Lista completa de Questões de Administração Pública da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A característica comum à administração pública burocrática e à administração pública gerencial é:
descentralização;
impessoalidade;
controle rígido dos processos;
cobrança ou controle a posteriori do resultado;
competição administrada no interior do próprio estado.
ma característica da administração pública patrimonialista é:
impessoalidade;
gestão de qualidade;
a res publica não é diferenciada da res principis;
recompensa pelo desempenho;
rigor técnico da burocracia tradicional.
Em relação à administração pública patrimonialista, é INCORRETO afirmar que:
os cargos não são considerados prebendas;
o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano;
o nepotismo é inerente a esse tipo de administração;
a res publica não é diferenciada da res principis;
a corrupção tende a vicejar.
O modelo de administração burocrática emerge no Brasil:
no governo de Rodrigues Alves;
nos anos trinta;
no final do século XIX;
no governo Collor;
no segundo governo Getúlio.
NÃO são considerados princípios básicos da administração pública burocrática:
a profissionalização;
a idéia de carreira;
a impessoalidade;
o formalismo;
gestão de qualidade.
A diferença fundamental entre a administração gerencial e a burocrática é:
admissão no serviço público através de rígidos critérios de mérito;
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as assim chamadas carreiras;
a avaliação constante do desempenho;
a forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados;
o treinamento sistemático.
Na administração pública burocrática há características que inibem o desenvolvimento do espírito empreendedor por parte do administrador público. Entre elas, encontra-se:
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras;
a exigência de controles rígidos dos processos;
a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços;
a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros;
o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.
Administração Pública - Divergências e Convergências entre Administração Pública e Administração Privada - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública que desaconselham a mera reprodução das diretrizes e ações adotadas em programas similares no setor privado. Entre essas diferenças, encontram-se:
o setor privado trata com clientes e o setor público, não;
no setor privado o cliente remunera diretamente a organização, pagando pelo serviço, enquanto no setor público ele paga indiretamente, via imposto, ainda que simetricamente ao serviço observado;
as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade, enquanto no setor público a meta é a busca de excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível;
as finalidades principais tanto das atividades de caráter privado quanto público são a sobrevivência num ambiente altamente competitivo, mas o setor privado tem ainda da apresentar lucros, diferentemente do setor público;
o setor privado busca atender o cliente, o público não tem esta preocupação.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com a proposta de Reforma do Estado implantada no Brasil em anos recentes, o Estado perderia as seguintes funções:
formulação de políticas, normatização e controle;
saúde e educação;
previdência básica;
comunicações e insumos industriais;
regulação.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com a proposta de Reforma do Estado implantada no Brasil em anos recentes, o modelo institucional proposto para o setor de serviços não exclusivos é:
agências executivas;
agências reguladoras;
empresas privadas;
parcerias público-privada;
organizações sociais.
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