrio nas relações entre níveis de governo.
no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais a seu favor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais azeitadas, as políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.
a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas, possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.
instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adesão e menos a um acordo negociado entre as partes.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considerando a evolução da administração pública em nosso país, bem como as suas experiências de reforma, é correto afirmar que:
ao privilegiar o usuário do serviço público, o Programa Nacional de Desburocratização marcou pelo ineditismo, já que nenhum outro antes dele fora dotado de caráter social e político.
a reforma administrativa de 1967 reduziu o fosso que separava as burocracias instaladas nas administrações direta e indireta, garantindo a profissionalização do serviço público em toda a sua extensão.
a reforma dos anos 1990 visava, como um de seus objetivos, fortalecer o Estado de modo a torná-lo responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social.
a reforma burocrática de 1936 apoiou-se, conceitualmente, em três dimensões: formas de propriedade, tipos de administração pública e níveis de atuação do Estado.
com a República Velha, deu-se a primeira experiência radical de reforma administrativa, em resposta às mudanças econômicas e sociais que levavam o país rumo à industrialização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...