Questões de Administração Pública da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A característica comum à administração pública burocrática e à administração pública gerencial é:

  • A.

    descentralização;

  • B.

    impessoalidade;

  • C.

    controle rígido dos processos;

  • D.

    cobrança ou controle a posteriori do resultado;

  • E.

    competição administrada no interior do próprio estado.

ma característica da administração pública patrimonialista é:

  • A.

    impessoalidade;

  • B.

    gestão de qualidade;

  • C.

    a res publica não é diferenciada da res principis;

  • D.

    recompensa pelo desempenho;

  • E.

    rigor técnico da burocracia tradicional.

Em relação à administração pública patrimonialista, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    os cargos não são considerados prebendas;

  • B.

    o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano;

  • C.

    o nepotismo é inerente a esse tipo de administração;

  • D.

    a res publica não é diferenciada da res principis;

  • E.

    a corrupção tende a vicejar.

O modelo de administração burocrática emerge no Brasil:

  • A.

    no governo de Rodrigues Alves;

  • B.

    nos anos trinta;

  • C.

    no final do século XIX;

  • D.

    no governo Collor;

  • E.

    no segundo governo Getúlio.

NÃO são considerados princípios básicos da administração pública burocrática:

  • A.

    a profissionalização;

  • B.

    a idéia de carreira;

  • C.

    a impessoalidade;

  • D.

    o formalismo;

  • E.

    gestão de qualidade.

A diferença fundamental entre a administração gerencial e a burocrática é:

  • A.

    admissão no serviço público através de rígidos critérios de mérito;

  • B.

    a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as assim chamadas carreiras;

  • C.

    a avaliação constante do desempenho;

  • D.

    a forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados;

  • E.

    o treinamento sistemático.

Na administração pública burocrática há características que inibem o desenvolvimento do espírito empreendedor por parte do administrador público. Entre elas, encontra-se:

  • A.

    a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras;

  • B.

    a exigência de controles rígidos dos processos;

  • C.

    a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços;

  • D.

    a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros;

  • E.

    o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.

A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública que desaconselham a mera reprodução das diretrizes e ações adotadas em programas similares no setor privado. Entre essas diferenças, encontram-se:

  • A.

    o setor privado trata com clientes e o setor público, não;

  • B.

    no setor privado o cliente remunera diretamente a organização, pagando pelo serviço, enquanto no setor público ele paga indiretamente, via imposto, ainda que simetricamente ao serviço observado;

  • C.

    as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade, enquanto no setor público a meta é a busca de excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível;

  • D.

    as finalidades principais tanto das atividades de caráter privado quanto público são a sobrevivência num ambiente altamente competitivo, mas o setor privado tem ainda da apresentar lucros, diferentemente do setor público;

  • E.

    o setor privado busca atender o cliente, o público não tem esta preocupação.

De acordo com a proposta de Reforma do Estado implantada no Brasil em anos recentes, o Estado perderia as seguintes funções:

  • A.

    formulação de políticas, normatização e controle;

  • B.

    saúde e educação;

  • C.

    previdência básica;

  • D.

    comunicações e insumos industriais;

  • E.

    regulação.

De acordo com a proposta de Reforma do Estado implantada no Brasil em anos recentes, o modelo institucional proposto para o setor de serviços não exclusivos é:

  • A.

    agências executivas;

  • B.

    agências reguladoras;

  • C.

    empresas privadas;

  • D.

    parcerias público-privada;

  • E.

    organizações sociais.

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